A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL– 2 ANO Professora: Daniele Ferreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL– 2 ANO Professora: Daniele Ferreira."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL– 2 ANO Professora: Daniele Ferreira

2 RETORNO SOBRE AS AVALIAÇÕES DO BIMESTRE: -TRABALHOS; -PROVAS.

3 -Percepção e Comunicação Interpessoal. Gestão de Conflitos; Agora vamos entender melhor sobre Comunicação. O QUE É NECESSÁRIO PARA HAVER COMUNICAÇÃO

4 -Percepção e Comunicação Interpessoal. Gestão de Conflitos; Uma ou mais

5 -Percepção e Comunicação Interpessoal. Gestão de Conflitos; E o que mais é importante

6 -Percepção e Comunicação Interpessoal. Gestão de Conflitos; E o que mais é importante

7 -Percepção e Comunicação Interpessoal. Gestão de Conflitos; Podemos chamar de CANAL, ou seja, por onde se dá a Comunicação. Assim, podemos concluir que um esquema básica da Comunicação é:

8 -Percepção e Comunicação Interpessoal. Gestão de Conflitos; A COMUNICAÇÃO ENVOLVE NO MINIMO DUAS PESSOAS: UMA QUE ENVIA A MENSAGEM E OUTRA QUE A RECEBE. A COMUNICAÇÃO SIGNIFICA TORNAR COMUM A UMA OU MAIS PESSOAS UMA (OU MAIS) INFORMAÇÃO.

9 -Percepção e Comunicação Interpessoal. Gestão de Conflitos; A COMUNICAÇÃO Além dos elementos que já conversamos ser essenciais para que haja Comunicação, ainda temos um que não falamos. Alguém sabe qual é É correto afirmar que se houver duas pessoas, Umas informação e um canal de comunicação, Houve comunicação

10 -Percepção e Comunicação Interpessoal. Gestão de Conflitos; A COMUNICAÇÃO É correto afirmar que se houver duas pessoas, Uma informação e um canal, houve COMUNICAÇÃO

11 -Percepção e Comunicação Interpessoal. Gestão de Conflitos; A COMUNICAÇÃO Ou então, sem saber, eu me comunico, Verbalmente, com uma pessoa que tem deficiência Auditiva. Concordam que há uma informação, Um canal e duas pessoas. Houve comunicação

12 -Percepção e Comunicação Interpessoal. Gestão de Conflitos; ASPECTO FUNDAMENTAL DA COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO Sem compreensão, não há comunicação.

13 -Percepção e Comunicação Interpessoal. Gestão de Conflitos; Compreensão e entendimento são a mesma coisa? Não! E o que diferencia? Ter compreensão sobre os assuntos fará uma profunda diferença para subir os degraus de sucesso ou não de qualquer empreendimento em qualquer esfera da vida de um indivíduo. Compreender requer questionamento, perguntas e a busca pelas respostas. Para compreender não se pode ser apático, conformado, estagnado. Eu posso entender algo, mas não compreender!

14 -Percepção e Comunicação Interpessoal. Gestão de Conflitos; Um exemplo que vocês vivem hoje no ensino profissionalizante. Temos aulas de química e aprendemos química. Entendemos! Então: O aluno aprende e entende que a fórmula da água é H2O, mas não compreende o seu significado, as moléculas que a compõe, que são necessárias exatas duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio para formar a água. Ele entende, decora a fórmula sem compreender sua real definição. Compreensão requer atenção, questionamento e principalmente tempo para pensar, analisar e conquistar o verdadeiro entendimento em todos os assuntos.

15 COMUNICAÇÃO

16 Podemos concluir que a Comunicação, de maneira geral, seja em qual segmento da nossa vida for, é um DESAFIO. E quais são os segmentos da nossa vida: -Social – com os amigos; - Familiar – com mãe, pai, avós e parentes mais próximos; - Amoroso – noivos, namorados, etc; - Religioso – Interpretação, compreensão do sermão ou do palavra, etc; E um dos principais, NO TRABALHO.

