A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relações interespecíficas - Comensalismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relações interespecíficas - Comensalismo"— Transcrição da apresentação:

1 Relações interespecíficas - Comensalismo

2 Índice: Introdução O comensalismo Exemplos do comensalismo Conclusão Bibliografia/Sitografia

3 Introdução Fatores bióticos são interações de seres vivos de várias espécies que interagem entre si num determinada meio. Podem classificar-se de relações intraespecíficas ou interespecíficas. As intraespecíficas ocorrem entre seres vivos da mesma espécie enquanto as interespecíficas ocorrem entre seres vivos de espécies diferentes. As relações interespecíficas podem ser de: Parasitismo Predação Competição Mutualismo Simbiose Comensalismo

4 Comensalismo O comensalismo é uma associação interespecífica, entre indivíduos de espécies diferentes, em que um dos seres é beneficiado, a espécie comensal e o outro não é beneficiado nem prejudicado, o hospedeiro. O comensalismo não implica viver às custas do outro, mas sim aproveitar os benefícios dos outros (excedentes de alimentos, proteção ou suporte, sem afetar o hospedeiro.) .

5 Exemplos de comensalismo
Rémoras Prendem-se ao corpo do tubarão, obtendo, assim, restos de comida e um meio de transporte. Peixe-palhaço Refugia-se nos tentáculos urticantes das anémonas do mar, protegendo-se dos peixes carnívoros.

6 Exemplos de comensalismo:
Orquídeas Certas orquídeas vivem sobre o tronco de arvores altas. Normalmente estão em zonas com precipitação abundante. Alimentam-se de substâncias retiradas do ar e água. Não prejudicam as árvores. Cracas As cracas usam as concas dos mexilhões para se fixarem. Estes não são beneficiados nem prejudicados.

7 Conclusão: Com este trabalho nós aprendemos que os animais e as plantas se relacionam de diferentes maneiras. Desenvolvemos a relação do comensalismo percebendo que um ser vivo sem prejudicar o outro pode obter benefícios para si.

8 Bibliografia Sitografia
CAMPOS, Carlos, et al - Sistema Terra Sustentabilidade na Terra 8º ano GRAMAXO, Fernanda, et al – Planeta Vivo Sustentabilidade na Terra CARLOS GOMES, João, et al – Ciências Naturas Mundos Sustentabilidade na Terra Sitografia


Carregar ppt "Relações interespecíficas - Comensalismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google