A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bonjour!!! ! Buenos días !!!! NI CA MU ÇÃO NI CO NI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bonjour!!! ! Buenos días !!!! NI CA MU ÇÃO NI CO NI."— Transcrição da apresentação:

1

2 Bonjour!!! ! Buenos días !!!!

3 NI CA MU ÇÃO NI CO NI

4 HABILIDADE DE COMUNICAR CARACTERÍSTICA-CHAVE DO SER HUMANO

5

6 A EXPLOSÃO DAS COMUNICAÇÕES TEM ATORDOADO A HUMANIDADE...

7 PLANETA TERRA: MAIS DE 4,5 BILHÕES DE ANOS... SOMENTE HÁ 6 MIL ANOS NOSSOS ANCESTRAIS INVENTARAM ALGUMA FORMA DE ESCRITA HOMEM > MAIS DE 2 MILHÕES DE ANO HOMEM COMO SERES HUMANOS MODERNOS”> HÁ 35/50 MIL ANOS...

8 3800 A.C. Não sabendo falar, o homem fazia desenhos em cavernas a partir de pigmentos de argila, hematita e carvão vegetal.

9 OS POVOS PRIMITIVOS, QUE VIVIAM NAS CAVERNAS, DESENHAVAM SUAS MENSAGENS.

10 OS MAIS ANTIGOS INDÍCIOS DESSA ARTE SÃO DATADOS NO PERÍODO PALEOLÍTICO SUPERIOR SÃO DESENHOS E PINTURAS REGISTRADOS EM PAREDES E TETOS DAS CAVERNAS EVIDÊNCIA DE QUE O HOMEM PRÉ- HISTÓRICO JÁ SENTIA A NECESSIDADE DE EXPRESSÃO ATRAVÉS DAS ARTES, E QUE ESTA É ALGO PRÓPRIO, INERENTE AO SER HUMANO.

11 ARTE RUPESTRE :  MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA PRÉ-HISTÓRIA – QUE RETRAM DESDE SEUS DESEJOS MAIS ÍNTIMOS ATÉ SUAS VONTADES MAIS LATENTES NAS PAREDES DE ROCHA.

12

13

14 3000 A.C. - Surge o sinal de fumaça, uma maneira de informar à distância. Indígenas americanos foram os primeiros a usar os sinais, um cobertor abafava o fogo e soltava a fumaça em intervalos regulares.

15 2900 A.C. - Começa a ser usada uma das formas de se enviar dados mais resistentes ao tempo: o transporte de mensagens com pombos-correio. Os registros mais antigos datavam do Egito de Ramsés II, mas até 2002 as aves eram usadas ainda pela polícia indiana.

16 550 A.C. - O tataravô do correio atual nasceu com Ciro II, rei da Pérsia, que desenvolveu um sistema de postos de parada para os homens que levavam cartas a cavalo.

17 PRIMEIRO ALFABETO – CRIADO PELOS FENÍCIOS A PARTIR DE APENAS 26 SÍMBOLOS

18 1450 dC - JOHANNES GUTEMBERG IMPRIME O PRIMEIRO LIVRO EUROPEU A BÍBLIA

19 Víctor Hugo - (1831): escreve sobre o impacto da introdução do novo engenho entre a gente letrada da época:  Pedras e palavras  Até o século XV, num mundo de analfabetos, a humanidade comunicava-se com pedras, empilhando-as e arrumando-as das mais variadas formas para expressar a fé (as igrejas), o poder (os castelos), o luxo (os palácios), a propriedade (o muro), a punição (o cárcere), a pobreza (os casebres), e a morte (as lápides).  Com Gutemberg tudo aquilo deixa de ter sentido. O livro impresso seria a pedra dos tempos futuros.

