A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação do Preço de Venda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação do Preço de Venda"— Transcrição da apresentação:

1 Formação do Preço de Venda

2 O Preço de Venda O preço de venda de um produto deve ser determinado de forma cuidadosa, a fim de evitar valores altos que impossibilitem a venda ou valores baixos que darão prejuízo.

3 Composição do Preço de Venda
Custo fixo; Custo variável; Impostos; Margem de lucro.

4 Custo Fixo O custo fixo de um produto deve contemplar todos os gastos necessários para que a empresa funcione e possibilite a venda dos produtos. Dessa forma, é necessário considerar todos os gastos desde os salários até água, luz, telefone, etc.

5 Custo Fixo Os gastos que compõe o custo fixo são: Salários; Encargos;
Treinamentos; Fretes; Propaganda; Financiamentos; Empréstimos; Administrativos. São gastos que não sofrem uma influência direta da quantidade vendida e não variam na mesma proporção em que a demanda aumenta ou diminui.

6 Custo Fixo - Exemplo Gastos fixos mensais de uma loja:
Valor mensal Salários R$ 2.500,00 Encargos R$ 1.250,00 Treinamentos R$ 800,00 É a somatória dos gastos mensais com pagamento de empréstimos Fretes R$ 2.200,00 É a somatória dos gastos básicos para funcionamento da loja (água, luz, telefone,etc) É a somatória de todos os custos fixos também chamado de Custo Fixo Total Propaganda R$ 6.400,00 Financiamentos R$ 980,00 É a somatória dos salários de todos os funcionários da loja É a somatória dos encargos sobre os salários de todos os funcionários da loja É a somatória dos gastos com fretes referentes aos produtos que foram comprados para reposição de estoque É a somatória dos gastos com treinamentos para todos os funcionários da loja Empréstimos R$ 1.100,00 É a somatória dos gastos com propaganda para a loja É a somatória dos gastos mensais com pagamento de financiamentos Administrativos (Água, luz...) R$ ,00 Total R$ ,00

7 Custo Fixo - Rateio Para ser utilizado na formação do preço de venda dos produtos, o custo fixo deve ser rateado (distribuído) entre todos os tipos de produtos que serão vendidos.

8 Rateio do Custo Fixo – Exemplo 1
Custos fixos rateados pelo custo médio do estoque: É a somatória de todos os custos fixos da loja Tipos de produtos Produto 1 Produto 2 Produto 3 Produto 4 Produto 5 Produto 6 Total Custo médio do estoque por unidade ou preço de compra no fornecedor por unidade R$ 1.200,00 R$ 780,00 R$ 950,00 R$ 420,00 R$ 260,00 R$ 740,00 R$ 4.350,00 Percentual de rateio em relação ao custo médio 27,59% 17,93% 21,84% 9,66% 5,98% 17,01% 100,00% Custo fixo total multiplicado pelo percentual de rateio R$ 7.304,83 R$ 4.748,14 R$ 5.782,99 R$ 2.556,69 R$ 1.582,71 R$ 4.504,64 R$ ,00 Demanda mensal prevista em unidades 23 47 56 5 12 9 152 Custo fixo rateado por produto e dividido pela demanda prevista R$ 317,60 R$ 101,02 R$ 103,27 R$ 511,34 R$ 131,89 R$ 500,52 - É o custo unitário de cada unidade dividido pela somatória dos custos (em percentual). Exemplo: Produto 1 - R$1.200,00  R$4.350,00= 27,59% É a lista com os nomes dos produtos que serão vendidos É o preço de cada unidade que foi pago ao fornecedor - quando a compra de um item for feita de mais de um fornecedor, usa-se a média entre os preços pagos (custo médio). É a somatória dos valores unitários de compra dos produtos É o custo fixo rateado, de um produto da loja, dividido pela quantidade de vendas previstas para aquele produto. Exemplo: Produto 1 - R$7.304,83  23 = R$317,60 É o custo fixo total multiplicado pelo percentual de rateio. Exemplo: Produto 1 - R$26.480,00 x 27,59% = R$ 7.304,83 É a quantidade de vendas, da loja, prevista para a próxima rodada

9 Rateio do Custo Fixo – Exemplo 2
Quando alguns produtos tem uma demanda muito pequena, o rateio por custo médio pode tornar os preços desses produtos inviáveis. Nesses casos é possível utilizar o rateio do custo fixo total diretamente pela quantidade de vendas previstas. Fórmula: Custo fixo total ÷ demanda total = Custo fixo rateado Exemplo: R$26.480,00 ÷ 152 un. = R$174,21

10 Custo Variável O custo variável é todo aquele custo que irá variar proporcionalmente ao aumento ou redução da demanda. São custos mais fáceis de serem identificados pois estão relacionados aos gastos com fornecedores e não precisam de rateio.

11 Custo Variável Custo de compra do produto;
Os gastos que compõe os custos variáveis são: Custo de compra do produto; Gastos com entrega do produto; Comissões de venda.* * A comissão é calculada com base em um percentual que incide sobre o preço de venda, de forma que a mesma deve ser adicionada ao percentual da margem de lucro.

