A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Climas da Europa Professor Luiz Felipe Geografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Climas da Europa Professor Luiz Felipe Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 Climas da Europa Professor Luiz Felipe Geografia

2 Fatores climáticos Existem alguns fatores que contribuem ou determinam as características do clima de uma determinada região. Na Europa, têm forte influencia: Latitude. Altitude. Correntes marítimas. Maritimidade. Continentalidade.

3 Latitude Entende-se por latitude: distância, medida em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre à Linha do Equador. Em geral, quanto maior for a latitude, menor será a temperatura de um local. A Europa está situada em médias e altas latitudes (entre o Trópico de Câncer e o Circulo Polar Ártico), contribuindo para a ocorrência de climas frios e temperados.

4 Influência da latitude  Norte da Europa – Ocorrência de clima frio. Baixas temperaturas na maior parte do ano, invernos longos e rigorosos e verões curtos.  Extremo Norte da Europa – Clima Polar Temperaturas muito baixas durante o ano todo, com ocorrência de neve em todas as estações.

5 Relevo Ocorrência de planícies na região centro-norte, facilita a penetração de massas de ar frio vindas do Ártico, tornando a temperatura mais baixa na região. As cadeias de montanhas ao sul, dificulta a passagem de ar frio vindas do norte e impedem que massas de ar quente vindas do sul penetrem no continente. Ao sul das cadeias montanhosas o clima é mais quente e seco.

6 Influência do relevo Nas regiões montanhosas como Cáucaso e Alpes, temos o Clima Frio de Montanha. Esse tipo climático está ligado a baixas temperaturas anuais e ocorrência de neve no inverno.

7 Influência do relevo/ latitude Região Sul do continente – Clima Mediterrâneo. Apresenta verões quentes e secos, influenciados pelos ventos que sopram do Saara e invernos com muita chuva e temperaturas amenas, devido ao bloqueio exercido pelas cadeias montanhosas às massas de ar vindas do Norte.

8 Correntes Marítimas A corrente do Golfo, vinda de região de baixa latitude e, portanto mais quente, proporciona calor e chuva no verão dos países situados na porção ocidental do continente. Elas também amenizam o rigor do inverno nessa região.

9 Maritimidade e continentalidade O vapor d’água, abundantemente presente nas áreas próximas ao oceano, proporciona menores amplitudes térmicas anuais. Por outro lado, a menor quantidade desse vapor contribui para climas menos chuvosos e grande amplitude térmica no interior do continente.

10 Influência da maritimidade e continentalidade Na área central do continente europeu, predomina o clima temperado. As áreas próximas do Atlântico apresentam verões suaves e invernos pouco rigorosos. Já no interior, temos estações bem demarcadas, com alta amplitude térmica.


Carregar ppt "Climas da Europa Professor Luiz Felipe Geografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google