20 PALAVRA IMPRESSA SENDO MAIS ACESSÍVEL, DEMOCRATIZOU A INFORMAÇÃO PELA FACILIDADE DE SER REPETIDA E MULTIPLICADA

21 PRIMEIRA MÁQUINA DE ESCREVER PRIMEIRA MENSAGEM TELEFÔNICA PRIMEIRA MÁQUINA DE COMPOSIÇÃO 35 anos 4 anos 10 anos 1837 – Surge o telégrafo.

22 Cinema mudo 1 ano 28 anos 1893 – Invenção do rádio 02 anos 1922: Cinema falado Televisão, primeira transmissão

23 1994 –liberada a circulação da World Wide Web, forma civil de troca de informações entre as redes de computadores militares. 12 anos 1971: Miniprocessador de computador e calculadora de bolso 06 anos 1988 – Descoberta da fibra ótica. 06 anos 1957 – Rússia lança o primeiro satélite a partir da terra – Criação da Internet, comunicação por rede de computadores (no Brasil 1995). 02 anos

24  VIVEMOS O APOGEU DAS COMUNICAÇÕES EM TODO O SEU EXPLENDOR E TAMBÉM COM TODAS AS EXIGÊNCIAS DELE DECORRENTES.

25 NO CENTRO DE TUDO: O SER HUMANO, CRIADOR E USUÁRIO DE TODO ESSE PROGRESSO

26

27 Facebook Orkut, YouTube Twitter REDES SOCIAIS

28

29 Top 10 sites de redes sociais 1° – Facebook.comFacebook.com 2° – Youtube.comYoutube.com 3° – Twitter.comTwitter.com 4° – LiveJournal.comLiveJournal.com 5° - MySpace.comMySpace.com 6° - LinkedIn.com LinkedIn.com 7° – Badoo.comBadoo.com 8° - Orkut.comOrkut.com 9° – Tagged.comTagged.com 10° – Ning.comNing.com 1° – Facebook.comFacebook.com 2° – Youtube.comYoutube.com 3° – Orkut.comOrkut.com 4° – Twitter.comTwitter.com 5° - LinkedIn.comLinkedIn.com 6° - Flickr.comFlickr.com 7° – Badoo.comBadoo.com 8° - Dihitt.com.brDihitt.com.br 9° – Ning.comNing.com 10° – Foursquare.comoursquare.com MUNDO BRASIL

30 REDES SOCIAIS PENSANDO A MÍDIA "SOCIAL" COMO A DINÂMICA INFORMATIVA DA REDE, CARACTERIZADA PELA MEDIAÇÃO DO COMPUTADOR, TEMOS ALGUMAS PERCEPÇÕES QUE DEFINEM ESSA IDÉIA, TAIS COMO: A)CONVERSAÇÃO – QUANDO FALAMOS DE MÍDIA SOCIAL, ESTAMOS FALANDO DE RELACIONAMENTO DE CONVERSAÇÃO EM MASSA E QUE ESSA É A MUDANÇA DE PARADIGMA DOS VEÍCULOS TRADICIONAIS DE COMUNICAÇÃO.

31 REDES SOCIAIS B)MENOR CONCENTRAÇÃO DE PODER NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Enquanto nos veículos tradicionais há uma grande concentração de poder no emissor, nas plataformas digitais esse poder é mais diluído (o que não significa que seja inexistente e que todos os nodos tenham o mesmo peso, vide as discussões sobre influência e conectores).Ou seja, há mais poder comunicativo para mais gente.

32 c) MAIOR CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO - Como as redes mantêm as pessoas mais conectadas no espaço online, a mídia social também parece, pelo contato mais direto e pela capacidade maior de conversação, manter uma maior capacidade de mobilizar os grupos sociais também no espaço offline. Como o custo de ação no espaço online é menor, mais participação e cooperação podem emergir dessas interações

33 REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE MOBILIZAÇÃO POLÍTICA DA SOCIEDADE

34 COMUNICAÇÃO

35 COMO CONCEITUAMOS “COMUNICAÇÃO”? ?

36 VAMOS ESCREVER??? O QUE É COMUNICAÇÃO ? ? ? ?

37 A comunicação é o ato mais natural e involuntário da existência humana. Não há quem não se comunique. Mesmo quem não quer trocar informações ou fazer contato, já está expressando sua vontade. Marly T.Pereira – ESALQ/USP

