A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO DE JESUS COM de …

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO DE JESUS COM de …"— Transcrição da apresentação:

1 Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO DE JESUS COM de …

2 Introdução Anim. – Irmãs e Irmãos em Jesus ressuscitado. Mais uma vez acolhemos a graça de nos reunirmos como Cenáculo de Oração Missionária. Deixamos por um momento o aconchego dos nossos lares e dos nossos afazeres, para nos colocarmos na escola de Jesus e, vendo como Ele rezava ao Pai até ao ponto de se transfigurar, também nós deixemos o Espírito Santo rezar em nós.

3 Cântico

4 Saudação Anim. – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen! Anim. – A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração Aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

5 Anúncio do Tema “A oração é o respiro da alma! Rezar, de algum modo, todos rezam mas, saber realmente rezar, é outra coisa muito diferente! Jesus é o nosso modelo de oração, pois ninguém como Ele soube rezar tão bem! Queremos hoje contemplá-lo em oração, na sua mais íntima união com o Pai, na escuta, no diálogo, no discernimento da Sua vontade. Digamos com os seus discípulos:” Senhor, como é bom estar aqui!” “Senhor, ensina-nos a rezar!”

6 Invocação do Espirito sobre o Cenáculo Anim. - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar! Anim. - Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni- nos num só coração e numa só alma. Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar! Anim. - Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar! Anim. - Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para a cumprir com prontidão e generosidade. Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar!

7 Oração Inicial Divino Espírito, Tu que iluminaste e inspiraste Jesus, ao longo de toda a sua vida, a descobrir e a realizar o maravilhoso Projeto do Pai para a Salvação do mundo, abre também o nosso coração à Tua ação, para que também nós saibamos segui-lo e imitá-lo. Ámen.

8 Leitura Bíblica(LC. 9, 28-36) 28 Cerca de uma semana após ter dito estas palavras, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar. 29 Quando estava em oração, o seu aspecto transformou-se e a sua roupa ficou de um branco muito brilhante. 30 Nisto, dois homens puseram-se a falar com ele. Eram Moisés e Elias, 31 rodeados duma luz celestial, a falar da sua morte que ia cumprir-se em Jerusalém. 32 Pedro e os companheiros estavam a cair de sono, mas quando acordaram viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33 Quando aqueles homens se iam a retirar, Pedro, sem saber bem o que estava a dizer, exclamou: «Mestre, é tão bom estarmos aqui! Vamos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.»

9 Leitura Bíblica(LC. 9, 28-36) 34 Enquanto dizia estas coisas, uma nuvem envolveu-os na sua sombra e os discípulos ficaram atemorizados quando a nuvem os envolveu. 35 Saiu então da nuvem uma voz que dizia: «Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutem o que ele diz.» 36 Quando se ouviu aquela voz, Jesus já estava sozinho. Os discípulos calaram-se e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto. Palavra do Senhor.

10 Comentário A pessoa humana é por natureza religiosa, porque se descobre como parte de um grande mistério, que ela mesma não sabe explicar. O ser humano, buscando precisamente a explicação desse mistério, levanta o olhar para o alto, à procura d’Aquele que pode iluminar e dar sentido à sua existência e, então, descobre Deus. E porque no seu íntimo, apesar do pecado, ficou sempre um vestígio da mão criadora de Deus, sente continuamente a saudade e o secreto desejo de Lhe falar e de com Ele dialogar: isso é rezar. Na verdade a oração é “o respiro da alma”.

11 Comentário Já no Antigo Testamento encontramos exemplos maravilhosos de crentes que rezam. Mas as dúvidas ainda eram muitas acerca de como rezar e foi por isso que os discípulos pediram a Jesus: “ Senhor, ensina-nos a rezar”. De facto, Ele é mestre de oração, não só porque sabia ensinar a rezar mas sobretudo porque sabia rezar bem de verdade. Os Evangelhos mostram-nos Jesus em diálogo íntimo e constante com o Pai: trata-se de uma intimidade e comunhão tão profunda que chega ao ponto de O tratar por Abba, paisinho querido. Podemos dizer que a oração está presente em toda a vida de Jesus, e ilumina as suas escolhas, as suas relações, os seus gestos e as suas palavras. É uma oração que brota do íntimo do coração, que o guia e acompanha na sua caminhada até à entrega total, na realização do projeto do Pai que é a salvação de toda a Humanidade.

