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ESCOLA SECUNDÁRIA D.JOÃO II Departamento de Matemática e Informática Á R E A D E P R O J E C T O – 8 º A n o M A T 8 D.João II – Setúbal 2007/08 Arlindo.

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1 ESCOLA SECUNDÁRIA D.JOÃO II Departamento de Matemática e Informática Á R E A D E P R O J E C T O – 8 º A n o M A T 8 D.João II – Setúbal 2007/08 Arlindo Pereira

2 As quatro imagens que vemos ao lado foram trocadas. Qual a ordem real? A B C D Designemos as imagens por A, B, C e D…para facilitar a comunicação… Um motociclista repara uma avaria na sua mota… SOLUÇÃO D A C B C está antes de B, porque apareceu uma nódoa na perna direita. D está antes de A, porque apareceu uma mancha na cara A está antes de C, porque apareceu uma nódoa no peito. 100 Jogos Lógicos, P. Berloquin, GRADIVA

3 ??? Que palavra de três letras será esta, sabendo que: - MÊS não tem nenhuma letra comum; - SIM tem uma letra comum, mas que não está no devido lugar; - RÓI tem uma letra comum, situada no devido lugar; - ROL tem uma letra comum, que não está no devido lugar; - MOA tem uma letra comum, que não está no devido lugar; SOLUÇÃO A L I

4 A Marta corre tanto quanto a Rita e menos do que Juliana. A Fátima corre tanto quanto a Juliana. Logo: ( A) A Fátima corre menos do que Rita. (B) A Fátima corre mais do que Marta. (C) A Juliana corre menos do que Rita. (D) A Marta corre mais do que Juliana. (E) A Juliana corre menos do que Marta. SOLUÇÃO

5 Sabendo que as três maçãs pesam rigorosamente o mesmo, quanto é que pesa cada maçã? SOLUÇÃO =480; 480 a dividir por 3 é igual a 160 gr.

6 Quantidade de garrafas enchidas Nível do tanque (cm) Um produtor de leite engarrafa diariamente toda a produção de leite da sua fazenda. Depois de tirado, o leite segue para um tanque de forma cilíndrica e então é engarrafado, conforme vemos na figura a seguir. Na tabela vemos a quantidade de garrafas que foram enchidas e o nível do leite dentro do tanque. A) 1000 B) 1050 C) 1100 D) 1150 E) 1200 Justifiquem a vossa escolha … SOLUÇÃO Quantas garrafas correspondem ao tanque cheio de leite?

7 Se os lados de um rectângulo têm comprimento ímpar, qual poderá ser o seu perímetro? A) 15 B) 17 C) 19 D) 20 Justifiquem a vossa escolha …

8 Ao somar cinco números consecutivos na sua calculadora, a Esmeralda encontrou um número de 4 algarismos: *. O último algarismo não está nítido, pois o visor da calculadora está arranhado, mas ela sabe que ele não é zero… QUAL SERÁ ESSE ALGARISMO? Ao somar cinco números consecutivos na sua calculadora, a Esmeralda encontrou um número de 4 algarismos: *. O último algarismo não está nítido, pois o visor da calculadora está arranhado, mas ela sabe que ele não é zero… QUAL SERÁ ESSE ALGARISMO?

9 Se m e n são inteiros não negativos com m < n, definimos m  n como a soma dos inteiros entre m e n, incluindo m e n. Por exemplo, 5  8 = = 26. O valor numérico de é: A) 4 B) 6 C) 8 D) 10E) 12 Justifiquem a vossa escolha …

10 Desloca apenas dois fósforos, de modo que o lixo fique fora da pá LIXO SOLUÇÃO

11 Diapositivo 2: D A C B Diapositivo 3: ALI Diapositivo 4: B) Diapositivo 5: 160 gr. Diapositivo 6: 1050 Diapositivo 8: 8 Diapositivo 7: cinco Diapositivo 10: 20 Arlindo Pereira

12 35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO A NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!


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