A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTEIRO / RESUMO DE PALESTRA Perispírito, Duplo Etérico e Corpo Mental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTEIRO / RESUMO DE PALESTRA Perispírito, Duplo Etérico e Corpo Mental."— Transcrição da apresentação:

1

2 ROTEIRO / RESUMO DE PALESTRA Perispírito, Duplo Etérico e Corpo Mental

3 O PERISPÍRITO O PERISPÍRITO  O perispírito é semi-material, constituído de um complexo de energias e fluidos, estruturando um “corpo” para o espírito. Pode ser comparado como uma matéria muito sutil que envolve o Espírito. Em existindo o Espírito, existirá também o perispírito. Um não existe sem o outro.  Tem a função de dar limite e relação ao espírito, permitindo a interação deste com a parte “material” da natureza.  O perispírito é estruturado, ou seja, apresenta sistemas complexos (órgãos), compatíveis com sua finalidade.  As energias e fluidos constituintes do perispírito são oriundos da metabolização das energias e fluidos do local onde está o Espírito, ou seja, o perispírito está sempre “ajustado” ao meio onde se encontra o espírito.  O perispírito, no seu componente energético “transita” nos planos ou dimensões material e espiritual, sendo o elemento de “ajuste” ou “interligação” entre os dois planos.

4 ESPÍRITO PERISPÍRITO PLANO MATERIAL PLANO ESPIRITUAL

5 O DUPLO ETÉRICO  o corpo físico organiza-se tendo como fonte niveladora o perispírito, através de suas linhas de força. A ação do perispírito sobre os elementos físicos e sobre as energias vital (princípio vital), estrutura a organização física (corpo físico), bem como uma estrutura que contém a vitalidade, que é o duplo etérico;  o duplo etérico parece mais uma duplicação do corpo físico que do perispírito, mas didaticamente podemos colocar que o duplo etéreo “reveste” o perispírito, ou ainda, que é uma extensão deste. Em realidade, corpo físico, duplo etérico e perispírito interpenetram-se dinamicamente, sendo distinguíveis pelos espíritos superiores pela sua qualidade energética e densidade;  com a morte do corpo físico, a estrutura do duplo etérico se desintegra, e o perispírito perde essa túnica de vitalidade, essencial para o equilíbrio espírito-corpo. Muitas vezes, no ato da desencarnação, o duplo etérico, ao se desprender do corpo, fica próximo a este ou pairando no ambiente, por algum tempo, até mesmo depois do sepultamento, até se extinguirem toda a carga de energia do corpo, quando ocorre a desintegração total.

6 O COMPLEXO ESPÍRITO, PERISPÍRITO, DUPLO ETÉRICO E CORPO FÍSICO ESPÍRITO PERISPÍRITO CORPOFÍSICO DUPLO ETÉRICO

7  O duplo etérico contém a reserva de energia vital e parece ser o grande fornecedor de energias para o ectoplasma;  a queda de vitalidade do corpo afeta o duplo etéreo e vice-versa, pois aguardam estreita relação. Da mesma forma, o revigoramento de um propicia o revigoramento do outro;  a relação estreita entre corpo físico e duplo etéreo explicaria os casos em que existindo uma materialização completa de um espírito, ao se agir sobre o o corpo materializado, por exemplo, agredindo-o, sofre o médium imediato e doloroso efeito, que chega mesmo a produzir ferimentos;  os fenômenos de cura pelo poder mental também tem amparo na existência do duplo etéreo, bem como as terapias que utilizam a energização, pois as energias atual no duplo etéreo, agem sobre este, que provoca modificações na estrutura orgânica;  André Luiz, no livro “Nos Domínios da mediunidade”, faz uma preciosa descrição do duplo etéreo e de sua ligação com o perispírito e com o corpo físico.

8 O CORPO MENTAL  Segundo André Luiz, no livro Evolução em Dois Mundos, “o corpo espiritual retrata em si o corpo mental que lhe preside a formação”. Define o corpo mental como “o envoltório sutil da mente”. Nos alerta de que não há ainda terminologia apropriada em nossa linguagem e conhecimento científico para explicitar melhor o assunto;  pode ser entendido como um campo específico a envolver o espírito ou alma, uma “matriz psíquica”, que é resultante da projeção desse corpo mental;  pode ser inferido que o corpo mental preside a formação do próprio perispírito, ou seja, o corpo mental expande-se na estruturação do perispírito, dando-lhe sustentação;  Durval Ciamponi, no livro Perispírito e Corpo Mental, nos coloca que o corpo mental é a parte imperecível do perispírito, pois acompanha o princípio inteligente qualquer que seja seu grau de evolução, desde a criação simples e ignorante até o nível dos puros; o perispírito é perecível, porque o espírito o troca, pois sua substância é aurida do meio ambiente em que se encontra.

9 Perispírito Espírito ou Alma Corpo Mental

10 BIBLIOGRAFIA UTILIZADA ZIMMERMANN, Zalmino. Perispírito. Ed CEAK p. JORGE, José. Antologia do Perispírito. Ed CELD, 5ª ed p. SANCHEZ, Wladimir. A Influência dos Espíritos no nosso Dia a Dia. Ed USE p. FIGURAS UTILIZADAS Criadas por Carlos Augusto Parchen no software Powerpoint (©) Resumo / Roteiro de Palestra elaborado por Carlos Augusto Parchen para apresentação na Sociedade Espírita Leocádio José Correia, de Curitiba/Pr em 02/09/01www.carlosparchen.net


Carregar ppt "ROTEIRO / RESUMO DE PALESTRA Perispírito, Duplo Etérico e Corpo Mental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google