A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTEIRO / RESUMO DE PALESTRA Perispírito, Duplo Etérico e Corpo Mental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTEIRO / RESUMO DE PALESTRA Perispírito, Duplo Etérico e Corpo Mental."— Transcrição da apresentação:

1

2 ROTEIRO / RESUMO DE PALESTRA Perispírito, Duplo Etérico e Corpo Mental

3 O PERISPÍRITO O PERISPÍRITO  O perispírito é semi-material, constituído de um complexo de energias e fluidos, estruturando um “corpo” para o espírito. Pode ser comparado como uma matéria muito sutil que envolve o Espírito. Em existindo o Espírito, existirá também o perispírito. Um não existe sem o outro.  Tem a função de dar limite e relação ao espírito, permitindo a interação deste com a parte “material” da natureza.  O perispírito é estruturado, ou seja, apresenta sistemas complexos (órgãos), compatíveis com sua finalidade.  As energias e fluidos constituintes do perispírito são oriundos da metabolização das energias e fluidos do local onde está o Espírito, ou seja, o perispírito está sempre “ajustado” ao meio onde se encontra o espírito.  O perispírito, no seu componente energético “transita” nos planos ou dimensões material e espiritual, sendo o elemento de “ajuste” ou “interligação” entre os dois planos.

4 ESPÍRITO PERISPÍRITO PLANO MATERIAL PLANO ESPIRITUAL

5 O DUPLO ETÉRICO  o corpo físico organiza-se tendo como fonte niveladora o perispírito, através de suas linhas de força. A ação do perispírito sobre os elementos físicos e sobre as energias vital (princípio vital), estrutura a organização física (corpo físico), bem como uma estrutura que contém a vitalidade, que é o duplo etérico;  o duplo etérico parece mais uma duplicação do corpo físico que do perispírito, mas didaticamente podemos colocar que o duplo etéreo “reveste” o perispírito, ou ainda, que é uma extensão deste. Em realidade, corpo físico, duplo etérico e perispírito interpenetram-se dinamicamente, sendo distinguíveis pelos espíritos superiores pela sua qualidade energética e densidade;  com a morte do corpo físico, a estrutura do duplo etérico se desintegra, e o perispírito perde essa túnica de vitalidade, essencial para o equilíbrio espírito-corpo. Muitas vezes, no ato da desencarnação, o duplo etérico, ao se desprender do corpo, fica próximo a este ou pairando no ambiente, por algum tempo, até mesmo depois do sepultamento, até se extinguirem toda a carga de energia do corpo, quando ocorre a desintegração total.

6 O COMPLEXO ESPÍRITO, PERISPÍRITO, DUPLO ETÉRICO E CORPO FÍSICO ESPÍRITO PERISPÍRITO CORPOFÍSICO DUPLO ETÉRICO

7  O duplo etérico contém a reserva de energia vital e parece ser o grande fornecedor de energias para o ectoplasma;  a queda de vitalidade do corpo afeta o duplo etéreo e vice-versa, pois aguardam estreita relação. Da mesma forma, o revigoramento de um propicia o revigoramento do outro;  a relação estreita entre corpo físico e duplo etéreo explicaria os casos em que existindo uma materialização completa de um espírito, ao se agir sobre o o corpo materializado, por exemplo, agredindo-o, sofre o médium imediato e doloroso efeito, que chega mesmo a produzir ferimentos;  os fenômenos de cura pelo poder mental também tem amparo na existência do duplo etéreo, bem como as terapias que utilizam a energização, pois as energias atual no duplo etéreo, agem sobre este, que provoca modificações na estrutura orgânica;  André Luiz, no livro “Nos Domínios da mediunidade”, faz uma preciosa descrição do duplo etéreo e de sua ligação com o perispírito e com o corpo físico.

8 O CORPO MENTAL  Segundo André Luiz, no livro Evolução em Dois Mundos, “o corpo espiritual retrata em si o corpo mental que lhe preside a formação”. Define o corpo mental como “o envoltório sutil da mente”. Nos alerta de que não há ainda terminologia apropriada em nossa linguagem e conhecimento científico para explicitar melhor o assunto;  pode ser entendido como um campo específico a envolver o espírito ou alma, uma “matriz psíquica”, que é resultante da projeção desse corpo mental;  pode ser inferido que o corpo mental preside a formação do próprio perispírito, ou seja, o corpo mental expande-se na estruturação do perispírito, dando-lhe sustentação;  Durval Ciamponi, no livro Perispírito e Corpo Mental, nos coloca que o corpo mental é a parte imperecível do perispírito, pois acompanha o princípio inteligente qualquer que seja seu grau de evolução, desde a criação simples e ignorante até o nível dos puros; o perispírito é perecível, porque o espírito o troca, pois sua substância é aurida do meio ambiente em que se encontra.

9 Perispírito Espírito ou Alma Corpo Mental

10 BIBLIOGRAFIA UTILIZADA ZIMMERMANN, Zalmino. Perispírito. Ed CEAK. 2000.9. 571 p. JORGE, José. Antologia do Perispírito. Ed CELD, 5ª ed. 2000. 378 p. SANCHEZ, Wladimir. A Influência dos Espíritos no nosso Dia a Dia. Ed USE. 2001. 181 p. FIGURAS UTILIZADAS Criadas por Carlos Augusto Parchen no software Powerpoint (©) Resumo / Roteiro de Palestra elaborado por Carlos Augusto Parchen para apresentação na Sociedade Espírita Leocádio José Correia, de Curitiba/Pr em 02/09/01www.carlosparchen.net


Carregar ppt "ROTEIRO / RESUMO DE PALESTRA Perispírito, Duplo Etérico e Corpo Mental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google