A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão e organização da Biblioteca Escolar Nº horas de formação – 3 horas Tipo de formação – Formação Contínua Nº máximo de formandos – 15 formandos Condições.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão e organização da Biblioteca Escolar Nº horas de formação – 3 horas Tipo de formação – Formação Contínua Nº máximo de formandos – 15 formandos Condições."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão e organização da Biblioteca Escolar Nº horas de formação – 3 horas Tipo de formação – Formação Contínua Nº máximo de formandos – 15 formandos Condições de acesso - Desenvolver funções na equipa restrita ou alargada da BE Formador- Professor coordenador da BE

2 Gestão e organização da Biblioteca Escolar “Importa, no contexto de abertura deste seminário internacional, sublinhar o papel desempenhado pelos professores-coordenadores das bibliotecas escolares. A integração destas no projecto educativo das escolas depende do seu funcionamento como plataformas de mobilização e de resposta às necessidades das escolas, em particular no complemento à formação curricular e integração dos tempos não lectivos dos alunos. A concretização desta função implica uma política de recursos humanos valorizadora das suas competências pedagógicas, por um lado, e profissionais, por outro.” Excerto da comunicação da Senhora Ministra da Educação [SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE BIBLIOTECAS ESCOLARES] 25 de Setembro de 2006

3 Gestão e organização da Biblioteca Escolar Objectivos da formação - Promover a reflexão sobre a análise da gestão de meios existentes na escola / BE e resultados atingidos. - Reflectir sobre a importância da mobilização de toda a Escola para a utilização dos recursos da biblioteca, enquanto instrumento facilitador do processo de aprendizagem com metodologias inovadoras e desenvolvimento de competências nos alunos. - Promover a reflexão sobre a equipa da BE e quais as alterações resultantes da redefinição do seu papel e funções.

4

5 Gestão da Biblioteca Escolar Gerir é segundo a definição mais corrente, a arte de conduzir uma organização, com vista ao cumprimento da sua missão e objectivos que deve cumprir.

6 Gestão da Biblioteca Escolar Como gerir os meios existentes ? Adequar a Liderança Desenvolver o planeamento e a estratégia Adaptar a equipa restrita e alargada da BE à mudança de funções e competências Criar parcerias e adequar recursos Agilizar os processos de mudança na Escola / BE

7 Gestão da Biblioteca Escolar Como gerir a mudança? Desenvolver estratégias para a integração da BE, intervindo ao nível dos instrumentos da Escola (PEE, RI, PCE e PAA). Desenvolver instrumentos para a promoção da prática da leitura e da literacia Articular a BE com as actividades de sala de aula e enriquecimento curricular.

8 Gestão da Biblioteca Escolar Como gerir os resultados? Visar a satisfação dos clientes externos e externos Promover a satisfação da equipa restrita e alargada Criar impacto positivo na sociedade Adequar o desempenho (expectativas e necessidades)

9

10 Organização da Biblioteca Escolar Qual é o papel da BE na Comunidade Escolar ? Como articular as linhas de actuação da BE com o novo paradigma da Sociedade de Informação? Quais são as mudanças na Equipa da BE?

11 Organização da Biblioteca Escolar A BE na Comunidade Escolar Biblioteca Escolar Escola Sistema Educativo MACRO

12 Organização da Biblioteca Escolar Qual é o papel da BE na Comunidade Escolar? Contribuí para uma melhor organização da escola Contribuí para uma maior coordenação de todos os intervenientes educativos Contribuí para uma mais eficaz leccionação dos conteúdos, nas aulas

13 Organização da Biblioteca Escolar Contribuí para uma selecção adequada dos elementos mais pertinentes e essenciais constitutivos dos programas Contribuí para um desenvolvimento e aplicação de estratégias de ensino-aprendizagem adequadas ao desenvolvimento dos alunos Contribuí para a dinamização da Escola, nas suas diversas dimensões. (adaptado de F. Guilardi & C. Spallarossa, 1983):

14 Organização da Biblioteca Escolar Como articular as linhas de actuação da BE com o novo paradigma da Sociedade de Informação? A informação é matéria-prima: as tecnologias se desenvolvem para permitir o homem actuar sobre a informação propriamente dita. Os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade porque a informação é parte integrante de toda actividade humana. Predomínio da lógica de redes.

