A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEDIDORES DE CORRENTE CONTÍNUA Disciplina: Medidas Elétricas Professor: Euler Alunas: Adriana Mara Andresa Magalhães Jôse Vanêssa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEDIDORES DE CORRENTE CONTÍNUA Disciplina: Medidas Elétricas Professor: Euler Alunas: Adriana Mara Andresa Magalhães Jôse Vanêssa."— Transcrição da apresentação:

1 MEDIDORES DE CORRENTE CONTÍNUA Disciplina: Medidas Elétricas Professor: Euler Alunas: Adriana Mara Andresa Magalhães Jôse Vanêssa

2

3 INTRODUÇÃO: O instrumento empregado na medição das grandezas elétricas (corrente, tensão e resistência) são denominados VOM (volt-ohm-milliammeter), ou Multitestes. Existem dois tipos básicos de VOM: os analógicos que utilizam um mostrador baseado no deslocamento de um ponteiro e os digitais que apresentam o valor medido em um mostrador digital.

4 MULTÍMETRO ANALÓGICO MULTÍMETRO DIGITAL

5 Tanto os multitestes analógicos quanto os digitais são capazes de executar medidas de tensão e corrente em CC ou em baixa freqüência (em torno de 400 HZ). Um multiteste, na realidade, é somente um medidor de corrente e as medições das outras grandezas (tensão e resistência elétrica) são derivadas desta. CONSIDERAÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA: 1. Utilize um instrumento de teste somente se tiver certeza que o está utilizando de forma correta. Para tanto, leia os manuais de operação do instrumento antes de utilizá-lo. 2. Escolha o instrumento correto para medir a grandeza desejada, seja ela corrente, resistência elétrica ou tensão ( CC ou CA).

6 3. Estime o valor da grandeza a ser medida, de modo a selecionar corretamente o calibre do instrumento a ser utilizado. Por exemplo: se for desejado medir a corrente por um circuito onde uma lâmpada de 200Watts e 220Volts está conectado, deve-se escolher um Amperímetro com calibre de 1A. Caso não seja possível fazer esta estimativa, utilize o instrumento de maior calibre possível. 4. O instrumento utilizado deve ter a classe de exatidão compatível com a qualidade da medida a ser feita. 5. Deve-se utilizar um instrumento com o melhor rendimento possível e sempre considerar o distúrbio introduzido quando este é inserido no circuito que se está medindo. Desta forma, obteremos o valor da grandeza a medir descontando a influência das perdas internas do instrumento utilizado. Para fixarmos a importância deste conceito, vamos medir a corrente máxima fornecida por uma bateria de tensão contínua de 10Volts com resistência interna de 1Ohm. Como será visto mais adiante, para medir a corrente em um circuito, temos que inserir o amperímetro em série com este circuito.

7 A resistência interna do amperímetro é extremamente pequena, o que significa que ele não interfere na resistência equivalente do circuito, indicando uma corrente próxima a aquela que realmente existe no circuito. Ao trabalharmos em corrente contínua, devemos nos ater ao sentido da corrente. A corrente sempre deve entrar no amperímetro pelo seu polo positivo (+, normalmente indicado pela cor vermelha) e sair pelo seu pólo negativo (-, normalmente indicado pela cor preta).

8 Dicas A maioria dos amperímetros possui fusíveis de proteção interna, para o caso da corrente que for passar pelo amperímetro ser maior do que a sua capacidade. Eventualmente, ao utilizarmos o amperimetro de forma incorreta, esses dispositivos de proteção atuarão e terão de ser substituídos. É necessário conectar sempre o amperímetro em série ao circuito. Em certas situações, veremos que isto não é possível, como no circuito de nossa casa. Suponhamos que queremos medir a corrente de uma das fases que alimentam o circuito interno de uma residência. Infelizmente, não é possível "abrirmos" o circuito sem que haja o desligamento do mesmo. Neste tipo de situação, utilizamos o alicate amperímetro, que é um sensor de corrente que é colocado em volta do cabo que se deseja medir, e, através de um sensor com base no efeito hall, é feita a medição da corrente da linha, tanto contínua quanto alternada.

9 ALICATE AMPERÍMETRO MEDIÇÃO COM AMPERÍMETRO

10 MEDIDAINSTRUMENTOCONEXÃO TIPO DE MEDIDA OBSERVAÇÃO Corrente Amperímetro ou Galvanômetro Série com o circuito A quente Bobina móvel: CC e BF senoidal. Ferro Móvel: CC e BF com formas de onda genéricas. TensãoVoltímetroParaleloA quente Verificar eficiência do instrumento. ResistênciaOhmímetroParaleloA frio Ajustar o zero da escala antes de executar uma medida. OBS: Tanto o Voltímetro como o Ohmímetro são construídos a partir de um amperímetro, normalmente, de bobina móvel. Instrumentos de medidas :


Carregar ppt "MEDIDORES DE CORRENTE CONTÍNUA Disciplina: Medidas Elétricas Professor: Euler Alunas: Adriana Mara Andresa Magalhães Jôse Vanêssa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google