38  COMUNICAÇÃO É A FORMA QUE UTILIZAMOS PARA TRANSMITIR INFORMAÇÃO, ADQUIRIR CONHECIMENTO  O ATO DE COMUNICAR NÃO ESTÁ RESTRITO APENAS ÀS PALAVRAS, ENGLOBA GESTOS CORPORAIS, DESENHOS, SONS  COMUNICAÇÃO PODE SER UM ATO (UM GESTO)  OU UM PROCESSO (DESENVOLVIMENTO DE ALGUM TEMA, TEXTO)

39 É a força que dinamiza a vida das pessoas e das sociedades Marly T.Pereira – ESALQ/USP A COMUNICAÇÂO É UM PROCESSO TÃO NATURAL COMO RESPIRAR, BEBER ÁGUA OU CAMINHAR

40 A COMUNICAÇÃO excita, ensina, vende, distrai, entusiasma, dá status, constrói mitos destrói reputações, orienta, desorienta, faz rir, faz chorar, inspira, narcotiza, a solidão Marly T.Pereira – ESALQ/USP e...paradoxalmente - PRODUZ INCOMUNICAÇÃO.

41 COMUNICAR É...  EXPRESSAR, INTERAGIR, EXPOR, ASSOCIAR, ASSIMILAR, DIVERTIR, PERPETUAR.  ENQUANTO VERBO, É ATO QUE SE TRANSFORMA EM PROCESSO POR ENVOLVER BASICAMENTE UM RECEPTOR E UM AGENTE TRANSMISSOR

42 COMUNICAÇÃO HUMANA PROCESSO PELO QUAL OS SERES HUMANOS TROCAM INFORMAÇÕES ENTRE SI

43 É o processo de trocar informações, conhecimentos ou opiniões; É o ato de transmitir e receber mensagens para alcançar objetivos comuns.

44 MAS NÃO SE TRATA DE UMA SIMPLES TROCA!! COMUNICAR SIGNIFICA “FAZER SABER; TORNAR COMUM; PARTICIPAR, LIGAR UNIR”. COMUNICAR: SIGNIFICA COMPREENDER!

45 FATOR DECISIVO NA COMUNICAÇÃO HUMANA: AS IDÉIAS, AS EXPERIÊNCIAS, OS SENTIMENTOS, TORNAM-SE COMUNS ÀQUELES QUE SE COMUNICAM. COMPREENSÃO

46 COMUNICAÇÃO VEM DO LATIM: “COMMUNICARE” QUE SIGNIFICA “POR EM COMUM” COMUNICAÇÃO: PROCESSO QUE DEVE “POR EM COMUM” AS IDÉIAS, OS SENTIMENTOS, AS EXPERIÊNCIAS

47 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO HUMANA MODELO CLÁSSICO elaborado nos anos 40 por C. Shannon e W. Weaver nasceu das reflexões sobre a eficiência da transmissão dos sinais constituintes da mensagem telegráfica. Posteriormente, foi criticado devido ao seu caráter linear e estático. Contém os elementos seguintes:

48 MODELO CLÁSSICO DE COMUNICAÇÃO

49 Comunicação : é mais um ato que processo. O mundo é dividido: “os que sabem” e “ os que não sabem”. FONTE - os que sabem: decide quais conhecimentos e valores devem ser transmitidos e quais as formas de conduta que devem ser obtidas, como respostas às suas mensagens ou estímulos. MODELO CLÁSSICO DE COMUNICAÇÃO

50

51 Vamos ao exercício?

52

53 EMISSORA RECEPTOR REALIDADE OBJETIVA UNIVERSO DE A UNIVERSO DE B REALIDADE SIGNIFICADO DE A REALIDADE SIGNIFICADO DE B CANAL DE COMUNICAÇÃO MENSAGEM VEICULO = RUÍDO A B

54 A REALIDADE NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO REALIDADE OBJETIVA: (árvore) A REALIDADE OBJETIVA (ÁRVORE) NÃO SE ENCONTRA CONCRETAMENTE DENTRO DA MENTE DA FONTE, E SIM COMO IMAGEM MENTAL, UMA REPRESENTAÇÃO SUBJETIVA DAQUILO QUE ELE OBSERVA NO MUNDO EXTERNO.

