A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quarta Aula Robert Rautmann. AS FALSAS IMAGENS DE DEUS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quarta Aula Robert Rautmann. AS FALSAS IMAGENS DE DEUS."— Transcrição da apresentação:

1 Quarta Aula Robert Rautmann

2 AS FALSAS IMAGENS DE DEUS

3 Deus distante Não se importa conosco?

4 Um Deus escravo Instrumentalizado?

5 Deus opressor Tirano e cobrador?

6 AS IMAGENS DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

7 Deus é Senhor da vida humana "Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças” (Dt 6,4-5)

8 O Deus dos exércitos Deus de todo poder צבאות I Sm 4,4

9 O Deus protetor oculto na nuvem Ex 19,9

10 Deus, o Criador de todas as coisas Is 45,12: "Fui eu quem fez a terra, e a povoei de homens; foram as minhas mãos que estenderam os céus, e eu comando todo o seu exército"

11 O Deus de Abraão, Isaac e Jacó Ex 3,15: "Deus disse ainda a Moisés: Assim falarás aos israelitas: é Javé, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, que me envia junto de vós. Este é o meu nome para sempre, e é assim que me chamarão de geração em geração"

12 Deus, o Rochedo Sl 18,2-4 “Eu te amo, Senhor, minha força. O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador. Ele é meu Deus, a rocha em que me refugio, meu escudo, a arma da minha vitória, minha cidadela. Louvado seja ele! Invoquei o Senhor, e venci os meus inimigos”

13 Deus, o Todo-Poderoso (El-Shaddai) Deus que se coloca sobre todas as coisas e as governa

14 Deus Misericordioso, lento para a cólera Ex 34,5-7 “O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e benevolente, lento para a cólera, cheio de fidelidade e lealdade, que permanece fiel a milhares de gerações…”

15 Deus, Pai de amor Is 40,10-11 Is 41,8-10 Is 41,13s

16 JESUS NOS REVELA QUE DEUS É PAI Jo 1,18 "Ninguém jamais viu a Deus, o Filho unigênito que está no seio do Pai, foi quem o revelou”. Mt 11,27 "Ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

17 OBRAS DE AMOR DE DEUS PAI Encarnação: "Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados” (I Jo 4,9-10).

18 OBRAS DE AMOR DE DEUS PAI Através da morte de seu Filho "Mas, eis aqui uma prova brilhante do amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Portanto muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Rm 5,8-9)

19 OBRAS DE AMOR DE DEUS PAI Fazendo-nos participantes de sua vida divina "O poder divino deu-nos tudo o que contribui para a vida e a piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou por sua glória e sua virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas a fim de tornar-vos por este meio participantes divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo“ (II Pe 1,3-4)

20 OBRAS DE AMOR DE DEUS PAI Providenciando o que precisamos Mt 6,

21 OBRAS DE AMOR DE DEUS PAI Concedendo-nos a filiação divina Gl 4,4-7 Ef 1,5 Rm 8,14-17 I Jo 3,1

22 OBRAS DE AMOR DE DEUS PAI Perdoando os nossos pecados Lc 15,18-24

23 FÉ NO AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS “Um comércio de amizade entre a alma e Deus, por quem se sente amada” (Santa Teresa, sobre a oração)


Carregar ppt "Quarta Aula Robert Rautmann. AS FALSAS IMAGENS DE DEUS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google