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A Nova Estratégia Empresarial 3 3 Base de pesquisa.

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3 A Nova Estratégia Empresarial 3 3 Base de pesquisa

4 A Nova Estratégia Empresarial 4 4 Vida e morte: 12/Dez/1918 até 14/Jul/2002 Origens: Vladivostok, Rússia (Foi para os Estados Unidos com os pais aos 16 anos) Formado pela Brown University em NY: Eng. Mecânica e Física (graduação) Matemáticas Aplicadas (doutorado) Atuação: Rand Foundation, Lockheed (diretor-geral), carreira acadêmica no Carnegie Institute of Technology e reitor da Vanderbilt University Principal contribuição para a gestão empresarial: Criou o modelo ou Matriz Ansoff, com base na expansão e diversificação empresarial através de uma sequência de decisões. Na base do modelo estão os conceitos de análise de desvios e de sinergia H. Igor Ansoff

5 A Nova Estratégia Empresarial 5 5 Tema: Formulação de estratégias Problema: Estratégias defasadas Foco: Novos fundamentos Objetivo: Preparar empresas Sobre o livro/seminário

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7 A Nova Estratégia Empresarial 7 7 Decisões

8 A Nova Estratégia Empresarial 8 8 EstratégicasAdministrativasOperacionais Problema Selecionar o composto de produtos e mercados que maximize o ROI (retorno sobre o investimento) potencial da empresa Estruturar os recursos da empresa para obter desempenho ótimo Otimizar a obtenção do ROI potencial Natureza do problema Alocação de recursos totais entre oportunidades de produto e mercado Organização, obtenção e desenvolvimento de recursos Alocação de recursos orçamentários entre as principais áreas Programação de uso de recursos Acompanhamento e controle Decisões - chave Objetivos e metas Estratégia de diversificação Estratégia de expansão Estratégia administrativa Estratégia financeira Método de crescimento Programação do crescimento Organização: estrutura de fluxos de informação, autoridade e responsabilidade Estrutura da conversão de recursos: fluxos de trabalho, sistema de distribuição, localização de instalações Obtenção e desenvolvimento de recursos: financiamento, instalações e equipamentos, pessoal, matéria-prima Objetivos e metas operacionais Níveis de preço e produção Níveis de operação: escalas de produção, estoques, armazenagem Políticas e estratégias de marketing Políticas e estratégias de P&D Controle Caracterist. Principais Decisões centralizadas Desconhecimento parcial Decisões não-repetitivas Decisões não auto- regenerativas Conflito entre estratégia e operações Conflito entre objetivos pessoais e institucionais Associação forte entre variáveis econômicas e sociais Decisões provocadas por problemas estratégicos e/ou operacionais Decisões descentralizadas Risco e incerteza Decisões repetitivas Grande volume de decisões Sub-otimização forçada por complexidade Decisões auto-regenerativas Principais Classes de Decisões na Empresa

9 A Nova Estratégia Empresarial 9 9 Decisões Estratégicas  Mercado turbulento/mutável Decisões Operacionais  Mercado estável Equilíbrio de prioridades entre decisões

10 A Nova Estratégia Empresarial 10 Solução de Problemas:  Percepção de Necessidades  Busca de Alternativas  Avaliação  Escolha Modelo de tomada de decisões estratégicas

11 A Nova Estratégia Empresarial 11 Tomadas de Decisões Estratégicas:  Etapas da solução de problemas  Lidar com alocação de recursos  Avaliar resultados  Identificar Oportunidades  Lidar com objetivos opostos  Avaliar o potencial de longo prazo dos projetos Modelo de tomada de decisões estratégicas

12 A Nova Estratégia Empresarial 12 Processo decisório na formulação de estratégias Formulação de objetivos, Escolha de Mercados Descrição de diversifica ção Descrição de diversifica ção Avaliação Interna da Empresa Estratégia De Competição Estratégia De Competição Componentes da Estratégia Avaliação de Oportunida des Externas Avaliação de Oportunida des Externas Estratégia De Diversifica- ção Estratégia De Diversifica- ção Componentes de Estratégia Regras de Decisão para Busca e Avaliação

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14 A Nova Estratégia Empresarial 14 “.... Para uma empresa, a questão do lucro é de grande importância como indicador econômico de sua eficiência” Nikita Khrushchev Objetivos

15 A Nova Estratégia Empresarial 15 São determinados por variáveis: Empresariais Econômicas Sociais Objetivos

16 A Nova Estratégia Empresarial 16 $ Objetivos

17 A Nova Estratégia Empresarial 17 $ Objetivos – O que alguns autores defendem

18 A Nova Estratégia Empresarial 18 $ Objetivos – O que alguns autores defendem Igual responsabilidade em relação a acionistas A sobrevivência a longo prazo Um consenso negociado entre vários participantes na empresa.