55 A REALIDADE NÃO FAZ PARTE DO PROCESSO, NÃO EXISTE. O QUE EXISTE É A “REALIDADE” INTERIOR SUBJETIVA, QUE É PRÓPRIA DE CADA INDIVÍDUO: SUA MANEIRA DE PERCEBER E COMPREENDER O MUNDO QUE O CERCA.

56 PERCEPÇÃO É O PROCESSO PELO QUAL AS PESSOAS “PERCEBEM” A REALIDADE DE MANEIRA DIFERENTE PORQUE CADA INDIVÍDUO POSSUI O SEU UNIVERSO MENTAL OU REPERTÓRIO (EXPERIÊNCIAS, CONHECIMENTOS, CRENÇAS, VALORES, ATITUDES, SIGNOS, HABILIDADE COMUNICATIVA, ETC.) DIFERENTES.

57 A PERCEPÇÃO NÃO É ALGO SIMPLES, UM SIMPLES REGISTRO SENSORIAL COMO VER, OUVIR, SENTIR A PRESENÇA DE ALGO EXTERNO A NÓS – É UM FENÔMENO BEM MAIS COMPLEXO.

58 PERCEPÇÃO: crucial no processo de difusão. SEJA QUAL FOR A MANEIRA PELA QUAL O AGRICULTOR TENHA CONTATO COM A INOVAÇÃO, ELA SEMPRE SERÁ UM PROCESSO PERCEPTIVO E É A MANEIRA PELA QUAL ELE A PERCEBE E NÃO O SEU VALOR OBJETIVO OU UTILIDADE REAL QUE O MOVE A AGIR, DE UMA OU OUTRA FORMA, ADOTANDO OU REJEITANDO A IDÉIA

59 MENSAGEM PARA QUE A IMAGEM MENTAL SUBJETIVA, QUE ESTÁ NO LUGAR DA REALIDADE OBJETIVA POSSA SER LEVADA ATRAVÉS DO ESPAÇO FÍSICO QUE SEPARA A FONTE DO RECEPTOR, É NECESSÁRIO QUE ELA TOME UMA FORMA FÍSICA, QUE SEJA PERCEPTÍVEL AOS SENTIDOS – É PRECISO QUE A IDÉIA SE MATERIALIZE.

60 ESTA “COISA FÍSICA” QUE APARECE NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E QUE PROCURA REPRESENTAR, SIGNIFICAR OU SUBSTITUIR A IDÉIA IMATERIAL DA FONTE, É DENOMINADA MENSAGEM. A MENSAGEM NÃO É A IDÉIA – ESTÁ NO LUGAR DA IDÉIA.

61 COMUNICAÇÃO: É A TRANSMISSÃO EFICAZ DE UMA MENSAGEM TRANSMISSÃO EFICAZ? SÓ HÁ COMUNICAÇÃO QUANDO O RECEPTOR ENTENDE O CONTEÚDO DA MESAGEM! VOCÊ PODE ATÉ COMUNICAR.... MAS NÃO SIGNIFICA QUE HOUVE COMUNICAÇÃO

62 PARA QUE HAJA COMUNICAÇÃO PRECISAMOS: 1.QUE ALGUÉM COMUNIQUE: O COMUNICADOR 2.DE UMA MENSAGEM 3.DE UM MEIO PARA QUE A MENSAGEM SEJA ENVIADA: DE UM CANAL 4.QUE ALGUÉM RECEBA E ENTENDA A MENSAGEM: O RECEPTOR

