A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros."— Transcrição da apresentação:

1 A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros não oscilem exageradamente em relação ao seu centro e os braços não se cruzem excessivamente no plano anterior do corpo, mas apenas ligeiramente, a fim de contribuir para o equilíbrio e a movimentação para a frente. O Ângulo do corpo O ângulo em que o corpo se coloca durante a corrida é uma característica natural, porque, à medida que o corpo acelera a

2 a passada, o corpo começa a se inclinar para a frente, em uma tomada natural de equilíbrio, mas a inclinaçao deve ser a mínima possível. O movimento dos braços Os braços devem movimentar-se lateralmente em relação ao tronco. Sua ação consiste em balanceamento rítmico, partindo da articulação do ombro e flexionando-se em um ângulo de mais ou menos 90 graus. Essa ação das branços é de muita importância, a ponto de alguns corredores declararem, em certas situações que finalizaram determinadas provas “correndo no braço”.

3 A colocação dos pés Nas corridas de meio-fundo, por exemplo, o pé deverá apoiar-se primeiramente sobre o metatarso.

4 Já nas provas mais longas coloca-se primeiro a parte anterior do pé e depois a parte lateral externa, sendo que o calcanhar aproxima-se mais do solo em comparação com as corridas de velocidade onde o calcanhar fica mais elevado (predomina a ponta do pé) porque a inclinação do corpo é mais acentuada para aumentar o impulso do deslocamento

5 acentuada para aumentar o impulso do deslocamento.

6 As corridas com barreira As corridas com barreira sao provas de velocidade, porque, muito embora o barreirista se depare com uma série de barreiras colocadas à sua frente no trajeto da corrida, ele procura franquear esses obstáculos com a mínima perda da velocidade e também conservar o seu centro de gravidade em linha paralela com o solo, mesmo no momento de executar a passagem sobre a barreira. As provas com barreiras são corridas de velocidade, nas quais os competidores deve superar uma série de dez barreiras de madeira ou metal. As provas clássicas de barreira são 110m masculino e 100 metros feminino.

7 As distâncias das barreiras se diferenciam nas provas masculinas e femininas sendo: 110 metros com barreira: A primeira barreira fica a 13,73 metros da linha de partida e as outras barrreiras são separadas por uma distância de 9,14 metros. A distância da última barreira até a chegada é de 14,02 metros. 100 metros com barreira: A primeira barreira fica a 13 metros da linha de partida e as outras barrreiras são separadas por uma distância de 8,5 metros. A distância da última barreira até a chegada é de 10,5 metros.

8 As corridas com obstáculo A principal corrida com obstáculos é a de 3000 metros. Os obstáculos devem ter uma altura entre 91,1 e 91,7 centímetros. As corridas de revezamento As corridas de revezamento são provas com equipes de quatro componentes, nas quais o corredor percorre uma distância determinada e passa um tubo rígido, chamado bastão, para o próximo corredor, e assim sucessivamente, até completar a distância total da corrida. São marcadas linhas delimitando um setor chamado de zona de passagem, onde o bastão é passado para o próximo corredor.

9 As provas clássica de revezamento são os 4 x 100 metros, onde cada atleta corre 100 metros e os 4 x 400 metros, onde cada atleta corre 400 metros. Durante toda a corrida o bastão deve ser carregado nas mãos e, caso caia, deve ser pego unicamente pelo atleta que o deixou cair. Depois de passar o bastão, os competidores devem permanecer nas suas raias ou zonas até que a pista fique livre, para não obstruir a passagem de outros competidores. Uma vez que a equipe tenha competido nas etapas preliminares de uma prova, não é permitido mudar a composição da equipe em etapas subseqüentes, salvo caso de lesão.


Carregar ppt "A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google