19 A Nova Estratégia Empresarial 19 Principal influência: Objetivos econômicos voltados para a otimização do processo geral de conversão de recursos da empresa Garantia de um retorno atraente sobre o investimento no longo prazo Fundamentos de um sistema prático de objetivos

20 A Nova Estratégia Empresarial 20 Influência modificadora: Objetivos sociais ou não-econômicos, que respondam às necessidades e aspirações dos participantes na empresa Objetivos que representam respostas às aspirações de poderosos grupos externos de interesses Fundamentos de um sistema prático de objetivos

21 A Nova Estratégia Empresarial 21 Influência sobre o comportamento da administração: Responsabilidades Restrições Fundamentos de um sistema prático de objetivos

22 A Nova Estratégia Empresarial 22 Hierarquia do objetivo de longo prazo Objetivo de longo prazo ROI a longo prazo Objetivo de longo prazo ROI a longo prazo Competitividade Crescimento Eficiência Interna Estabilidade Giro Profundidade Idade dos ativos Para lista geral

23 A Nova Estratégia Empresarial 23 Hierarquia do objetivo de flexibilidade Flexibilidade externa Impacto de contingências Flexibilidade externa Impacto de contingências Ofensiva Objetivo de flexibilidade ROI sob condições imprevisíveis Objetivo de flexibilidade ROI sob condições imprevisíveis Defensiva Liquidez Flexibilidade interna Resposta a contingências Flexibilidade interna Resposta a contingências

24 A Nova Estratégia Empresarial 24 Hierarquia de influências não-econômicas geradas internamente Para lista geral Objetivos Não econômicos Responsabilidades e restrições Objetivos econômicos Dos indivíduos Objetivos não econômicos Dos indivíduos Restrições Institucionais

25 A Nova Estratégia Empresarial 25 Hierarquia geral de objetivos PróximoFlexibilidadeLongo Prazo Individuais, econômicos Restrições Institucionais Individuais Não econômicos Ambiente econômico Lista geral de Objetivos e restrições Ambiente não econômico Objetivo econômico Objetivos não econômicos Responsabilidades e restrições Objetivos e restrições da empresa

26 A Nova Estratégia Empresarial 26 Processo de formulação de objetivos Primeira revisão Segunda revisão Terceira revisão Resumo dos objetivos correntes Escolha da filosofia básica Análise de competitividade Análise de diversificação Estratégia Objetivos da empresaEstratégia da empresa

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28 A Nova Estratégia Empresarial 28 “Fale em inglês! Disse o filhote de águia. Não conheço o significado de metade dessas palavras compridas, e além disso, duvido que você também o conheça” Lewis Carroll Sinergia

29 A Nova Estratégia Empresarial 29 Conceito: Sinergia Processo Entrada Saída ROI

30 A Nova Estratégia Empresarial 30 Conceito: Sinergia Processo Entrada Saída ROI 0,51 Sinergia negativa 11 Sem sinergia 21 Com sinergia

31 A Nova Estratégia Empresarial 31 Comercial (Vendas) De operação (Instalação/Pessoal/Gastos) De investimento (Reuso / Uso conjunto) De administração (Desafios conhecidos) Podem ter efeito tanto positivo quanto negativo Tipos de sinergia

32 A Nova Estratégia Empresarial 32 Sinergia funcional entre setores industriais Setor da empresa que está se diversificando Novo Setor Potencialidade funcional Defesa-espacialBens de capital Bens de consumo Defesa-espacial Adm GeralElevadaReduzidaNegativa P&DElevadaModeradaReduzida ProduçãoElevadaReduzidaNegativa MarketingElevadaReduzidaNegativa Bens de capital Adm GeralElevada Moderada P&DModeradaElevadaReduzida ProduçãoReduzidaElevadaReduzida MarketingReduzidaElevadaReduzida Bens de consumo Adm GeralNegativaReduzidaElevada P&DReduzida Elevada ProduçãoNegativaReduzidaElevada MarketingNegativaReduzidaElevada

33 A Nova Estratégia Empresarial 33 Ocorrem em aquisições de novas áreas de produtos e mercados: Sinergia inicial  Custos associados ao início do empreendimento Sinergia operacional  Custos operacionais e o nível exigido para sustentar o nível de atividade Sinergia inicial e sinergia operacional

34 A Nova Estratégia Empresarial 34 Em princípio, todos os efeitos sinergéticos podem ser dimensionados em três variáveis: Maiores receitas para a empresa em consequência de vendas Menores custos operacionais Menores necessidades de investimento. Avaliação da sinergia

35 A Nova Estratégia Empresarial 35 Problemas: Todas as três devem ser examinadas no tempo. Um quarto efeito sinergético é a aceleração das alterações respectivas das três variáveis possibilitadas pela sinergia Na prática, o dimensionamento frequentemente não é possível Avaliação da sinergia

