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O preço de venda de um produto deve ser determinado de forma cuidadosa, a fim de evitar valores altos que impossibilitem a venda ou valores baixos que.

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2 O preço de venda de um produto deve ser determinado de forma cuidadosa, a fim de evitar valores altos que impossibilitem a venda ou valores baixos que darão prejuízo.

3 $Custo fixo; $Custo variável; $Impostos; $Margem de lucro.

4 O custo fixo de um produto deve contemplar todos os gastos necessários para que a empresa funcione e possibilite a venda dos produtos. Dessa forma, é necessário considerar todos os gastos desde os salários até água, luz, telefone, etc.

5 Os gastos que compõe o custo fixo são: $Salários; $Encargos; $Treinamentos; $Fretes; $Propaganda; $Financiamentos; $Empréstimos; $Administrativos. São gastos que não sofrem uma influência direta da quantidade vendida e não variam na mesma proporção em que a demanda aumenta ou diminui.

6 Gastos fixos mensais de uma loja:

7 Para ser utilizado na formação do preço de venda dos produtos, o custo fixo deve ser rateado (distribuído) entre todos os tipos de produtos que serão vendidos.

8 Custos fixos rateados pelo custo médio do estoque:

9 Quando alguns produtos tem uma demanda muito pequena, o rateio por custo médio pode tornar os preços desses produtos inviáveis. Nesses casos é possível utilizar o rateio do custo fixo total diretamente pela quantidade de vendas previstas. Fórmula: Custo fixo total ÷ demanda total = Custo fixo rateado Exemplo: R$26.480,00 ÷ 152 un. = R$174,21

10 O custo variável é todo aquele custo que irá variar proporcionalmente ao aumento ou redução da demanda. São custos mais fáceis de serem identificados pois estão relacionados aos gastos com fornecedores e não precisam de rateio.

11 Os gastos que compõe os custos variáveis são: $ Custo de compra do produto; $ Gastos com entrega do produto; $ Comissões de venda.* * A comissão é calculada com base em um percentual que incide sobre o preço de venda, de forma que a mesma deve ser adicionada ao percentual da margem de lucro.

12 Custos variáveis por tipos de produtos:

13 O Simulador Coliseum utiliza as seguintes alíquotas de impostos:  ICMS – 12% sobre as vendas (faturamento);  PIS – 1,65% sobre as vendas (faturamento);  COFINS – 7,60% sobre as vendas (faturamento);  IMPOSTO DE RENDA - 15% sobre o lucro operacional;  CSLL - 9% sobre o lucro operacional.

14 É o percentual de lucro pretendido sobre o preço de venda do produto, que normalmente oscila entre três tipos de estratégias: $Margem de lucro baixa; $Margem de lucro média; $Margem de lucro alta.

15 $Margem de lucro baixa: como a margem de lucro em cada unidade vendida será baixa (até 15%), para essa estratégia funcionar será necessário um volume alto de vendas; $Margem de lucro média: como a margem de lucro, em cada unidade vendia, será intermediária (entre 15% e 25%), para essa estratégia funcionar será necessário, pelo menos, um volume levemente acima da média de vendas; $Margem de lucro alta: como a margem de lucro, em cada unidade vendida, será alta (acima de 25%), para essa estratégia funcionar será necessário, pelo menos, um volume em torno da média de vendas.

16 Para calcular o preço de venda de cada produto da loja, utilizaremos as seguinte fórmula: PV = (CF + CV) / [1-(IMP+ML)] $PV= Preço de venda (em $); $CF= Custo Fixo (em $); $CV= Custo Variável (em $); $IMP= Impostos (em %); $ML= Margem de Lucro (em %).

17 Com base nos exemplos mostrados anteriormente, o cálculo do preço de venda para o produto 1, utilizará os seguintes valores: $Custo fixo (rateio pelo custo médio) = R$317,60; $Custo variável (somado ao custo de entrega) = R$1.205,00; $Total dos Impostos (sobre faturamento) = 21,25%; $Margem de lucro (decidida pela empresa) = 20%.

18 Seguindo a fórmula do preço de venda o cálculo fica assim: PV = (CF + CV) / [1-(IMP+ML)] PV= (R$317,60 + R$1.205,00) / [1- (21,25% + 20% )])] PV= (R$1.522,60) / [1- (41,25%)] PV= (R$1.522,60) / [0,5875] PV= R$1.522,60 / 0,5875 PV = R$2.591,66

19 Considerando o rateio pela demanda e com base nos exemplos mostrados anteriormente, o cálculo do preço de venda para o produto 1, utilizará os seguintes valores: $Custo fixo (rateio direto pela demanda) = R$174,21; $Custo variável (somado ao custo de entrega) = R$1.205,00; $Total dos Impostos (sobre faturamento) = 21,25%; $Margem de lucro (decidida pela empresa) = 20%.

20 Seguindo a fórmula do preço de venda o cálculo fica assim: PV = (CF + CV) / [1-(IMP+ML)] PV= (R$174,21 + R$1.205,00) / [1- (21,25% + 20% )])] PV= (R$1.379,21) / [1- (41,25%)] PV= (R$1. 379,21) / [0,5875] PV= R$1. 379,21 / 0,5875 PV = R$2.347,14

21 Uma vez que o preço de venda dos produtos foi formado, é importante atualizar, a cada período, os custos fixos e variáveis para evitar o uso de preços desatualizados.

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