15 Organização da Biblioteca Escolar Flexibilidade: a tecnologia favorece processos reversíveis, permite modificação por reorganização de componentes e tem alta capacidade de reconfiguração. Crescente convergência de tecnologias, desenvolvimento tecnológico em diversas áreas do saber tornam-se interligadas. Castells, 2000

16 Organização da Biblioteca Escolar A BE e o novo paradigma da Sociedade de Informação Para a construção da nova escola em que estamos empenhados, consideremos os factores - Lugar e Tempo, - Estudantes, - Professores, - Conteúdos e Processos Curriculares, - Média e Aprendizagem, no paradigma transformado do século XXI. Adaptado de Esmeralda Maria Couto da Silva Graça,2005

17 Organização da Biblioteca Escolar A BE e o novo paradigma da Sociedade de Informação Lugar e Tempo - Salas abertas, multiusos e outros espaços de aprendizagem - A educação tem lugar em vários espaços: escola, casa, emprego, organizações culturais ou outras - As Turmas usam regularmente as TICs para comunicar - Os Horários são flexíveis - Escola aberta à comunidade - Acesso remoto à informação

18 Organização da Biblioteca Escolar A BE e o novo paradigma da Sociedade de Informação Estudantes - Estudantes como parceiros activos na aprendizagem. - Estudantes como produtores de conhecimento e meio. - Alunos colaborantes. - Estilos de aprendizagem diversificados.

19 Organização da Biblioteca Escolar A BE e o novo paradigma da Sociedade de Informação Professores - Competências baseadas em conteúdos e processos de aprendizagem que incluem as TICs. - A formação faz-se ao longo da vida. - A comunidade contribui com conhecimento, apoio e experiência. - Os professores trabalham em equipa e com técnicos de educação e outros especialistas.

20 Organização da Biblioteca Escolar A BE e o novo paradigma da Sociedade de Informação Conteúdos e processos curriculares - Ênfase nos processos de aprendizagem e nos resultados. - Conteúdos e resultados a atingir negociados entre professores e alunos. - Currículo determinado pelo contexto com que se relaciona.

21 Organização da Biblioteca Escolar A BE e o novo paradigma da Sociedade de Informação - Abordagem interdisciplinar dos conteúdos. - Aprendizagem activa baseada na resolução de problemas. - Estratégias de aprendizagem múltiplas. - Processos de avaliação individualizados.

22 Organização da Biblioteca Escolar A BE e o novo paradigma da Sociedade de Informação Média e aprendizagem - Utilização do multimédia na aprendizagem. - Tecnologias de informação presentes nas salas de aulas. - Bibliotecas e espaços de aprendizagem. - TICs integradas em todas as áreas do currículo.

23 Organização da Biblioteca Escolar Quais as mudanças na Equipa da BE? Desenvolver novos formas de actuação do Coordenador/ Equipa restrita na - Organização - Gestão Documental - Pedagogia / Ambiente Escolar - Animação

24 Organização da Biblioteca Escolar Quais as mudanças na Equipa da BE? Harmonizar a Equipa restrita / Equipa alargada ao nível do Conhecimento Visão estratégica Habilidade de comunicação global Actualização tecnológica Consciência da cidadania global Relacionamento interpessoal e interfuncional Flexibilidade e adaptabilidade

25 Organização da Biblioteca Escolar Quais as mudanças na Equipa da BE? Novas formas de produzir, armazenar e disseminar informação exigem novas competências adquiridas em formação. Saber criar, experimentar e avaliar produtos educacionais cujo alvo é avançar ao encontro do paradigma da educação, adequado à sociedade de Informação. Novas formas de aprender, novas competências são exigidas em que a tecnologia serve como mediador no processo ensino-aprendizagem. O uso efectivo da tecnologia por parte dos alunos, passa primeiro por uma assimilação da tecnologia pelos professores.

26 Gestão e organização da Biblioteca Escolar Cria dois slides Aponta estratégias concretas de actuação que gostarias de desenvolver em dois campos de intervenção : - Gestão da Biblioteca escolar - Organização da Biblioteca Escola


Carregar ppt "Gestão e organização da Biblioteca Escolar Nº horas de formação – 3 horas Tipo de formação – Formação Contínua Nº máximo de formandos – 15 formandos Condições."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google