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João Sá Marta1 19-08-2014 Introdução CMS (Sistema de gestão de conteúdos) para WEB Possui um sistema de gestão de utilizadores e de permissões avançado.

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2 João Sá Marta Introdução CMS (Sistema de gestão de conteúdos) para WEB Possui um sistema de gestão de utilizadores e de permissões avançado Editor de páginas de fácil utilização Permite a adição de módulos de modo a satisfazer as necessidades

3 João Sá Marta Autenticação Utilizadores de toda a UC Username e password do endereço de correio electrónico Utilizadores autenticam-se no sistema de autenticação da UC

4 João Sá Marta Tipos de utilizadores

5 João Sá Marta Tipos de utilizadores (cont.) Níveis de acesso aplicáveis a conteúdos Nível de acesso Tipo de utilizador Público + Autenticados (todos os utilizadores da UC) ++ Viewer +++ Viewer Viewer

6 João Sá Marta Layout de um site tipo –Pág. principal Cabeçalho-Apresenta a identidade da UC – Não é possível alteração via CMS Fim da listagem de conteúdos,copyright, links úteis e gerais Menu que reflecte a estrutura do site Barra de navegação Área de conteúdos, editável pelos editores. (Silva Document com o identificador “index_middle”) Slideshow. Podem ser vídeos ou imagens que incluem texto e link para mais informação (Silva Publication com o identificador “slideshow”, cujo conteúdo são “Media content”) Área de notícias (mostra todos os “viewers”)

7 João Sá Marta Layout de um site tipo – Páginas secundárias Banner: Banners diferentes por subsite e por directoria Área editável pelos editores

8 João Sá Marta Navegação no Backoffice /edit

9 João Sá Marta Navegação no Backoffice (cont.) Separador “contents”: mostra a estrutura e conteúdos do site

10 João Sá Marta Navegação no Backoffice (cont.) Separador “preview”: permite fazer a pré-visualização do site/páginas

11 João Sá Marta Navegação no Backoffice (cont.) Separador “properties”: permite definir propriedades dos objectos (site/página..)

12 João Sá Marta Navegação no Backoffice (cont.) Separador “access”: permite definir permissões a utilizadores e definir restrições para visualização

13 João Sá Marta Navegação no Backoffice (cont.) Separador “publish”: informação sobre as versões de objectos publicáveis, aprovação para o futuro, recuperação de versões anteriores

14 João Sá Marta Estrutura de um “site” Um site contém objectos “Silva”- Podem ser documentos(páginas), pastas, subsites, ficheiros (pdf, xls, doc, zip, etc), notícias, indexação de conteúdos, slideshows, etc. Para cada nível da estrutura de um site podem ser definidos diferentes conjuntos de permissões e de utilizadores ou grupos de utilizadores

15 João Sá Marta Estrutura de um “site” –organização de conteúdos O conteúdo pode ser organizado em pastas e subsites(publicações) Pastas e subsites são opacos (não aparecem na visualização do site) se não contiverem:  Páginas (silva document) publicadas  Notícias publicadas  Tabelas de conteúdos

16 João Sá Marta Adição de conteúdos Tipos de conteúdos

17 João Sá Marta Adição de conteúdos (cont.) Silva Document Um “Silva Document” é a unidade básica de informação neste CMS. Um documento pode conter texto, listas, tabelas, cabeçalhos, sub-cabeçalhos, imagens, etc.

18 João Sá Marta Adição de conteúdos (cont.) Edição de um “Silva Document” –Formatação

19 João Sá Marta Novo layout – cabeçalhos e parágrafos

20 João Sá Marta Adição de conteúdos (cont.) Edição de um “Silva Document” –Guardar e pré-visualizar

21 João Sá Marta Adição de conteúdos (cont.) Edição de um “Silva Document” –Tabelas Vários tipos (classes): plain, list, grid, datagrid Ocupa a largura da página Possível de definir a largura relativa das colunas Junção (merge) de células da mesma linha

22 João Sá Marta Adição de conteúdos (cont.) Edição de um “Silva Document” -Tabelas

23 João Sá Marta Adição de conteúdos (cont.) Edição de um “Silva Document” -Tabelas Largura das colunas – equivale a 50%,50% Mudar para 1,4 – (20%,80%)

24 João Sá Marta Adição de conteúdos (cont.) Edição de um “Silva Document” -Tabelas

25 João Sá Marta Adição de conteúdos (cont.) Pastas (Silva Folder) Video do slide 24Video do slide 24 (ficheiro.wmv, 6,5 MB)

26 João Sá Marta Adição de conteúdos (cont.) Imagens (Silva image) Video do slide 25Video do slide 25 (ficheiro.wmv, 15,2 MB)

27 João Sá Marta Adição de conteúdos (cont.) Inserção de imagens em páginas Video do slide 26 Video do slide 26 (ficheiro.wmv, 19,2 MB)

28 João Sá Marta Adição de conteúdos (cont.) Alinhamento de imagens Video do slide 27 Video do slide 27 (ficheiro.wmv, 20 MB)

29 João Sá Marta Adição de conteúdos (cont.) links externos

30 João Sá Marta Adição de conteúdos (cont.) Links para ficheiros internos Video do slide 29 Video do slide 29 (ficheiro.wmv, 18 MB)

31 João Sá Marta Módulos e funcionalidades adicionais Galeria de imagens Flash Silva Google Calendar Video do YouTube

32 João Sá Marta Módulos e funcionalidades adicionais Silva News Formulários para envio de s Mapa de localização e formulário de contacto

33 João Sá Marta Regras De Usabilidade Das cerca de 200 orientações ou regras de usabilidade identificadas no documento “Usabilidade_Checklist_ ”, destacamos um conjunto de 20:Usabilidade_Checklist_ A disposição de conteúdos começa no topo superior esquerdo do ecrã. A disposição de informação é feita de forma lógica com títulos descritivos que descrevem claramente cada grupo A navegação até aos níveis terminais do site faz-se com 3 cliques Longas cadeias de caracteres ou números devem ser quebradas em pequenos pedaços Não é necessário fazer scroll horizontal Não é necessário percorrer a pagina todas para determinar os seus conteúdos. É possível ao utilizador "varrer" o ecrã e identificar e compreender as mensagens/temas principais Não existe uma proliferação exagerada de banners e outros elementos promocionais desajustados O conteúdo da página está dividido em blocos O nível de detalhe de conteúdos é progressivo O número de opções em listas, menus, etc. são entre 5 a 9 itens (número "mágico" de 7) O texto é conciso, simples (sem adjectivos) e legível Opções e áreas de informação não aparecem como imagens que são confundidas com publicidade Os estilos e tamanhos de letra numa página são consistentes com a importância relativa de cada elemento Os links ancorados em elementos gráficos (ícones, imagens, gráficos) tem uma componente de texto e a tag "alt" preenchida Os links Internet estão a azul Os títulos das páginas Web, conforme aparecem na barra do browser, dão indicação do conteúdo e da área onde o utilizador se encontra Os títulos de campos de páginas e secções são breves (e descritivos do respectivo conteúdo) Os títulos dos links indicam claramente os seu propósitos ou destinos Usam-se apenas até 4 cores (exceptuando-se cores adicionais de uso esporádico) Usar apenas até 4 tamanhos de fontes/letterings

34 João Sá Marta Suporte


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