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Comunicação Integrada Organizacional: CIO Estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.

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1 Comunicação Integrada Organizacional: CIO Estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.

2 A comunicação integrada nas organizações Toda organização possui comunicação organizacional. No entanto, ela pode ser boa ou ruim. Para ser boa, ela deve levar em conta um composto de comunicação chamado: Comunicação Integrada Organizacional: CIO

3 A CIO nas organizações Segundo Kunsch (1986) ela significa interdisciplinaridade: A atuação conjunta dos profissionais da área. A interação das atividades de áreas afins da comunicação. “A comunicação integrada pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação administrativa e da comunicação interna, que formam o composto da comunicação organizacional” (Kunsch, 1986).

4 A CIO nas organizações Este conjunto de comunicação dever ser harmonioso, apesar das diferenças e das especificidades de cada setor. A soma de todas as atividades redundará na eficácia da comunicação nas organizações. Levar em conta: Coerência da linguagem adotada. Racionalização das atividades. Realização das tarefas de comunicação em equipes multifuncionais desde sua concepção.

5 A CIO nas organizações A comunicação integrada é arma estratégica para a sobrevivência e o desempenho de uma organização em uma realidade complexa e que se altera de forma muito rápida. “ Não é possível mais pensar em realizar uma brilhante assessoria de imprensa, criar campanhas retumbantes ou produzir peças publicitárias impactantes de forma isolada, sem o envolvimento de todas as subáreas da comunicação organizacional” (Kunsch, 1997).

6 Premissas básicas da CIO Os conceitos de comunicação integrada centram-se nas seguintes premissas: Planejamento das ações comunicativas. Integração das atividades entre os profissionais das diferentes habilitações de comunicação social a saber: publicitários, relações-públicas, jornalistas e administradores de marketing. Conteúdo das mensagens, através de diferentes instrumentos de comunicação, transmitem uma ideia integradora da organização.

7 A importância da CIO As organizações no sistema social global: novas posturas e novos enfrentamentos. Novas exigências dos públicos, da opinião pública e da sociedade. Necessidade de planejar estrategicamente a comunicação nas organizações e administrar relacionamentos com os públicos. Valorização da dimensão institucional: missão, visão e valores => posicionamento institucional.

8 Conceitos e abrangência

9 As diferentes modalidades da Comunicação Organizacional 1)Interno: Comunicação Administrativa + Comunicação Interna e/ou Endomarketing. 2)Comunicação Institucional. 3) Comunicação Mercadológica ou Comunicação de MKT.

10 Comunicação Administrativa  Conceituação Processa dentro da organização e viabiliza o sistema comunicacional. É a comunicação formal. É fundamental para o processamento das informações no âmbito das funções administrativas. Permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio do processo comunicativo, mediante a confluência dos fluxos descendentes, ascendentes, horizontais e das redes formal e informal em toda a produção comunicativa emitida e recebida.

11 Comunicação Administrativa  Instrumentos Comunicações escritas Comunicações orais Comunicações audiovisuais Comunicações eletrônicas Quadros de avisos Murais

12 Comunicação Administrativa Ofícios Virtuais PIT Solicitações Comunicados internos Processos e despachos Login institucional interno institucional Timbr Mural administrativo Atendimento telefônico Rede interna

13 Comunicação Administrativa Reuniões de trabalho Apresentações Multimídia

14 Comunicação Administrativa Organograma e fluxos de comunicação

15 Comunicação Administrativa Procedimentos administrativos

16 Comunicação Administrativa Fluxo de trabalho

17 Comunicação Interna  Conceituação Por comunicação interna se entende um sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e necessário para seu desenvolvimento.

18 O que é Comunicação Interna? Setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda interação possível entre a organização e seus empregados. Usa instrumentos da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica. "Sistema de comunicação entre a organização e seu público interno. Pressupõe um sistema de mão dupla, estruturado, dinâmico e proativo, capaz de disseminar o fluxo de informações que a organização tem interesse em compartilhar e que o colaborador precisa saber." (Abracom)

19 O que é Comunicação Interna?  Ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis (Rhodia).  Instrumento para melhoria da gestão administrativa, dos negócios e serviços de uma organização.

20 Instrumentos: mídias internas Convencionais ou tradicionais  Jornal mural  Comunicado interno  Manuais  Boletins  Jornais (House organ)  Revistas  Eventos de confraternização  Vídeos  Campanhas publicitárias internas  Comunicação face-a-face  Cartões Modernas e inovadoras  Rádio-empresa  Teatro-empresa  Telejornal/vídeo jornal  Correio eletrônico  Intranet  Telão  Terminais de computador  Iphone funcional  SMS

