A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnico em Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnico em Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Técnico em Informática
POLIMIG Técnico em Informática Redes de Computadores Prof.: Rafael Silva

2 Componentes de Rede No ambiente de Rede existem elementos que a compõem, tanto físicos quanto lógicos. São eles: Cliente: Todo computador que utiliza dos recursos da Rede Servidor: Computador que centraliza os recursos ou informações disponibilizadas para os clientes da Rede

3 Componentes de Rede Usuários: Pessoas que utilizam o computador cliente a procura de recursos da Rede. Administrador: Pessoa que cuida do gerenciamento e administração dos recursos da Rede. Mídia: Meio de comunicação da Rede. Existem basicamente dois tipos de Mídia: Cabeada e Wireless

4 Componentes de Rede Hardware de Rede: Placa de rede ou interface de Rede que permite conectar fisicamente o computador à Mídia de Rede. Sistema Operacional: Qualquer sistema que suporte as operações de comunicação de Rede. Protocolo: Padrão de Comunicação existente na rede. Como exemplos de Protocolos temos: TCP/IP, IPX/SPX, SNA, entre outros. Estes protocolos serão melhor estudados posteriormente.

5 Vejamos a Seguir suas características:
Tipos de Transmissão As formas de Transmissão em uma rede de computadores pode ser: Simplex Half-Duplex Full-Duplex Vejamos a Seguir suas características:

6 Tipos de Transmissão Simplex:
Nesse tipo de transmissão existem dois tipos de dispositivos: o transmissor -chamado Tx e o receptor - chamado Rx O papel deles nunca será invertido, ou seja, o transmissor só pode transmitir e nunca receber, já o receptor só pode receber e nunca transmitir. Como exemplo a Transmissão de Rádio, TV, entre outros.

7 Tipos de Transmissão Half-Duplex:
É um tipo de transmissão bidirecional, mas como compartilham o mesmo meio de transmissão, não é possível transmitir e receber ao mesmo tempo. Como exemplo podemos citar o Nextel e também alguns Modens antigos e alguns Switches configuráveis.

8 Tipos de Transmissão FulI-Duplex:
É a verdadeira comunicação bidirecional, onde quem transmite pode receber os dados de outro computador durante a sua transmissão. Como exemplo podemos citar os equipamentos de rede como Roteadores, Switches, Placas de redes e outros equipamentos como Celulares e Telefones.

9 Classificação de Redes
As redes de computadores podem ser classificadas de duas formas: Pela dispersão geográfica Pelo seu tipo de topologia de interconexão. Em relação a dispersão geográfica podemos classifica-las como: LAN, WAN, MAN

10 Classificação de Redes
LAN (Local Area Network) - Rede Local São redes de pequena dispersão geográfica. A LAN Conecta computadores numa mesma sala, prédio, ou campus com a finalidade de compartilhar recursos associados aos computadores, ou permitir a comunicação entre os usuários destes equipamentos.

11 Rede LAN

12 Classificação de Redes
WAN (Wide Area Network) - Rede de Longa Distância: Redes que usam linhas de comunicação das empresas de telecomunicação. É usada para interligação de computadores localizados em diferentes cidades, estados ou países

13 Rede WAN

14 Classificação de Redes
MAN (Metropolitan Area Network) - Rede Metropolitana Computadores interligados em uma região de uma cidade, chegando, às vezes, a interligar até computadores de cidades vizinhas próximas. São usadas para interligação de computadores dispersos numa área geográfica mais ampla, onde não é possível ser interligada usando tecnologia para redes locais.

15 Rede MAN

16 Interligação de Redes LAN, WAN e MAN

17 Outras Classificações
PAN (Personal Area Network, ou rede pessoal): É uma rede usada para comunicação entre dispositivos como telefones, usando por exemplo Bluetooth. VAN (Vertical Area Network, ou rede vertical): É usualmente utilizada em redes prediais, vista a necessidade de uma distribuição vertical dos pontos de rede. CAN (Campus Area Network, ou rede campus) Abrange uma área mais ampla, onde pode-se conter vários prédios contínuos ligados em rede de Universidades, por exemplo. SAN (Storage Area Network, ou Rede de armazenamento): Conexão de dispositivos de armazenamento remoto de computador para os servidores.

18 Atividade – Manuscrita Fazer no caderno
Citar o nome de dois aparelhos de rede que utilizem o tipo de Transmissão Half-Duplex (Marca e modelo). Citar o nome de dois aparelhos de rede que utilizem o tipo de Transmissão Full-Duplex (Marca e modelo). Citar um exemplo prático de cada classificação de rede(LAN, MAN, WAN, PAN e SAN). (Local onde se utiliza, nome da empresa que utiliza, etc)

19 FIM DESTE CONTEÚDO


Carregar ppt "Técnico em Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google