63 O SIMPLES FATO DE ALGUÉM ENVIAR UMA MENSAGEM E QUE ESSA MENSAGEM SEJA RECEBIDA POR QUEM ELA FOI DESTINADA, NÃO DETERMINA QUE HOUVE COMUNICAÇÃO O CICLO SÓ SERÁ FECHADO SE O RECEPTOR “ENTENDER” A MENSAGEM, QUE É MUITO MAIS DO QUE “CAPTAR” A MENSAGEM.

64 COMUNICAÇÃO A UMA FAMÍLIA INGLESA Uma família inglesa, visitando em um final de semana uma região pitoresca da França, notou que havia uma casa para alugar. Tendo todos gostados da casa, combinaram com o proprietário alugá-la para passar as próximas férias. De volta à Inglaterra, iniciaram os planos e preparativos para a viagem

65 COMUNICAÇÃO A UMA FAMÍLIA INGLESA Enquanto discutiam a localização dos cômodos, o filho mais novo perguntou onde se situava o banheiro. Como nenhum membro da família sabia responder, a mãe escreveu ao proprietário, solicitando informações:

66  Caro Senhor,   Em nome da família que aí esteve a semana passada e alugou sua casa, solicito informar qual a exata localização do W.C.”  O proprietário, pensando significar W.C. a abreviatura da capela da seita White Chapel, respondeu: 

67 ‘Prezada Senhora: Recebi sua carta e tenho o prazer de informar que o local a que a senhora se refere se encontra a dez quilômetros da casa. Isto é bastante cômodo principalmente se a família tem o hábito de freqüentá-lo periodicamente. Quando para lá se dirigirem, é importante levar comida para permanecerem o dia todo. Alguns costumam ir a pé, outros de bicicleta ou moto.

68 Há lugar para quatrocentas pessoas sentadas e mais cinqüenta em pé. Existe ar-condicionado, que sempre funciona. Os assentos são de veludos (é bom chegar cedo a fim de conseguir lugar para sentar), as crianças ficam ao lado dos pais e todos cantam hinos de agradecimento ao momento glorioso.

69 Na entrada, é fornecida uma folha de papel para cada um, mas quem por acaso chegar atrasado, poderá usar a folha do vizinho. A folha dever ser devolvida na saída, pois será utilizada durante todo o mês. Tudo o que for recolhido será entre às crianças e às pessoas pobres da região. Os jornalistas da região batem fotos dos momentos mais solenes e emocionantes, que são publicados nos principais jornais da região“. Atenciosamente,....

70 CONDIÇÕES BÁSICAS PARA QUE A COMUNICAÇÃO SEJA EFICAZ 1.DEFINIR COM CLAREZA QUEM DEVE RECEBER E ENTENDER A MENSAGEM. 2.LOCALIZAR ONDE ESTÁ ESSE RECEPTOR E DEFINIR COMO CHEGAR ATÉ A ELE (CANAL) 3.ELABORAR A MENSAGEM DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DO RECEPTOR.

71 COMUNICAÇÃO: O SER HUMANO, CRIADOR E USUÁRIO DE TODO ESSE PROCESSO

72 SER HUMANO...O ANIMAL RACIONAL..

73 CÉREBRO HUMANO... QUE COMPUTADOR!!!

74 APRENDER COMO O CÉREBRO HUMANO TRABALHA É... APRENDER A APRENDER A RACIOCINAR APRENDER COMO A MEMÓRIA TRABALHA COMO ARMAZENA E RECUPERA INFORMAÇÕES COMO LIGA ESSAS INFORMAÇÕES A OUTROS CONCEITOS E BUSCA UM CONHECIMENTO NOVO SEMPRE QUE DELE NECESSITA

