A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTIFÓLIO ENGENHARIA MECÂNICA. Perfil do Egresso Pretende formar um engenheiro mecânico, com uma visão sólida, generalista, crítica e reflexiva, conhecedor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTIFÓLIO ENGENHARIA MECÂNICA. Perfil do Egresso Pretende formar um engenheiro mecânico, com uma visão sólida, generalista, crítica e reflexiva, conhecedor."— Transcrição da apresentação:

1 PORTIFÓLIO ENGENHARIA MECÂNICA

2 Perfil do Egresso Pretende formar um engenheiro mecânico, com uma visão sólida, generalista, crítica e reflexiva, conhecedor das diversas áreas da engenharia mecânica, com capacidade e senso critico para absorver e desenvolver novas tecnologias, processos e produtos, identificando e buscando resolutividade de problemas, considerando os seus aspectos políticos, socioeconômicos, ambientais e culturais, mantendo a prática ética e humanística, sintonizado com as demandas da sociedade. O engenheiro mecânico, egresso da FAN será um profissional capaz de projetar, fabricar e montar elementos e dispositivos de máquinas e estruturas diversas. Programar operações de produção e manutenção industrial, desenvolver tecnologias para a geração, transformação, transporte, distribuição e uso da energia que permitam a utilização de fontes energéticas convencionais e não convencionais, otimizar os métodos, modelos e procedimentos utilizados na produção industrial, respeitando os princípios éticos e os aspectos ambientais, culturais, políticos e socioeconômicos.

3 Objetivos Objetivo Geral: Formar profissionais com uma visão sólida das diversas áreas da Engenharia Mecânica com capacidade e senso crítico que lhe possibilite resolutividade frente aos novos problemas e às novas tecnologias, que atue no desenvolvimento de processos e produtos, e responsáveis pelo ambiente socioeconômico, ambiental e político do Brasil e do mundo. O S O BJETIVOS E SPECÍFICOS : Capacitar profissionais com aptidão para solucionar problemas de Engenharia Mecânica; Desenvolver uma atitude ética profissional do engenheiro mecânico; Estimular a prestação de serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; Desenvolver projetos a partir dos primeiros semestres curriculares; Incentivar a capacidade de atuação em grupo multidisciplinar na solução dos problemas de engenharia de forma globalizada; Fomentar comportamento ético e humanístico, envolvendo inclusive o respeito ao meio ambiente e às diversidades; Desenvolver capacidade de liderança, caracterizada tanto pelo trabalho individual quanto pelo trabalho de equipe; Construir sólida formação cultural e tecnológica; Estimular a criatividade e o senso crítico; Contribuir para uma boa comunicação oral e escrita; Capacitar para gerenciamento de atividades e recursos humanos; Incentivar a participação em sistemas de educação continuada acompanhando a evolução tecnológica.

4 Laboratórios Laboratório 1 : Química Aplicada Laboratório 2: Experiências Física Experimental I, II, III, IV, Eletricidade Aplicada. Nosso laboratório conta com Unidade Mestra de Física Geral com abordagem hidrodinâmica (sensores interface e software) EQ300A da empresa CIDEPE.

5 Laboratórios Laboratório 3: Termo-fluidos Termodinâmica: dilatação térmica, comportamento dos gases, comportamento dos gases, aquisição dos calores específicos de diferentes materiais. Transferência de Calor: Experiências de Condução, Convecção, Radiação, construção de trocadores de calor de tubo e carcaça com diferentes matérias para o tubo. Hidráulica: Lei de Pascal, manômetros, perda de carga em tubulações, vazão gravimétrica e volumétrica. Laboratório 4: Mecânica Aplicada As experiências para a disciplina de resistência dos materiais são: Modulo de Young, deflexão de barra (3 tipos de materiais), torção de arames (3 tipos de materiais). Todos os alunos são atendidos pela quantidade de laboratórios disponíveis para o curso, que possuem quantidade de equipamentos estabelecida de acordo com os espaços físicos disponibilizados e vagas autorizadas. Os materiais permanentes e de consumo estão disponíveis para atender às atividades práticas planejadas, necessárias à formação e em quantidade compatível com o número de alunos.

6 A Unidade Mestra conta com os seguintes equipamentos: software para aquisição de dados e interface LAB200 USB; cronometro digital multifuncional para dados; telas de múltiplas funções; sensores de força, luminosidade, temperatura; posição, fotoelétrico, tensão, corrente, pressão, campo elétrico, fonte de alimentação, plano inclinado com sensores, Trilho de ar com sensores e software, conjunto para queda de corpos com sensor, pendulo balístico, aparelho rotacional, aparelho para dinâmica de rotações, carro com retropropulsão, painel de forças, analisador de MH com sensor, conjunto de pêndulos físicos, balança de torção com sensor, aparelho de constante elástica, conjunto de modulo de Young, Conjunto para hidrostática, Prensa hidráulica com sensor, conjunto gaseológico com sensor, conjunto de dinâmica dos líquidos com sensor e software, conjunto de pressão atmosférica, viscosímetro de Stoke, Cuba de ondas digital, Conjunto de Diapasões 440 Hz, Conjunto de ondas mecânicas, banco óptico linear, banco de distancia focal mediante retroprojetor e laser, Banco de composição de cores e combinação aditiva de cores, Conjunto de propagação de calor, dilatação térmica, calorímetro de água, dilatação digital, calorímetro de água com duplo vaso, Conjunto para termodinâmica e determinação do calor especifico, conjunto de conforto térmico, gerador eletrostático Van De Graaff, Conjunto de superfícies equipotenciais, Conjunto de eletromagnetismo, balanço de ampere, Conjunto de tubo Geissier com fonte de bomba de vácuo, Painel para eletroeletrônica com sensores, Conjunto de Lei de Ohm, carga e descarga de capacitores, Conjunto de Transformadores máster, Painel da constante de Planck com sensores.

7

8 Outras atividades Alem dos laboratórios dentro das instalações da FAN, tais como das disciplinas de física, termodinâmica, fluidos, resistência dos materiais, o curso de engenharia mecânica conta com os laboratórios disponíveis do SENAI (Feira de Santana), segundo a parceria, Convenio FAN- SENAI, firmado no inicio de cada semestre, onde o SENAI facilita a utilização de cada um dos laboratórios para as disciplinas especializadas (profissionalizantes) prévio cronograma elaborado no inicio de cada semestre. Eventos 1.SEMANA DA ENGENHARIA 2.ENCONTRO DE PESQUISA 3. AÇÃO NOBRE.


Carregar ppt "PORTIFÓLIO ENGENHARIA MECÂNICA. Perfil do Egresso Pretende formar um engenheiro mecânico, com uma visão sólida, generalista, crítica e reflexiva, conhecedor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google