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GESTÃO DA INADIMPLÊNCIA. Gestão da Inadimplência Hierarquia Organizacional C Diretoria Comercial CB Gerência de Novos Negócios CBC Coordenadoria de Gestão.

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1 GESTÃO DA INADIMPLÊNCIA

2 Gestão da Inadimplência Hierarquia Organizacional C Diretoria Comercial CB Gerência de Novos Negócios CBC Coordenadoria de Gestão de Créditos

3 Gestão da Inadimplência OBJETIVOS Atuar intensamente e de forma contínua na redução dos índices de inadimplência, buscando mantê-los, sempre que possível, os menores; Atuar preventivamente nos fatores geradores responsáveis pelo crescimento da inadimplência; Melhorar as ferramentas de gestão, objetivando torná-las cada vez mais eficazes. COMPETÊNCIA Combater a inadimplência da empresa relativa as carteiras de consumo, parcelamento e serviços.

4 Gestão da Inadimplência VONTADE POLÍTICA PLANEJAMENTO FERRAMENTA ADEQUADA APOIO JURÍDICO

5 Gestão da Inadimplência VONTADE POLÍTICA Fator preponderante para o êxito do negócio; Ingerência no processo administrativo; Equilíbrio na equação político/administrativa. VONTADE POLÍTICA

6 Gestão da Inadimplência PLANEJAMENTO Levantamento dos débitos; Classificação dos débitos segundo a categoria: Residencial, Público, Comercial e Industrial; Agrupam códigos de consumidor em conformidade com a titularidade; Ordenar devedor por ordem decrescente de valor do maior para o menor; Definir etapas de cobrança e ferramentas mais adequadas para cada seguimento. Cobrar atentando-se para o limite do prazo prescricional. PLANEJAMENTO

7 Cadastro (Higienizado e Enriquecido); Interrupção do Fornecimento de água; Protesto (Termo de Confissão de Dívida) e Negativação; Ação de Cobrança Extrajudicial (Amigável); Ação de Cobrança Judicial (Jurídico); Ação de Execução Judicial (Jurídico); Relatórios de Gestão / Indicadores; Leis e Normas Regulamentares; Negociação de Serviços e Débitos; Gestão de Protestos. Gestão da Inadimplência FERRAMENTAS DE GESTÃO DE CRÉDITOS FERRAMENTA ADEQUADA

8 Gestão da Inadimplência APOIO JURÍDICO Ações integradas sustentadas na legalidade; Agilidade e determinação na tomada de decisão; Organização e controle. APOIO JURÍDICO

9 Cobrança Referente: Ligações de Água – Ativas Procedimento: Corte de Água Gestão da Inadimplência Vencto Até 30 Dias Até 60 Dias Até 90 Dias Maior 90 Dias

10 Cobrança Referente: Ligações de Água - Inativas Procedimento: Cobrança Extrajudicial Gestão da Inadimplência VenctoAté 30 DiasAté 60 DiasAté 90 DiasMaior 90 Dias

11 Cobrança Referente: Carteira de Parcelamento e Serviços – Títulos em atraso Procedimento: Execução Judicial Gestão da Inadimplência Vencto Até 30 Dias Até 60 Dias Até 90 Dias Maior 90 Dias

12 RESULTADOS Gestão da Inadimplência Figura 1 – Demonstrativo Comparativo (Gráfico) - Adimplência no Período Exercício dias = >90,17%92,53%92,65%95,18%94,44%93,04%96,53%98,76%96,96% 90 Dias87,5%91,10%91,05%94,69%94,08%91,87%94,01%97,10%95,85% 60 Dias86,15%90,22%89,64%92,93%92,77%90,57%92,23%95,03%94,30% 30 dias82,60%85,99%83,79%85,20%85,06%82,58%84,64%88,73%88,71% Vencimento62,78%66,50%65,79%66,65%65,13%64,74%66,76%71,57%72,41% Tabela 1 – Demonstrativo Comparativo (%) - Adimplência no Período FONTE: DW OBS: Ligações Ativas + Inativas

13 RESULTADOS Gestão da Inadimplência Figura 2 – Demonstrativo Comparativo (Gráfico) - Inadimplência no Período Tabela 2 – Demonstrativo Comparativo (%) - Inadimplência no Período FONTE: DW OBS: Ligações Ativas + Inativas Exercício dias = >9,83%7,47%7,35%4,82%5,56%6,96%3,47%1,24%3,04% 90 Dias12,75%8,90%8,95%5,31%5,92%8,13%5,99%2,90%4,15% 60 Dias13,85%9,78%10,36%7,07%7,23%9,43%7,77%4,97%5,70% 30 dias17,40%14,01%16,21%14,80%14,94%17,42%15,36%11,27%11,29% Vencimento37,22%33,50%34,21%33,35%34,87%35,26%33,24%28,43%27,59%

14 RESULTADOS Gestão da Inadimplência Tabela 3 – Corte de Água Tabela 4 – Religação de Água

15 RESULTADOS Gestão da Inadimplência Figura 3 – Demonstrativo Comparativo (Gráfico)

16 RESULTADOS Gestão da Inadimplência Tabela 5 – Demonstrativo Comparativo de Títulos em Protestos

17 RESULTADOS Gestão da Inadimplência Tabela 6 – Ação Extrajudicial

18 RESULTADOS Gestão da Inadimplência Tabela 7 – Execução Judicial Tabela 8 – Protocolos do setor Jurídico

19 Gestão da Inadimplência METAS PARA O EXERCÍCIO DE 2014 Contratação de Serviços de Higienização e Enriquecimento da Base de Dados da Empresa; Contratação de Serviços de Anotação de Pendências Financeiras de Pessoas Físicas e Jurídicas (negativação); Contratação de Serviços de Pesquisa e Consulta On-Line de Pessoas Físicas e Jurídicas; Aquisição do SIM – Sistema de Informação Municipal.

20 Gestão da Inadimplência “O rio atinge seus objetivos porque contorna os obstáculos.”

21 ____________________________________________________________ DIRETORIA EXECUTIVA DA SANASA Diretor Presidente – Arly de Lara Romêo Chefe de Gabinete – Fernando Ribeiro Rossilho Procuradora Jurídica – Maria P. P. A. Balesteros Silva Diretor Administrativo – Lúcio Esteves Júnior Diretor Comercial – Luiz Carlos de Souza Diretor Financeiro e de Relações com Investidores – Pedro Cláudio da Silva Diretor Técnico – Marco Antônio dos Santos Roberto Cordeiro Coordenador de Gestão de Créditos Telefone: (19) /


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