A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Digitais e arquitectura de computadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Digitais e arquitectura de computadores."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Digitais e arquitectura de computadores

2

3

4 De certa forma, a popularidade ascendente de computadores portáteis é irônico. Eles são totalmente fáceis de transportar e usam menos energia e fazem menos barulho do que os computadores fixos. Mas, eles são muitas vezes um pouco mais lentos e têm menos gráficos e som, embora essas diferenças pode ser pequeno demais para a maioria dos utilizadores de aviso prévio.

5 Os computadores portáteis são também mais caros do que os computadores fixos, embora os preços dos portáteis estão a diminuir mais rápido do que os preços dos computadores fixos.

6 No geral, computadores portáteis e computadores fixos são muitos semelhantes. Têm o mesmo hardware básico, software e sistemas operativo. A principal diferença é a forma como seus componentes se encaixam e o seu tamanho.

7 Um computador fixo inclui uma motherboard, placa de vídeo, disco rígido e outros componentes em caso de grande porte. Necessitam depois de periféricos essenciais como o rato e teclado que se podem conectar com fios ou sem fios.

8 Enquanto o computador portátil já tem tudo integrado. coluna Touchpad (substitui o rato) Teclado

9 Devido a esta diferenças e por causa da portabilidade essencial de um computador portátil os componentes têm de: - Caber em um espaço compacto - Economizar energia Produzir menos calor que os componentes de um computador fixo

10 Estas diferenças fazem com que os componentes sejam mais caros, o que fazem de um computador portátil mais caro.

11

12 O microprocessador, ou CPU, trabalha com o sistema operativo para controlar o computador.

13 A CPU produz uma grande quantidade de calor, quando um computador fixo usa o ar circulante, um ventilador e um dissipador de calor.

14 Mas uma vez que o computador portátil tem menos espaço para cada um desses métodos de arrefecimento, a sua CPU Geralmente: - Funciona em uma voltagem mais baixa e velocidade de um relógio. - Monta-se a motherboard sem uso de pinos. - Tem um modo de suspensão.

15 Os pinos ocupam muito espaço nos computadores fixos, ou seja não dão para os computadores portáteis por isso alguns processadores são montados directamente na motherboard sem uso de pinos ou usam o Micro-FCBGA (flip Chip Ball Grid Array) que usa bolas em vez de pinos. Estes exemplos servem para economizar espaço, mas em alguns casos o processador não pode ser removido da motherboard.

16 Exemplo Micro-FCBGA (flip Chip Ball Grid Array)

17 O computador e sistema operativo trabalham juntos para reduzir a velocidade da CPU quando o computador não está em uso.

18 Os computadores portáteis têm pequenos ventiladores e dissipadores de calor para ajudar a dissipar o calor do CPU.

19 Dissipador de calor e ventilador de computador portátil

20

21 A memória de um computador portátil pode compensar algum desempenho de um processador mais lento.

22 Alguns portáteis têm a memória cache, muito perto do CPU, permitindo o acesso de dados mais rápido.

23 Os computadores portáteis geralmente usam placas de memória menor para economizar espaço. Os tipos que de memória usadas nos portáteis são: - SODIMM - DDR - SDRAM

24 Memória RAM do computador portátil

25 Um portátil tem uma unidade de disco rígido interno, que armazena o sistema operativo, aplicativos e dados. No entanto os portáteis geralmente têm menos espaço em disco que os computadores fixos, também fisicamente é menor e também podem ter um desempenho mais lento, reduzindo o calor e o consumo de energia.

26

27

28 A GPU ( unidade de processamento gráfico) é um microprocessador que controla os cálculos necessários para gráficos 3D.

29 Como a CPU produz uma grande quantidade de calor. A maioria dos portáteis tem capacidade gráfica embutida na motherboard ou que tenham menor placas gráficas.

30 Os fabricantes ATI e NVIDIA ambos fazem GPU’s especificamente para computadores portáteis.

31 Os portáteis frequentemente compartilham memória entre o CPU e o GPU, poupando e reduzindo o consumo de energia.

32 Os portáteis têm muita potência de processamento para a navegação na Web e aplicativos.

33 No entanto, eles podem lutar com os mais recentes jogos 3D. A especialidade de alguns portáteis, fabricados para os entusiastas de jogos, incluem GPU’s mais potentes e com memória de vídeo adicional.

34 GPU de um portátil

35 Um portátil exibe os gráficos num ecrã cristal liquido (LCD).

36 A maioria das telas medem entre 12 a 17 polegadas. O tamanho da tela afecta tamanho total de um portátil.

37 Além disso, telas dos portáteis pode ser: Preto e branco ( 16 tons de cinza) ou colorido ( cores) Matriz activa e passiva ( Ecrãs de matriz activa tem imagens mais nítidas) Reflexivo ou blacklit ( As telas blacklit são melhores para condições de baixo nível de iluminação.)

38 Painel LCD de um portátil

39 A maioria dos computadores portáteis tem placas de som ou de processamento de som integradas na motherboard, como os alto- falante embutidos.

40 Os fanáticos de jogos ou de som, têm que usar controladores de som externo (ex: Headphones), usando as portas USB ou FireWire que têm nos portáteis, visto que a placa de som e os alto-falantes integrados no portátil não são de alta qualidade.

41 Luís Freitas nº11 Marino Machado nº12 12ºL


Carregar ppt "Sistemas Digitais e arquitectura de computadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google