A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL) AUS Daniel Cabaña Responsável de Gestão para Episcopo.net A rede digital pode.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL) AUS Daniel Cabaña Responsável de Gestão para Episcopo.net A rede digital pode."— Transcrição da apresentação:

1 Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL) AUS Daniel Cabaña Responsável de Gestão para Episcopo.net A rede digital pode ser um lugar rico de humanidade: não uma rede de fios, mas de pessoas humanas. (Papa Francisco)

2 Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL) Fazia uma rede humana de respostas e ajudas Primero Congresso de Igreja e Informática (Monterrey, México, ano 2003) “Uma Rede, dentro da grande rede da humanidade, que se converta em permanente agência de sentido, que ofereça como conteúdos ao homem de hoje respostas certeiras e que sempre esteja disposta a dar razões de nossa esperança.” (Mensagem de João Paulo II ao Congresso)

3 Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL) Comité RIIAL (PCCS-CELAM) O Comitê RIIAL é formado por uma equipe interdisciplinar que está à escuta dos membros da Rede, acompanhando e dinamizando a coordenação e cooperação no cumprimento da missão e dos objetivos da RIIAL.

4 Sinergia RIIAL - RIIBRA  Impulsionar o uso da internet e das mídias sociais para que a Igreja do Brasil se constitua em rede.  Tecer redes de colaboração e serviços comuns entre as iniciativas eclesiais para a comunhão digital na evangelização e missão da Igreja no Brasil.  Capacitar os agentes pastorais para o uso adequado das ferramentas tecnológicas para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo na cultura digital.

5 Evangelii Gaudium É necessária "uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. “ e uma "reforma de estruturas" eclesiais para que "todas elas se tornem mais missionárias“ Como fazer isto com ajuda das TICs?

6 Los Pilares de la RIIAL “Chegar aos últimos" Prioridade pelos mais necessitados. "Mesa comum“ O dinamismo do oferecer e receber. "Equação necessidade- serviço". Serviço de acordo com as necessidades. "Trage sob medida“ Discernimento tecnológico e subsidiariedade.

7 Tenho-o repetido já diversas vezes: entre uma Igreja acidentada que sai pela estrada e uma Igreja doente de auto- referencialidade, não hesito em preferir a primeira. E quando falo de estrada penso nas estradas do mundo onde as pessoas vivem: é lá que as podemos, efetiva e afetivamente, alcançar. Entre estas estradas estão também as digitais, congestionadas de humanidade, muitas vezes ferida: homens e mulheres que procuram uma salvação ou uma esperança. Também graças à rede, pode a mensagem cristã viajar «até aos confins do mundo» (At 1, 8) (Papa Francisco, Mensagem para DMC 2014)

8 A rede humana e sua espiritualidade, fundamentos da RIIAL Sua existência torna possível os serviços e realidades que se multiplicam em favor de muitos: geração de conteúdos, redes universitárias de investigacão, listas de s, formação em redes sociais, software para paróquias, serviços de comunicação e muito mais…

9 O que é a  Plataforma segura para a comunicação de os Bispos da América Latina e do Caribe  Utilizada pelo PCCS e pelo CELAM  Desenvolvida pela RIIAL, com participação ativa da RIIBRA  Pensada para as condições tecnológicas da América Latina  Adaptável às necessidades regionais e locais, também em português e já presente no Brasil

10 Troca de Informação ( particular)

11 Reuniões Virtuais

12

13 Compartilhe o que está na sua tela com qualquer um, em qualquer lugar - em tempo real.: ppt, pdf, youtube, doc, xls…

14 Agora também para mobiles! (via wifi)

15

16

17 30 reuniones por videoconferencia desde 2011 hasta 2014 Comisión Episcopal de Comunicación Social – Conferencia Episcopal Argentina

18 ¿Que tipo de reuniões virtuais podem organizar-se?  Classes com um palestrante que se dirige a um grupo em um auditório  Reuniões de pessoas em que cada uma se encontra em diferentes localidades  Reuniões de distintos grupos em distintas localidades  Participacão de uma ou mais pessoas a distancia em uma reunão de uma mesa de trabalho

19

20 Vantagens da  Facilidade de uso: com ferramentas tecnológicas simples e potentes para o trabalho cotidiano.  Localização: as capacidades da Episcopo.net acompanham os usuários onde eles estão.  Inclusão: com tecnologias e estratégias que se adaptam a realidade da América Latina  Economia de recursos: agora dinheiro e tempo, e a melhoram a capacidade da gestão  Facilitar colaborativamente a comunhão dos bens  Capacitaão e atenção disponíveis a cargo da equipe do Centro Guadalupe, em coordenação com a RIIBRA do Brasil.

21 Como os bispos podem se inscrever na ?  Solicitar conta em  Enviar carta o Secretario Geral do CELAM com comprovante de pagamento  Receber dados de acesso e capacitação  Aproveitar Episcopo.net! Contato:

22 La misión continúa... “Los desafíos que se presentan son múltiples: seguir siendo testimonio de unidad y vivencia de una cultura informática que esté impregnada de valores cristianos; facilitar soluciones técnicas adecuadas a los grupos más desprovistos y carentes de medios: ofrecer a los Obispos unos servicios cada vez más eficientes… Este cambio de época apremia a aprender y transmitir el mensaje Evangélico y las enseñanzas del Magisterio usando los nuevos lenguajes que marcan ya la cultura de nuestros días y del futuro.” (Juan Pablo II a la reunión RIIAL 1998, Santo Domingo)


Carregar ppt "Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL) AUS Daniel Cabaña Responsável de Gestão para Episcopo.net A rede digital pode."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google