A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de Computadores Prof.: Rafael Silva POLIMIG Técnico em Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de Computadores Prof.: Rafael Silva POLIMIG Técnico em Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Redes de Computadores Prof.: Rafael Silva POLIMIG Técnico em Informática

2 Redes de Computadores Classificação das Redes Topologias de Rede  Topologia física de rede refere-se ao layout físico dos computadores em uma rede.  As estruturas básicas de topologia que formam uma rede podem ser:  Barramento  Anel  Estrela  Malha  Sem Fio

3 Redes de Computadores Topologia Barramento  Nesta topologia os computadores ficam conectados em um único segmento denominado barramento central.  Este segmento conecta todos os computadores daquele segmento em uma única linha.

4 Redes de Computadores Topologia Barramento

5 Redes de Computadores Topologia Barramento  Comunicação :  Os computadores na topologia de barramento enviam o sinal para o barramento central. Este sinal é transmitido em ambas as direções para todos os computadores do barramento.

6 Redes de Computadores Topologia Barramento  Implementação :  Pode ser feita de duas formas: 1. Um cabo coaxial fino unindo cada computador aos seus parceiros da esquerda ou da direita através de um conector do tipo T permitindo o barramento ser mantido pela junção dos vários trechos entre os computadores.

7 Redes de Computadores Topologia Barramento  Implementação - Segunda forma:  2. Um cabo especial ligando cada computador a um conector preso a um cabo coaxial mais grosso que representa o barramento.

8 Redes de Computadores Topologia Barramento  Nas duas implementações há a necessidade de que em cada ponta do barramento exista um terminador que é utilizado para fechar as extremidades do cabo e também para evitar que o sinal sofra um processo de retorno ao encontrar o final do cabo, anulando assim toda a transmissão no barramento.

9 Redes de Computadores Topologia Barramento Problemas  Terminador com defeito ou solto: Na falta do terminador os sinais elétricos serão retornados no cabo fazendo com que os demais computadores não consigam enviar os dados.  Rompimento do cabo: Quando ocorre um rompimento os sinais começarão a retornar no cabo fazendo com que a rede seja desativada. O rompimento às vezes não é visual.  Inclusão ou remoção de computadores: A rede para de funcionar durante a exclusão ou inclusão de computadores.

10 Redes de Computadores Topologia Barramento  Situação atual:  A topologia de barramento está em pleno desuso como topologia de redes, pelos problemas apresentados e também pela baixa velocidade do cabo coaxial comparada com as tecnologias que usam o cabo par-trançado ou fibra-óptica.

11 Redes de Computadores Topologia Estrela  Na topologia estrela, os computadores ficam ligados a um ponto central que tem a função de distribuir o sinal enviado por um dos computadores a todos os outros ligados a este ponto.

12 Redes de Computadores Topologia Estrela  Comunicação :  Nesta topologia os computadores enviam o sinal ao ponto central que distribui para todos os outros computadores ligados a este ponto.

13 Redes de Computadores Topologia Estrela  Implementação :  O ponto central da topologia estrela pode ser um dispositivo de rede como um Hub, um Hub-switch, um switch ou um roteador.  A implementação mais comum encontrada é a que utiliza um switch como ponto central e cabeamento de par-trançado.  No caso de um Hub o sinal enviado é redirecionado a todos os computadores ligados no Hub.

14 Redes de Computadores Topologia Estrela  Problemas:  Utilização de uma grande quantidade e metragem de cabos, pois todos computadores devem ser ligados ao equipamento de rede.  Perda de Conexão na falha do concentrador de rede.  Envio da Mensagem para todos os computadores(no caso de utilização de Hub).

15 Redes de Computadores Topologia Estrela  Vantagens :  Monitoramento central: Leds no concentrador de rede acusam se um segmento de rede está ou não ativo.  O rompimento ou quebra de um dos cabos fará com que apenas o computador que está conectado àquele cabo fique desativado.  A inclusão ou exclusão de um computador na rede é bastante simples, não prejudicando o restante da rede.

16 Redes de Computadores Topologia Estrela  Situação Atual:  A topologia estrela é muito utilizada, pela sua facilidade de manutenção e pelo seu baixo custo.  As variações de implementação desta topologia envolvem basicamente a utilização de outros dispositivos no ponto central, tais como switchs, e também outros cabeamentos mais modernos tal como a fibra óptica.

17 Redes de Computadores Topologia Anel  Na topologia Anel os computadores são conectados um após o outro num circuito fechado.  A comunicação é feita de computador a computador num sentido único (horário).  Cada computador recebe a comunicação do computador anterior e retransmite para o próximo computador.

