A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENTENDENDO (E CUIDANDO) O CORPO HUMANO PROFESSOR SAMUEL CORTEZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENTENDENDO (E CUIDANDO) O CORPO HUMANO PROFESSOR SAMUEL CORTEZ."— Transcrição da apresentação:

1 ENTENDENDO (E CUIDANDO) O CORPO HUMANO PROFESSOR SAMUEL CORTEZ

2 POR QUÊ ENTENDER COMO FUNCIONA O CORPO? Como a máquina humana funciona; Qual o combustível; Entender certas reações; Decisões higiênicas corretas; VIVER MELHOR!

3

4 COMBUSTÍVEL Alimento; Deve conter: Carboidratos, Proteínas e gorduras insaturadas;  Balanceamento;  Bem digerido;  Cuidados com dentes, mãos;  Cuidados com os alimentos;

5

6

7 Necessário para “queimar” o combustível; Glicose + gás oxigênio = Gás carbônico + água +ENERGIA

8 Locais arejados; Cobertas e roupas; Poluição ar; Fumo; Limpeza do nariz;

9

10

11 Como a maioria dos animais, o homem tem dois tipos de glândulas sudoríparas, as glândulas écrinas, que produzem apenas líquido refrescante para o corpo, ocupam todo o corpo; glândulas apócrinas, cuja secreção transporta gorduras e proteínas das células para o exterior do corpo, ocupam as áreas peludas;

12 Genética; Atividade física intensa; Alimentação; Vestuário; Fungos e Bactérias.

13 SISTEMA GENITAL MASCULINO

14 ALGUNS CUIDADOS - HOMENS Apesar de ser anti-romântico, após qualquer tipo de contato sexual, deve- se lavar os genitais com água corrente, mesmo tendo usado preservativo. Incluir a glande, prepúcio, corpo de pênis, região pubiana, região anal e perianal.

15 Os pelos pubianos, escrotais, perianais e das virilhas, possuem uma função pouco conhecida e relegada a segundo plano: reduzir o atrito entre duas superfícies cutâneas que se tocam. Portanto, não se deve raspar tais pelos sob pena de ocorrer reações locais tais como infecções, irritações e escoriações da pele.

16 SISTEMA GENITAL FEMININO

17 ALGUNS CUIDADOS - MULHERES Use sempre sabonetes neutros. Jamais use desodorantes íntimos. Mantenha os pelos pubianos aparados.

18 Após urinar, seque a vulva encostanto o papel higiênico, sem fazer movimentos bruscos, para evitar que o papel esfarele e deixe pequenos pedaços grudados; nunca traga o papel de trás para a frente pois poderá contaminar a vagina com bactérias que habitam normalmente a região perianal;

19 No banho, procure afastar os lábios vaginais para fazer a higiene dos sulcos interlabiais. Não é necessário lavar ou fazer "chuveirinho" dentro da vagina.

20 Evite o uso habitual de absorvente fora do período menstrual. Durante a menstruação troque o absorvente externo ou interno com freqüência.

21 Dê preferência às roupas íntimas de tecido natural como o algodão. As calcinhas de "lycra" ou renda aumentam a temperatura e são irritantes das mucosas. Evite usar roupas apertadas no dia-a-dia. Durma com roupas soltas, e dispense a calcinha sempre que possível.

22

23 Sistema Sensorial Nossa relação com o ambiente; Manter – se em condições de reagir ao ambiente;

24 Quem são os sensores? Paladar; Olfato; Tato; Visão; Audição

25 APARÊNCIA NO TRABALHO...SOCIEDADE Cabelos bem cuidados; Barba aparada, ou raspada; Hálito agradável; Unhas aparadas; Sentimento de “BEM ESTAR” do próprio individuo;

26

27 CONCLUINDO Suponha que você possui um amigo que não pratica boas regras de higiene pessoal. Crie um texto aconselhando-o a “corrigir” alguns erros higiênicos, mas sem perder a sua amizade.

28

29

30

31


Carregar ppt "ENTENDENDO (E CUIDANDO) O CORPO HUMANO PROFESSOR SAMUEL CORTEZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google