75 VEJAMOS ENTÃO... COMO É O CÉREBRO!

76 O CÉREBRO...

77 O CÉREBRO.... OPS!!!

78 QUE MICO!!

79 TRÊS CÉREBROS EM UM Ao longo de sua evolução, o cérebro humano adquiriu 3 componentes que foram surgindo e se superpondo do topo à base do cérebro: – CÉREBRO REPTILIANO – CÉREBRO LÍMBICO – CÉREBRO SUPERIOR OU RACIONAL

80

81 CÉREBRO REPTILIANO PARTE INFERIOR MAIS PRIMITIVO, CORRESPONDE AO CÉREBRO DOS RÉPTEIS. AÇÕES INVOLUNTÁRIAS, INSTINTIVAS: SEDE, FOME, CONTROLE DE CERTAS FUNÇÕES VISCERAIS (RESPIRAÇÃO E BATIMENTOS CARDÍACOS), INDISPENSÁVEIS À PRESERVAÇÃO DA VIDA.

82 CÉREBRO LÍMBICO CÉREBRO DOS MAMÍFEROS PRIMITIVOS REGE EMOÇÕES CENTRO EMOCIONAL E DE CONTROLE DA SEXUALIDADE DOS SERES HUMANOS PAPEL IMPORTANTE NA MEMÓRIA PARTE PROGRAMADA PARA INSTRUIR O BEBÊ A INSTINTIVAMENTE SUGAR A MAMA DA MÃE

83 CÉREBRO SUPERIOR OU RACIONAL, HUMANO. COMPREENDE A MAIOR PARTE DOS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS CÉREBRO DOS MAMÍFEROS SUPERIORES, RESPONSÁVEL POR AÇÕES VOLUNTÁRIAS, PERCEPÇÃO, CONSCIÊNCIA, APRENDIZADO E LINGUAGEM. CONCENTRA AS FUNÇÕES INTELECTUAIS DAS PESSOAS QUE AS CAPACITA A FALAR, RACIONAR, CRIAR.

84

85 NOSSA MENTE...NOSSA VIDA NOSSA MENTE É RESULTADO DA AÇÃO COMBINADA E INTEGRADA DESSE CONJUNTO DE TRÊS CÉREBROS DISTINTOS.

86 APESAR DA IMPRESSIONANTE DOMINÂNCIA DO NEOCÓRTEX ATÉ HOJE CONDUZIMOS MUITOS DE NOSSOS ATOS COM BASE EM NOSSO CÉREBRO PRIMITIVO

87 PORÇÃO PRIMITIVA DO CÉREBRO: GERA OS ATOS E COMPORTAMENTOS MAIS BÁSICOS PARA A SOBREVIVÊNCIA E PRESERVAÇÃO DA ESPÉCIE MECANISMOS DE AGRESSÃO, DE DEFESA, AS POSIÇÕES HIERÁRQUICAS NO GRUPO E A DELIMITAÇÃO DE TERRITÓRIO

88 COMO OS NOSSOS ANTEPASSADOS, HÁ MILHARES DE ANOS, POSSUÍMOS COMPORTAMENTOS RITUALÍSTICOS, MATAMOS PARA COMER, TENDEMOS A DISCRIMINAR PESSOAS FORA DO NOSSO GRUPO IMEDIATO (FAMÍLIA, ALDEIA, RAÇA, ETC.), DEFENDEMOS NOSSO ESPAÇO (DOMÍNIO TERRITORIAL).

89 "MENTE TRIBAL" PROMOVE COMPETIÇÃO ACIRRADA E GENOCÍDIO ENTRE TRIBOS

90 SOBRE ESSE PANO DE FUNDO BIOLÓGICO DESENVOLVERAM-SE AS MÚLTIPLAS CULTURAS HUMANAS, TÃO DIVERSAS ENTRE SI, MAS TODAS TENDO MUITAS COISAS EM COMUM. A CULTURA, ENTRETANTO, É O RESULTADO DA INTERAÇÃO DE GENES COM O AMBIENTE, INCLUINDO APRENDIZAGEM SOCIAL, E É CAPAZ DE EVOLUIR

91 ASSIM... NEM OS GENES E NEM O AMBIENTE SOZINHO PODEM SER RESPONSÁVEIS POR NOSSO COMPORTAMENTO : AMBOS SÃO IMPORTANTES, EM QUANTIDADES VARIÁVEIS, DEPENDENDO DO TIPO DE COMPORTAMENTO.