21 Instrumentos: mídias internas

22 É comunicação Interna e não Endomarketing

23 Instrumentos: mídias internas

24 House organ

25 Instrumentos: mídias internas Teatro Empresa

26 Instrumentos: mídias internas Rádio Empresa

27 Instrumentos: mídias internas Vídeos da empresa

28 Endomarketing 1. O que é? Consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir o cliente (Saul Fruta. Bekin) 2. Função e objetivo  Integrar a noção de cliente nos processos da estrutura organizacional, para propiciar melhorias substanciais na qualidade de produtos e serviços.  Atrair e reter primeiro o cliente interno – os funcionários -, com o objetivo de obter resultados eficientes para a empresa, atraindo e retendo seus clientes externos (Saul Fruta. Bekin)

29 Endomarketing: lucro c/ público interno Endomarketing é uma ação de marketing que se utiliza de canais específicos para o direcionamento de informações aos colaboradores de uma empresa. Este processo visa envolver os empregados, enxergando–os como um cliente da organização. Desta forma estabelece–se uma relação de troca entre o colaborador e a empresa. Neste processo, o objetivo do endomarketing é fazer com que os colaboradores se tornem aliados na tarefa de manter e captar clientes. Então, a informação e a imagem que a empresa quer transmitir são “vendidas” aos colaboradores, tão logo os quais comprem esta informação e/ou imagem, gerarão maiores resultados e, em um âmbito geral, originarão lucros para a empresa.

30 Endomarketing X Comunicação Interna O endomarketing limita–se a ver os funcionários como “clientes internos”. Enquanto isso, defendemos, para o relacionamento com o público interno, uma política de relações públicas numa perspectiva muito mais ampla. É preciso considerar que, antes de ser um empregado, o indivíduo é um ser humano e um cidadão. Portanto, não pode ser visto apenas como alguém que vai “servir o cliente”. Ele atua num ambiente organizacional formado por pessoas que buscam interagir em virtude da consecução dos objetivos gerais das organizações. Não é, portanto, um espaço de mercado. (Kunsh, 2003, p.155).

31 Endomarketing

32 Endomarketing

33

34 Comunicação Institucional  Conceituação  Estabelece uma relação duradoura com stakeholders.  Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista, a influência político-social.  Vincula-se aos aspectos corporativos/institucionais.  Estabelece um conceito público para a organização.  Difunde informações de interesse público sobre as filosofias, políticas e práticas de uma organização.  Colabora na construção de uma imagem e identidade corporativa.  Enfatiza a missão, visão, valores e objetivos de uma organização.

35 Instrumentos da Comunicação Institucional  Relações Públicas (área principal)  Jornalismo Empresarial  Assessoria de Imprensa  Marketing Socioambiental  Marketing Cultural  Identidade Corporativa  Imagem Corporativa  Editoração Multimídia  Publicidade Institucional

36 Comunicação Institucional Jornalismo empresarial Assessoria de imprensa

37 Comunicação Institucional Investimentos em cultura e esporte/lazer/meio ambiente

38 Comunicação Institucional Marketing cultural

39 Comunicação Institucional Responsabilidade Social e Balanço anual

40 Comunicação Institucional Editoração Multimídia

41 Comunicação Institucional Gerenciamento das Redes Sociais

42 Comunicação Institucional Eventos Institucionais

43 Comunicação Institucional Propagandas Institucionais

44 Comunicação mercadológica  Conceituação  Compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico.  Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural do consumidor alvo.

45 Instrumentos da Comunicação mercadológica Principais instrumentos  Marketing (área principal)  Publicidade/Propaganda  Promoção de Vendas  Merchandising  Venda Pessoal  Feiras  Marketing direto

46 Comunicação mercadológica Propaganda Mercadológica

47 Comunicação mercadológica Propaganda Mercadológica ou de MKT

48 Comunicação mercadológica Merchandising

49 Comunicação mercadológica Promoção de Vendas

50 Comunicação mercadológica Marketing Direto

51 Comunicação mercadológica Eventos Promocionais

52 Filosofia da Comunicação Integrada Organizacional  Filosofia organizacional  A filosofia tem implicações profundas na vida organizacional. Orienta as decisões em todos os níveis e poderá contribuir para o sucesso ou para o insucesso das organizações.

53 Filosofia da Comunicação Integrada  A comunicação deve expressar uma visão de mundo e transmitir valores intrínsecos. Não apenas para vender produtos e serviços. Deve construir uma identidade corporativa sintonizada com as novas exigências e necessidades da sociedade contemporânea.

54 Filosofia da Comunicação Integrada Princípios norteadores:  Importância de uma política global de comunicação nas organizações.  Coordenação e sinergia dos esforços humanos e organizacionais.  Coerência maior na linguagem adotada nos diversos programas de comunicação.  Unicidade institucional e mercadológica.

55 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO… Exercício 1 – N2: Quais são as diferentes modalidades que integram a CIO? Quais os instrumentos de cada uma? Dê exemplos. Quando finalizar apresente para nós! Exercício 1 – N2: Quais são as diferentes modalidades que integram a CIO? Quais os instrumentos de cada uma? Dê exemplos. Quando finalizar apresente para nós!


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