12 Comentário De onde recebeu Jesus a luz, a força e o desejo da oração, para a sentir como o respiro da sua vida? Recebeu-a, antes de mais, de Maria e de José, da família, da Comunidade. Mas a fonte mais profunda estava no próprio Pai e no Espírito, ou não fosse Ele o Filho de Deus ! Que diria Jesus na sua oração? Quais os seus sentimentos, as suas palavras, os seus pensamentos? Certamente não pedia só coisas ao Pai, mas passaria grande parte da sua oração a escutar, a perscrutar a Sua vontade, a pedir a realização do Seu Reino e a louvá-lO pelas coisas lindas que, através da sua mediação, se realizavam. De oração em oração, Jesus foi navegando no rio da sua vida até poder lançar-se nos braços do amor do Pai, pela sua morte e ressurreição. Ele continua a estar connosco e a dar-nos o Espírito para que também nós, de oração em oração, entremos na intimidade com Deus e colaboremos na salvação do mundo.

13 Pistas para o diálogo em grupo Porque razão achas que Jesus tinha necessidade de rezar ao Pai? Sentes como Jesus, Maria e os Santos necessidade de rezar? Quando rezas, com quem falas, o que pensas, o que dizes, o que esperas? Quando na oração pedes algo a Deus, o que pedes? Para quem?

14 Partilhar a leitura missionária

15 Preces Anim. – Pai, que estavas em contínua intimidade com Jesus, que sempre O escutavas e O assistias com o Teu Espírito, escutai-nos também a nós que vos imploramos, dizendo: Todos – Ouvi-nos ó Pai do Céu. 1. Jesus, quando menino, aprendeste a rezar com o exemplo de José e de Maria. Ajuda também os pais cristãos, em particular os da nossa paróquia, a ensinarem os seus filhos a orar e a comprometer-se na proclamação do evangelho. Oremos: 2. Jesus, tu mostraste vontade de falar com Deus e de estar mais intimamente ligado a Ele, ficando sozinho no templo de Jerusalém, logo aos 12 anos. Atrai também as nossas crianças, adolescentes e jovens, para que sintam desde cedo o desejo de rezar. Oremos:

16 Preces 3. Jesus, tu oravas em casa, no templo, no monte, ou no mar, de noite ou de dia. Ensina-nos também a nós a sentir-nos em contínua união com Deus, numa oração de comunhão e de vida, mas também de tempo dedicado exclusivamente ao seu louvor. Oremos: 4. Jesus, tu rezaste nos momentos decisivos da tua vida, antes das grandes decisões. Dá-nos o teu Espírito para que também nós saibamos parar e perscrutar os caminhos de Deus nas contrariedades, alegrias e esperanças da nossa vida, para os seguir fielmente. Oremos: 5. Senhor Jesus, ao rezar no monte Tabor, apareceste transfigurado aos olhos dos três discípulos, para lhes mostrar como a tua vida seria transformada depois da tua morte e ressurreição, faz que também a nossa oração nos leve a uma verdadeira conversão de vida, segundo os critérios de Deus. Oremos: Outras preces… Pai nosso…

17 Entrega do Cenáculo Anim. – Reunidos com Maria para implorar o dom do Espírito Santo sobre a igreja e o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiamos-Lhe todos os Cenáculos: Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, e junto com todos os santos missionários e missionárias, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. Anim. – Fazei, deles, fogueiras do Vosso Espírito. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração de Bom Pastor: Todos - Inflamai-nos a todos com as chamas do Espírito, que jorra do Vosso Coração Aberto crucificado e ressuscitado. Fazei que, juntos, comuniquemos Amor, Fé e Esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

18 Entrega do Cenáculo Anim. – Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de pessoas que testemunham o evangelho da Vossa Graça. Todos – Que, neles e com eles, se reviva um perene Dia de Pentecostes que relance, na Igreja, um novo impulso de santidade e missão. Porque Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amen

19 III Parte – Compromissos e Atividades Leitura da Ata anterior, ofertório e avisos Revisão do compromisso anterior – Cada um narra como o realizou. Novo compromisso: cada um decida o tempo que quer dedicar, por dia, à oração, do modo como entender, em particular escutando a Palavra e buscando silêncio?

20 Oração Conclusiva Todos - Pai de bondade, obrigado pelo teu amor infinito que te levou a enviar-nos o teu Filho muito amado para nos introduzir no teu Reino, e nos ensinar também a rezar, como filhos. Obrigado igualmente pelo Espírito Santo que nos deste e que nos leva a ter, cada vez mais, os mesmos sentimentos de Jesus e a colaborar com Ele na construção de um mundo novo. Amen.

21 Cântico

22 Bênção e Despedida Anim. - Por intercessão de Nossa Senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espirito Santo. Todos - Amen.


Carregar ppt "Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO DE JESUS COM de …"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google