A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ODONTOLOGIA Especialidades Odontológicas Nesta apresentação, abordaremos o tema Odontologia e suas Especialidades Neste primeiro momento, iremos definir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ODONTOLOGIA Especialidades Odontológicas Nesta apresentação, abordaremos o tema Odontologia e suas Especialidades Neste primeiro momento, iremos definir."— Transcrição da apresentação:

1

2 ODONTOLOGIA Especialidades Odontológicas

3 Nesta apresentação, abordaremos o tema Odontologia e suas Especialidades Neste primeiro momento, iremos definir e entender o que esta ciência estuda.

4

5 É a área da saúde humana que estuda e trata o Sistema Estomatognático, que compreende a face, o pescoço e a cavidade bucal, abrangendo assim os ossos, a musculatura mastigatória, as articulações, dentes e tecidos.

6 Como podemos observar na definição, a odontologia em si, é uma área que abrange o estudo de um conjunto de estruturas. Para tanto, após a conclusão do curso, vários profissionais buscam se especializar em áreas distintas da Odontologia.

7 Conforme informações oferecidas pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia) em seu site e jornal, são 19 as Especialidades Odontológicas reconhecidas pelo conselho. Veremos a seguir, algumas especialidades e sua área de atuação.

8 C IRURGIA B UCOMAXILOFACIAL Especialidade odontológica responsável pela recuperação, através de técnicas cirúrgicas de todo o Sistema Estomatognático. Remoção de cistos, tumores e dentes. Permite corrigir fraturas ou outros problemas que exijam tratamento cirúrgico, inclusive da articulação temporomandibular (ATM). Esses profissionais também usam métodos de cirurgia plástica para eliminar ou reduzir problemas do maxilare da face.

9 D ENTÍSTICA R ESTAURADORA (O DONTOLOGIA ESTÉTICA ): Ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam do clareamento dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas. O seu principal foco é a estética.

10 E NDODONTIA Diagnóstico e tratamento de enfermidades da polpa dentária e canais radiculares (muitos cirurgiões dentistas também fazem tratamentos de canal).

11 O DONTOGERIATRIA Especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns a essa faixa etária.

12 O DONTOPEDIATRIA Especialidade odontológica que visa à prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal da criança.

13 O RTODONTIA O RTOPEDIA F ACIAL Esta especialidade busca à correção do mau posicionamento dos dentes e dessa forma, sanar problemas estéticos e funcionais, com a utilização de aparelhos fixos e móveis.

14 O RTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES (OFM) Especialidade odontológica que através de uma analise geral do paciente (estético, funcional e psicológico) fica encarregada de solucionar problemas como dor orofacial, bruxismo e mau posicionamento dos dentes, com a utilização de aparelhos móveis, exercícios de orientação mastigatória e até laser terapia.Também realiza tratamentos conjuntos com Otorrinolaringologistas ou Fonoaudiólogos para a solução de problemas odontológicos decorrentes de alterações no padrão respiratório normal.

15 O DONTOLOGIA L EGAL Especialidade odontológica que auxilia a medicina legal e a criminalística cuidando da análise crânio- facial e dental de indivíduos, visando a identificação de pessoas e a elucidação de casos.

16 P ATOLOGIA B UCAL Uso de procedimentos laboratoriais para diagnosticar problemas bucais. Também é especializado em Odontologia Forense.

17 P RÓTESE D ENTÁRIA Especialização na confecção de coroas, próteses dentárias fixas, removíveis ou próteses totais conhecidas como “dentaduras”, além de próteses sobre implantes.

18 P ERIODONTIA Especialidade odontológica que visa à saúde de todo periodonto (em volta do dente), compreendendo as estruturas que dão suporte, nutrição e sensibilidade ao dente (doenças da gengiva).

19 R ADIOLOGIA Especialidade Odontológica que se encarrega da realização de radiografias (Rx), analise e estudo das mesmas, sendo atualmente uma das grandes responsáveis e coadjuvantes nos sucessos dos tratamentos ortodônticos, ortopédicos funcionais.

20 I MPLANTODONTIA Ramo da odontologia que restaura espaços ausentes de dentes através da implantação de dentes protéticos. Isso acontece implantando uma peça de titânio no interior do tecido ósseo na área onde ficava o elemento dental ausente. O titânio tem propensão singular da osseointegração, que dizer, incorpora-se ao osso.

21 As subdivisões da odontologia objetivam oferecer a cada paciente o diagnostico e tratamento adequado para o seu caso. Ressaltamos também, que em certos momentos torna-se necessário o trabalho em conjunto de vários especialistas, cada um contribuindo com o seu estudo para atender da melhor forma possível os problemas bucais da população.

22 Portanto, visite regularmente o seu Cirurgião Dentista, ele possui o conhecimento necessário para encaminhá-lo ao especialista que resolverá seu caso.

23 Andressa Dockhorn


Carregar ppt "ODONTOLOGIA Especialidades Odontológicas Nesta apresentação, abordaremos o tema Odontologia e suas Especialidades Neste primeiro momento, iremos definir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google