A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOPEDAGOGIA. Conceitos Básicos em Psicopedagogia Evolução Histórica dos Conceitos Inserção do Conceito no quadro das Ciências da Educação e da Reabilitação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOPEDAGOGIA. Conceitos Básicos em Psicopedagogia Evolução Histórica dos Conceitos Inserção do Conceito no quadro das Ciências da Educação e da Reabilitação."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOPEDAGOGIA

2 Conceitos Básicos em Psicopedagogia Evolução Histórica dos Conceitos Inserção do Conceito no quadro das Ciências da Educação e da Reabilitação Princípios e conceitos-chave em Psicopedagogia Resumo da Aula 1

3 EDUCAÇÃO – “Tirar a criança do seu estado primeiro” Conceito de Educação envolve diferentes vertentes e níveis de abordagem, desde o plano interpessoal ao social e comunitário. CONCEITOS BÁSICOS EM PSICOPEDAGOGIA

4 PEDAGOGIA Deriva do Grego “paidagógos” que significa “guia de crianças” O Conceito de Pedagogia envolve também diferentes compreensões: ARTE de ensinar ou instruir CIÊNCIA - Teoria da acção educativa PRATICA - Conjunto de métodos e técnicas CONCEITOS BÁSICOS EM PSICOPEDAGOGIA

5 PEDAGOGIA TERAPÊUTICA - “Ajudas educativas para crianças e adolescentes, cuja deficiência se baseia em insuficiências corporais, motoras e sensoriais como a cegueira, a surdez e outras perturbações de carácter orgânico ou comportamental (Dicionário de Pedagogia)” A Pedagogia Terapêutica pode ser considerada uma ATITUDE, uma TÉCNICA e uma PRÁTICA CONCEITOS BÁSICOS EM PSICOPEDAGOGIA

6 PSICOPEDAGOGIA - Entende-se a Psicopedagogia como área de estudo interdisciplinar, abrangendo diferentes áreas do conhecimento e cujo campo de actuação pode ser identificado pelo processo ensino/aprendizagem (Andrade, 1988). Constitui-se como uma Pedagogia Mediatizada, no sentido de se exercer um papel significativo na ligação entre o ser que quer aprender e o objecto da aprendizagem, permitindo uma melhor integração bio-psico-social do indivíduo. A Psicopedagogia pretende apoiar e orientar a acção educativa, através da adaptação do desenho, desenvolvimento, inovação e avaliação dos processos educativos

7 PSICOPEDAGOGIA – A Psicopedagogia é a área de estudo que tem como objectivo a aprendizagem humana e as suas dificuldades. Ela é geralmente abordada em quatro perspectivas: O indivíduo O grupo A instituição A sociedade Apresenta-se sempre num enfoque terapêutico e preventivo CONCEITOS BÁSICOS EM PSICOPEDAGOGIA

8 PSICOPEDAGOGIA – A Psicopedagogia pauta-se pela utilização de estratégias que devem ter em conta a individualidade de cada um. Apresenta-se actualmente com um carácter multidisciplinar que procura conhecimento em diferentes áreas para além da psicologia e da pedagogia. CONCEITOS BÁSICOS EM PSICOPEDAGOGIA

9 Os Conceitos de Psicopedagogia e Pedagogia Terapêutica são semelhantes e existem ainda outros termos para designar o mesmo conceito. Itália - Pedagogia Correctiva França - Pedagogia Curativa CONCEITOS BÁSICOS EM PSICOPEDAGOGIA

10 Atitude perante a criança ou adolescente que se revela diferente na sua adaptação ao envolvimento PSICOPEDAGOGIA Conjunto de procedimentos técnicos educativos e instrutivos com os quais se pretende prevenir e/ou corrigir a dificuldade de adaptação que pode ter origem no plano das capacidades intelectuais, linguísticas, sócio- afectivas, motoras e emocionais

11 PSICOPEDAGOGIA VERTENTE PREVENTIVA Particular atenção às perturbações do comportamento e da inteligência enquanto consequência de incúria social e educativa (teoricamente fundamentada na psicanálise) VERTENTE CURATIVA Exercida em Escolas de Ensino Especial

12 PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS ORIENTADORES Reciprocidade - adaptar as aprendizagens às necessidades Transcendência - superação dos processos tradicionais para penetrar no sistema funcional do próprio indivíduo Significação - abordagem mediatizada dos estímulos, adequando funções e promovendo uma aprendizagem de excelência para cada indivíduo Competência - gerar situações capazes de promover a auto- confiança

13 PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS ORIENTADORES Dinâmica de Grupo - Apelo ao sentimento e pertença a um grupo Individualização e Diferenciação - Atenção a cada um em particular como ser único - expressões individuais Intencionalidade de Acção - Acção gerida por objectivos e sua planificação

14 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO Heller (Europa Central) - Pedagogia de cunho terapêutico visando a reeducação de caracteriais Aproximação da Psicanálise à Educação com os trabalhos desenvolvidos por Anna Freud Criam-se alguns Centros Psicopedagógicos de iniciativa privada 1936 Alfred Strauss - Introdução do termo Pedagogia Terapêutica

15 Anos 40 - abertura das Child Guidance Clinics nos EUA e os Centros Piscopedagógicos em França M.Debesse introduz o termo Pedagogia Curativa para designar exercícios alternativos à psicoterapia Fundamentação científica do conceito por Moor e Asperger, aplicando os conceitos à população com perturbações do comportamento e do pensamento como consequência do processo educativo ou de meio social. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO


Carregar ppt "PSICOPEDAGOGIA. Conceitos Básicos em Psicopedagogia Evolução Histórica dos Conceitos Inserção do Conceito no quadro das Ciências da Educação e da Reabilitação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google