12 Custo Variável - Exemplo
Custos variáveis por tipos de produtos: Tipos de produtos Produto 1 Produto 2 Produto 3 Produto 4 Produto 5 Produto 6 Custo médio do estoque por unidade ou preço de compra no fornecedor por unidade R$ 1.200,00 R$ 780,00 R$ 950,00 R$ 420,00 R$ 260,00 R$ 740,00 Custo de entrega por produto R$ 5,00 Total do custo médio do estoque adicionado do custo por entrega R$ 1.205,00 R$ 785,00 R$ 955,00 R$ 425,00 R$ 265,00 R$ 745,00 É o custo envolvido na entrega ou instalação do produto ao cliente, que compreende gastos de entrega (combustível, acessórios de instalação, etc). No caso do Simulador Coliseum, esse custo é igual para todos os produtos. É o preço de cada unidade que foi pago ao fornecedor - quando a compra de um item for feita de mais de um fornecedor, usa-se a média entre os preços pagos (custo médio). É o custo médio somado ao custo por entrega.

13 Impostos O Simulador Coliseum utiliza as seguintes alíquotas de impostos: ICMS – 12% sobre as vendas (faturamento); PIS – 1,65% sobre as vendas (faturamento); COFINS – 7,60% sobre as vendas (faturamento); IMPOSTO DE RENDA - 15% sobre o lucro operacional; CSLL - 9% sobre o lucro operacional. Totalizando 21,25%, estes impostos incidem sobre o faturamento, de forma que a empresa terá que pagá-los mesmo praticando preços não lucrativos! Por serem impostos que incidem sobre o lucro operacional, a empresa terá que pagá-los apenas quando tiver lucro!

14 Margem de Lucro É o percentual de lucro pretendido sobre o preço de venda do produto, que normalmente oscila entre três tipos de estratégias: Margem de lucro baixa; Margem de lucro média; Margem de lucro alta.

15 Margem de Lucro Margem de lucro baixa: como a margem de lucro em cada unidade vendida será baixa (até 15%), para essa estratégia funcionar será necessário um volume alto de vendas; Margem de lucro média: como a margem de lucro, em cada unidade vendia, será intermediária (entre 15% e 25%), para essa estratégia funcionar será necessário, pelo menos, um volume levemente acima da média de vendas; Margem de lucro alta: como a margem de lucro, em cada unidade vendida, será alta (acima de 25%), para essa estratégia funcionar será necessário, pelo menos, um volume em torno da média de vendas.

16 O Cálculo do Preço de Venda
Para calcular o preço de venda de cada produto da loja, utilizaremos as seguinte fórmula: PV = (CF + CV) / [1-(IMP+ML)] PV= Preço de venda (em $); CF= Custo Fixo (em $); CV= Custo Variável (em $); IMP= Impostos (em %); ML= Margem de Lucro (em %).

17 O Cálculo do Preço de Venda – Exemplo 1
Com base nos exemplos mostrados anteriormente, o cálculo do preço de venda para o produto 1, utilizará os seguintes valores: Custo fixo (rateio pelo custo médio) = R$317,60; Custo variável (somado ao custo de entrega) = R$1.205,00; Total dos Impostos (sobre faturamento) = 21,25%; Margem de lucro (decidida pela empresa) = 20%.

18 O Cálculo do Preço de Venda – Exemplo 1
Seguindo a fórmula do preço de venda o cálculo fica assim: PV = (CF + CV) / [1-(IMP+ML)] PV= (R$317,60 + R$1.205,00) / [1- (21,25% + 20% )] PV= (R$1.522,60) / [1- (41,25%)] PV= (R$1.522,60) / [0,5875] PV= R$1.522,60 / 0,5875 PV = R$2.591,66 Custo variável + custo de entrega Custo fixo rateado Margem de lucro decidida Total dos impostos

19 O Cálculo do Preço de Venda – Exemplo 2
Considerando o rateio pela demanda e com base nos exemplos mostrados anteriormente, o cálculo do preço de venda para o produto 1, utilizará os seguintes valores: Custo fixo (rateio direto pela demanda) = R$174,21; Custo variável (somado ao custo de entrega) = R$1.205,00; Total dos Impostos (sobre faturamento) = 21,25%; Margem de lucro (decidida pela empresa) = 20%.

20 O Cálculo do Preço de Venda – Exemplo 2
Seguindo a fórmula do preço de venda o cálculo fica assim: PV = (CF + CV) / [1-(IMP+ML)] PV= (R$174,21 + R$1.205,00) / [1- (21,25% + 20% )] PV= (R$1.379,21) / [1- (41,25%)] PV= (R$1. 379,21) / [0,5875] PV= R$1. 379,21 / 0,5875 PV = R$2.347,14 Custo variável + custo de entrega Custo fixo rateado pela demanda Margem de lucro decidida Total dos impostos

21 Formação do Preço de Venda
Uma vez que o preço de venda dos produtos foi formado, é importante atualizar, a cada período, os custos fixos e variáveis para evitar o uso de preços desatualizados.

22 BOM TRABALHO A TODOS!


Carregar ppt "Formação do Preço de Venda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google