17 COMUNICAÇÃO E POR QUE NO TRABALHO

18 COMUNICAÇÃO - Um dos aspectos é quanto ao tempo que passamos dentro das empresas, desenvolvendo nosso trabalho. Esse tempo é pequeno? -Outro aspecto é trabalharmos pessoas diferentes direta ou indiretamente, ou seja na mesma área ou áreas distintas, com personalidades diferentes; - E por ultimo, as barreiras ou variáveis que encontramos, tais como: falta de ferramentas apropriadas para o desenvolvimento do trabalho (não ter um computador), idioma, ambiente (calor, barulho, distância entre as áreas), etc.

19 COMUNICAÇÃO Tudo o que dizemos impacta diretamento nas Relações do Trabalho, trazendo o que chamamos de: CONFLITOS

20 COMUNICAÇÃO – O que é CONFLITO? Oposição de interesses, sentimentos, ideias. Luta, disputa, desentendimento. Briga, confusão, tumulto, desordem. Situação em que, no indivíduo, se opõem os impulsos primários e as solicitações ou interdições sociais e morais. Fonte: dicionário português on line, pesquisado em

21 COMUNICAÇÃO Os conflitos surgem por uma série de fatores: - Erros, omissões, falta ou falhas na Comunicação; -Interesses diferentes; -Divergência de ideias; -Preconceito ou pré julgamentos; -Etc.

22 COMUNICAÇÃO Os conflitos existem nas empresas e na humanidade desde a pré-história. Hoje falamos em GESTÃO DE CONFLITOS. E o que é isso

23 COMUNICAÇÃO É o trabalho desenvolvido por cada profissional com o intuito de se desenvolver pessoal e profissionalmente, avaliando e analisando as situações, os conflitos, os problemas do dia-a- dia, tornado-se capazes de resolver ou adquirir comportamentos que evitam ou suavizam as problemáticas Organizacionais. Algumas vezes esta atribuição é designada à àrea de RH, clima organizacional ou ainda, á subáreas de Relações do Trabalho e Gestão de Pessoas.

24 COMUNICAÇÃO Alguns comportamentos, atitudes que podem auxiliar na Gestão de Conflitos: -Comunicar-se de uma forma mais eficiente; -Ter empatia; -Atentar e Cuidar das pessoas; -Cumprir o combinado; -Reagir utilizando a razão – racional; -Etc.

25 Material complementar. Artigo Revista Exame.

26 Como lidar com conflitos na empresa? Respondido por Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas Conflitos acontecem quando há diferentes interpretações sobre um mesmo problema. Isso é muito comum, pois quase todas as pessoas têm percepções distorcidas de como as coisas realmente são. Em pequenas empresas, onde o convívio é mais intenso, estes conflitos são ainda mais comuns.pequenas empresas Quem impõe pontos de vista de maneira intransigente costuma gerar discussões com outros colaboradores, clientes e fornecedores. Confira cinco dicas para o empreendedor minimizar conflitos entre os membros de sua equipe. 1. Seja empático Empatia é a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Ela nos ajuda a compreender as razões, por mais estranhas que pareçam, que levam alguém a tomar decisões que jamais tomaríamos. 2. Ouça os dois lados Para ser justo, é fundamental que o líder entenda os pontos de vista conflitantes entre as pessoas envolvidas antes de tomar qualquer decisão.

27 3. Tenha uma postura racional Não se contamine emocionalmente quando houver discussões mais ríspidas. Mantenha a negociação no plano racional. As pessoas tendem a respeitar quem mantém o autocontrole. 4. Estimule o diálogo Procure fazer com que as partes apresentem seus argumentos de maneira serena e de preferência embasados em dados mensuráveis, de forma que as informações dos dois lados possam ser aproveitadas em uma proposta intermediária. 5. Não se omita Muitas vezes, o líder se retira antes de resolver o conflito. Se depois de tudo isso o impasse persistir, decida você. Às vezes, é preciso tomar partido de uma das posições e encerrar o problema, deixando claro quais os critérios levados em consideração para decidir. Seguindo estes cinco passos, com o passar do tempo, as pessoas perceberão que, com você no comando, a negociação equilibrada sempre será o melhor caminho e os conflitos em sua empresa diminuirão muito. Fonte: Pesquisa em http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-maneiras-de-lidar-com-conflitos-na-sua-empresa/

28 Por hoje é só! Até nossa próxima aula!


Carregar ppt "CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL– 2 ANO Professora: Daniele Ferreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google