18 Redes de Computadores Topologia Anel

19 Redes de Computadores Topologia Anel  Comunicação:  A comunicação entre os computadores é feita através de um processo denominado passagem de token ou bastão.  O sinal denominado Token circula pelo anel no sentido horário e somente quando recebe o token é que um computador transmite seu sinal. O sinal circula pelo anel até chegar ao destino, passando por todos os outros computadores.  Só após receber de volta o sinal é que o computador libera o token permitindo assim que outro computador possa se comunicar.

20 Redes de Computadores Topologia Anel Implementação  A implementação pura desta topologia não é mais utilizada, pois exigiria que cada computador estivesse sempre ligado e transmitindo para o próximo na seqüência do anel.

21 Redes de Computadores Topologia Anel  Problemas:  Dependência total do anel físico implementado, sendo que se for rompido ou comprometido, a comunicação em todo o anel é interrompida.  Dependência de Funcionamento do todos os computadores.  Inclusão ou exclusão de computadores faz com que toda a rede pare.

22 Redes de Computadores Topologia Anel  Situação Atual:  A topologia em anel implementada em LAN’s está em pleno desuso principalmente pelas baixas taxas de transmissão.  No caso de MAN’s e WAN’s esta topologia ainda pode ser encontrada nas implementações da tecnologia FDDI(Fiber Distributed Data Interface), que interliga os Backbones.  Os Backbones são as ligações centrais de um sistema amplo de redes.(Embratel e Telefônica)

23 Redes de Computadores Topologia Malha  Nesta topologia os computadores estariam conectados uns aos outros diretamente formando um desenho semelhante a uma trama ou malha.

24 Redes de Computadores Topologia Malha  Implementação:  A topologia em malha não é utilizada para conexão de computadores, pois implicaria em múltiplas conexões a partir de cada computador, o que numa grande rede se tornaria inviável.  Esta topologia pode ser encontrada na conexão de componentes avançados de rede tais como roteadores, criando assim rotas alternativas na conexão de redes.

25 Redes de Computadores Topologia Sem Fio  Na topologia sem fio os computadores são interligados através de um meio de comunicação que utiliza uma tecnologia sem fio tal como RF (rádio-frequência) ou Infravermelho.

26 Redes de Computadores Topologia Sem Fio  Implementação:  A implementação mais comum da topologia sem fio é a que utiliza RF (rádio- frequência), baseada no padrão IEEE b, que utiliza a faixa de 2,4 GHz do espectro de freqüências.  Há basicamente 2 tipos de implementação:  Redes RF ad hoc  Redes RF multiponto

27 Redes de Computadores Topologia Sem Fio  Implementação RF ad hoc(latim: “para isto”):  Na rede RF ad hoc os computadores utilizando dispositivos RF (transceivers), se conectam mutuamente utilizando uma freqüência comum de conexão.  Quando um computador entra no raio de alcance do outro computador, cada um passa a enxergar o outro, permitindo assim a comunicação entre eles.

28 Redes de Computadores Topologia Sem Fio Rede RF ad hoc

29 Redes de Computadores Topologia Sem Fio  Implementação RF Multiponto:  Na rede RF multiponto existem pontos de conexão denominados Wireless Access Points – WAP, que conectam computadores com dispositivos RF (tranceivers) a uma rede convencional. Este sistema é o mais utilizado em escritórios e também no acesso a Internet em redes metropolitanas. Usado também em redes sem fio domésticas.

30 Redes de Computadores

31 Topologia Sem Fio  Problemas:  Segurança da comunicação.  Interferência proveniente de dois pontos.  Outros dispositivos que atuam na mesma banda de espectro.  Obstáculos tais como paredes, prédios ou naturais, tal como montanhas.

32 Redes de Computadores Topologia Sem Fio  Vantagem:  A principal vantagem desta topologia, é exatamente o fato dela trabalhar sem fio, permitindo assim a mobilidade dos computadores, principalmente em ambientes amplos e abertos, tais como armazéns e pátios.  A inclusão ou exclusão de computadores não atrapalham o funcionamento da rede.

33 Redes de Computadores Topologia Sem Fio  Situação Atual:  A topologia sem fio, está em ampla expansão graças ao crescimento da utilização da computação móvel com equipamentos tais como notebooks, tablets, celulares, etc.

34 Redes de Computadores Topologias Híbridas

35 Redes de Computadores Atividades Fazer Manuscrito - caderno 1 - Qual a diferença entre topologia Física e Topologia Lógica? Cite dois exemplos de Topologia Lógica. 2 - O que é Topologia ponto-a-ponto? Quais suas vantagens e desvantagens? Como funciona esta topologia? 3 - O que é Topologia Árvore? Quais suas vantagens e desvantagens? Como funciona esta topologia?

36 Redes de Computadores FIM DESTE CONTEÚDO


Carregar ppt "Redes de Computadores Prof.: Rafael Silva POLIMIG Técnico em Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google