92 OS CONCEITOS QUE DENOTAM O "MEU" COMO O CENTRO DE TUDO : "MINHA" RELIGIÃO, "MINHA" RAÇA, "MEU ESPAÇO” SÃO CONCEITOS PRIMITIVOS PARA A SOCIEDADE MODERNA.

93 PASSADO REMOTO: ERA ÚTIL, O HOMEM VIVIA RODEADO DE ANIMAIS FEROZES E PRECISAVA FICAR EM GRUPO PARA DEFENDER A TRIBO. HOJE, COMO CIVILIZAÇÃO, TEMOS QUE TRANSCENDER A MENTE TRIBAL.

94 TECNOLOGIA: AO TENTAR TRANSMITIR E FACILITAR A INFORMAÇÃO, CRIOU MEIOS DE APROXIMAÇÃO ENTRE OS POVOS: O TELEGRAMA, O RÁDIO E A TELEVISÃO FORAM OS PREDECESSORES DESTA APROXIMAÇÃO

95 ASSIM, EVOLUÍMOS DE TRIBOS ESTREITAS E RESTRITAS, PARA UMA ALDEIA GLOBAL. A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO ESTÁ REDUZINDO TODO O PLANETA À MESMA SITUAÇÃO QUE OCORRE EM UMA ALDEIA, OU SEJA, À POSSIBILIDADE DE NOS INTERCOMUNICARMOS DIRETAMENTE COM QUALQUER PESSOA QUE NELE VIVE.

96 ISTO REPRESENTA UMA GRANDE MUDANÇA NA MANEIRA COMO SE PROCESSA A COMUNICAÇÃO

97 RUMO AO REALMENTE RACIONAL A ALDEIA GLOBAL DEVE LEVAR A UM ROMPIMENTO DE BARREIRAS CULTURAIS, PERMITINDO UMA FUSÃO DE DIÁLOGOS, CONHECIMENTOS E ENTENDIMENTOS, E CERTAMENTE PODERÁ SOBREPUJAR OS DITAMES DO CÉREBRO PRIMITIVO

98 NOS ÚLTIMOS CEM MIL ANOS O NOSSO CÉREBRO TEM PERMANECIDO BIOLOGICAMENTE EXATAMENTE IGUAL OU SEJA, ELE NÃO ESTÁ MAIS SUJEITO ÀS FORÇAS DA EVOLUÇÃO PELA SELEÇÃO NATURAL.

99 PORTANTO, A ÚNICA ESPERANÇA DE MUDÁ-LO SIGNIFICATIVAMENTE SERÁ ATRAVÉS DA QUARTA E PRÓXIMA REVOLUÇÃO: A DA BIOTECNOLOGIA DESCOBRINDO GENES QUE CONTROLAM COMPORTAMENTO AGRESSIVO E QUE FAZEM A NOSSA MENTE SER TRIBAL... E DESATIVÁ-LOS.

100 COMO PODERÍAMOS FAZER ISSO ? DISCUSSÃO ABERTA: PROBLEMAS MORAIS, ÉTICOS E POLÍTICOS DEVEM SER SOLUCIONADOS. INEVITÁVEL QUE ISSO OCORRA E AS NEUROCIÊNCIAS TERÃO UM PAPEL FUNDAMENTAL NESSA "EVOLUÇÃO ARTIFICIAL".

101 CÉREBROS...

102

103

104


Carregar ppt "Bonjour!!! ! Buenos días !!!! NI CA MU ÇÃO NI CO NI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google