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37 A Nova Estratégia Empresarial 37 Até 1950 Clima externo e interno da empresa relativamente estável e previsível Após 1950 O clima externo a organização cada vez mais mutável e descontinuo em relação ao passado Aumento de Concorrência interna e externa Novas Tecnologias Contexto

38 A Nova Estratégia Empresarial 38 Nova Realidade Ambiental Novas soluções para o administrador podem ser encontradas através da aplicação da Estratégia Como vencer os novos desafios

39 A Nova Estratégia Empresarial 39 “Estratégia é quando você fica sem munição, mas continua atirando para que o inimigo não descubra” Autor desconhecido Estratégia

40 A Nova Estratégia Empresarial 40 “ Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” Sun Tzu – A Arte da Guerra (2500 a.c.) Estratégia

41 A Nova Estratégia Empresarial 41 Estratégia é uma palavra herdada dos gregos : Estrategos – Generais Estratégia – plano dos generais Teoria Geral da Administração – Maximiano, Antonio Amaru Definição de Estratégia

42 A Nova Estratégia Empresarial 42 Estratégia é um conjunto de regras de decisão para orientar o comportamento de uma organização: 1) Padrões para medir o desempenho presente e futuro da empresa ; Quando qualitativos são chamados de objetivos Quando quantitativos, são chamados de metas 2) Regras para o desenvolvimento da relação da empresa com seu ambiente externo; 3) Regras para o estabelecimento de relações internas e processos dentro da organização; isto é chamado de estratégia administrativa 4) As regras segundo as quais a empresa conduz suas atividades no dia-a- dia, chamadas de políticas operacionais. Conceito de Estratégia

43 A Nova Estratégia Empresarial 43 O processo de formulação da estratégia não resulta em qualquer ação imediata. Em vez disso, estabelece as direções gerais nas quais a posição da empresa crescerá e se desenvolverá. A estratégia deve ser usada, para gerar projetos estratégicos através de um processo de busca, porém não é possível determinar antecipadamente todas as possibilidades de projetos Estratégia

44 A Nova Estratégia Empresarial 44 Quando a busca identifica alternativas específicas, a informação mais precisa e menos agregada poderá lançar dúvidas sobre a prudência da escolha original de estratégia. Portanto, o uso apropriado da estratégia exige "feed-back" estratégico. Estratégia

45 A Nova Estratégia Empresarial 45 Estratégia utilizada para filtrar projetos que são aparentemente semelhantes. Objetivos representam os fins que a empresa está tentando alcançar Estratégia é o meio para alcançar esses fins. Estratégia

46 A Nova Estratégia Empresarial 46 Estratégia é um conceito fugaz e abstrato. Sua formulação não produz qualquer ação produtiva concreta imediata na empresa. Processo dispendioso tanto em termos de dinheiro quanto do tempo da administração. Resumo

47 A Nova Estratégia Empresarial 47 Mudanças rápidas e descontínuas no ambiente da empresa; Experiência e as tradições organizacionais estabelecidas deixam de ser suficientes para lidar com as novas oportunidades e ameaças.; Quando se defronta com descontinuidades, a empresa; Os objetivos de uma organização se modificam radicalmente em função de novas exigências impostas pela sociedade à organização. Quando implantar estratégia

48 A Nova Estratégia Empresarial 48 A estratégia de carteiras - tipos de áreas estratégicas de negócio em que a empresa pretende operar no futuro. A estratégia de carteiras possui quatro componentes: 1. Vetor de crescimento geográfico; 2. Vantagem competitiva; 3. Sinergia; 4. Flexiblidade Estratégica. Estratégia de Carteira

49 A Nova Estratégia Empresarial 49 Estratégia de Carteira CorrenteNovo Corrente Penetração no mercado Desenvolvimen to de produtos Novo Desenvolvimen to de mercados Diversificação Produto Missão Vetor de crescimento geográfico

50 A Nova Estratégia Empresarial 50 Estratégia de Carteira Atuais Novos Tecnologias/ Produtos/serviços Área Geográfica Atual Nova Necessidade de Marcado Atual Nova Vetor de crescimento geográfico

51 A Nova Estratégia Empresarial 51 Diagrama BCG

52 A Nova Estratégia Empresarial 52 SWOT SW OT Na conquista dos Objetivos ForçasFraquezas OportunidadesAmeaças

53 A Nova Estratégia Empresarial 53 Diversificação e Internacionalização Internacionalização (nova área geográfica) Diversificação (mesma área geográfica)

54 A Nova Estratégia Empresarial 54 ANSOFF, I.H. A nova estratégia empresarial. São Paulo : Atlas, 1990 ANSOFF, I.H. A nova estratégia empresarial. São Paulo : Atlas, 1991 Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo : Atlas, 6ª edição, Bibliografia

55 A Nova Estratégia Empresarial 55 Dúvidas


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