A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resenha FONTE: COLOMBINI,E.A.M.;BOTELHO,O.S.Iniciação à Pesquisa científica. Guia de disciplina – caderno de referência de conteúdo. Batatais: Claretiano,2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resenha FONTE: COLOMBINI,E.A.M.;BOTELHO,O.S.Iniciação à Pesquisa científica. Guia de disciplina – caderno de referência de conteúdo. Batatais: Claretiano,2004."— Transcrição da apresentação:

1 Resenha FONTE: COLOMBINI,E.A.M.;BOTELHO,O.S.Iniciação à Pesquisa científica. Guia de disciplina – caderno de referência de conteúdo. Batatais: Claretiano,2004. Elaborado pela profa. Solange

2 RESENHA É a descrição detalhada de um texto “Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro pelo resenhista ” (LACKATOS;MARCONI,2001,p.264 apud COLOMBINI;BOTELHO,2004´p.46) Para que serve a resenha? Serve para informar o assunto tratado em uma obra Para elaborar uma resenha é necessário: Dominar o assunto a ser tratado; Ler o texto e analisá-lo criticamente; Emitir juízo crítico sobre a obra; Resumir o texto; Apontar falhas ou tecer com sobriedade elogios ao autor O resenhista deve resumir as idéias da obra, avaliar as informações recebidas e justificar a avaliação realizada (p.46)

3 TIPOS DE RESENHADESCRIÇÃOESTRUTURA CRÍTICA INFORMATIVA CRÍTICO- INFORMATIVA Quando expõe o conteúdo Quando expõe o conteúdo e manisfesta o comentário crítico Quando manifesta o valor e o alcance de um texto a)cabeçalho: dados bibliográficos completos da publicação b)Breve informação sobre o autor c)Exposição sintética do conteúdo: objetiva (apontando os pontos principais) d) Visão precisa do conteúdo: 1 – análise temática: destaque do assunto, objetivos, idéias centrais 2 – passos do raciocínio do autor e) Comentário crítico: avaliação do resenhista (aspectos positivos e/ou negativos)

4 Nome: turma: FRANCELIN,M.M. Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos... O autor é um estudioso sobre ciência, é formado em ciência da informação. Neste artigo faz um breve percurso sobre as diversas definições que a ciência foi ganhando ao longo dos tempos. Primeiro apresenta as definições de ciência, filosofia e senso comum.. Em seguida discute.... Este texto é indicado a todos aqueles estudiosos interessados na discussão sobre ciência e senso comum. FORMATAÇÃO : espaçamento entre linhas é 1,5 margens: dir./inf. = 2,0 e esq./sup. = 3,0. Fonte Times New Roman 12 Alinhamento : justificado Referência completa do artigo resenhado Referência do autor Descrição e crítica do artigo Indicação da leitura modelo


Carregar ppt "Resenha FONTE: COLOMBINI,E.A.M.;BOTELHO,O.S.Iniciação à Pesquisa científica. Guia de disciplina – caderno de referência de conteúdo. Batatais: Claretiano,2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google