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Se é professor ou formador, provavelmente já ouviu falar sobre...... Educação do século XXI Software social e e-learning.

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Apresentação em tema: "Se é professor ou formador, provavelmente já ouviu falar sobre...... Educação do século XXI Software social e e-learning."— Transcrição da apresentação:

1 Se é professor ou formador, provavelmente já ouviu falar sobre Educação do século XXI Software social e e-learning

2 Talvez seja o momento de fazer algo na sua instituição educativa! O que pretende do seu sistema de aprendizagem on-line? Fácil criação de cursos a partir de recursos existentes? Que os conteúdos do curso sejam reutilizáveis? Inscrição e autenticação de alunos, simples e segura? Um sistema intuitivo para professores e alunos? Uma comunidade activa que ajude a solucionar problemas y a criar novas ideias? Acessível?

3 Introdução ao Moodle! Moodle é uma alternativa às soluções comerciais como Blackboard ou WebCT, e distribui-se gratuitamente sob licença Open Source. O contexto de aprendizagem do Moodle está baseado nos princípios pedagógicos construtivistas, com um desenho modular que torna fácil acrescentar conteúdos que motivem o estudante. O Moodle tem uma interface intuitiva para a navegação que facilita a gestão de disciplinas Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment

4 Arquitectura do Moodle As actividades são o coração do sistema de gestão de cursos. O Moodle foi desenhado por um educador e informático, baseando-se nos princípios do “construtivismo social”. “O Construtivismo afirma que a aprendizagem é especialmente efectiva quando se realiza tendo em vista a partilha com outros. Essa experiência pode ser qualquer coisa: uma frase pronunciada ou uma mensagem na Internet, ou elementos mais complexos como una pintura, uma casa ou uma aplicação informática. O conceito de construtivismo social amplia as ideias acima, para um grupo social que constrói a sua aprendizagem uns com os outros, criando em colaboração uma cultura de partilha de conteúdos e significados. Quando nos submergimos numa cultura como esta, vamos aprender continuamente como ser uma parte dessa cultura em muitos níveis.” Martin Dougiamas Criador e director de desenvolvimento

5 Promover uma aprendizagem activa A perspectiva construtivista vê o aluno implicado activamente na sua aprendizagem para que lhe dê significado, e este tipo de ensino procura que o aluno possa analisar, investigar, colaborar, compartir, construir y gerar baseando-se no que já sabe. Os estudantes vão as aulas com uma opinião estabelecida, formada por anos de experiência e de aprendizagens anteriores. Até enquanto se desenvolve, a opinião dos alunos filtra todas as experiências e afecta as suas interpretações. Para que os estudantes alterem o seu ponto de vista dá trabalho. Os estudantes aprendem sozinhos e com o professor. Os estudantes aprendem melhor fazendo. Permitir e criar as oportunidades para que todos possam expressar-se promove a construção de novas ideias.

6 Iniciando Quando o modo de edição está activado, o criador da disciplina pode adicionar actividades a partir de uma lista intuitiva com os módulos disponíveis. 1. Os privilégios da criação de uma disciplina são dados ao professor. 2. Seleccione um dos três formatos do curso: Temas, Semanal ou Social. 3. Clicke em “Activar modo edição” na disciplina vazia. 4. Adicione recursos ou actividades à disciplina. O Moodle tem um desenho modular que facilita o processo de acrescentar as actividades que formam um curso:

7 Características - Módulos Trabalho Atribui tarefas on-line ou off-line; Os alunos podem entregar as suas tarefas num ficheiro de qualquer formato. Chat Permite a comunicação em tempo real. Cada módulo dá ajudas sobre as suas características Referendo Os professores criam uma pergunta e um numero de opções para os alunos. Utilize este módulo para fazer votações rápidas sobre um tema. Diálogo Permite comunicação assíncrona privada entre o professor e um aluno ou entre os alunos.

8 Características - Módulos Fórum Os fóruns permitem diálogos assíncronos do grupo sobre um determinado tema. A participação em fóruns pode ser una parte integral da experiência de aprendizagem, ajuda os alunos a esclarecer e desenvolver a sua compreensão de um tema. Os alunos podem classificar os comentários inseridos no fórum, baseando-se nas escalas determinadas pelo criador do curso

9 Características - Módulos Glossário Cria uma compilação dos termos mais usados numa disciplina. Existem várias opções de representação, incluindo em lista, enciclopédia, FAQ, dicionário e outras. Diário Permite aos alunos reflectirem sobre um tema. Etiquetas Acrescenta descrições com imagens na página principal do curso. Os termos do glossário aparecem em todos os recursos da disciplina. O Moodle tem o seu próprio motor de busca. Lição Permite criar e gerir um conjunto de "páginas ligadas". Cada página pode terminar com um pergunta. Consoante a resposta do aluno, este pode progredir na lição ou voltar atrás. No final existe uma qualificação.

10 Questionário Permite questionários incluindo perguntas de verdadeiro ou falso, escolha múltipla, respostas curtas, associação, perguntas aleatórias, numéricas, inseridas no texto e todas elas podem conter gráficos. Características - Módulos Os professores podem definir com precisão os exames do curso, e importar questões de formatos mais populares como IMS QTI, Blackboard ou WebCT. O Moodle permite ainda integrar áudio nos seus questionários.

11 Características - Módulos Inquérito Este módulo ajuda a criar cursos mais eficazes oferecendo uma variedade de inquéritos (COLLES, ATTLS). Workshop Serve para coordenação de trabalhos de grupo. Permite aos participantes diversas formas para avaliar os projectos dos outros, assim como projectos-protótipo. No final o professor classifica os trabalhos. Recurso Serve para incluir conteúdos num curso. Podem ser: texto sem formato, ficheiros, Links, Wiki ou HTML (Moodle tem os editores incorporados) ou ainda uma referencia bibliográfica. O Moodle permite adicionar expressões matemáticas numa actividade, usando o editor incorporado de HTML

12 Criar os conteúdos de aprendizagem é apenas uma parte do que deve fazer um sistema de gestão de cursos (CMS). Um CMS deve gerir os alunos de vários modos. A gestão dos alunos inclui: Ter acesso a informação sobre os alunos da disciplina. Capacidade para realizar grupos de alunos Aplicar diversas escalas nas classificações dos alunos Monitorização e registo dos acessos dos utilizadores Upload de ficheiros externos para utilizar no curso E muitos mais. Características da gestão da disciplina

13 Gestão da disciplina - Participantes Podemos ver a actividade de todos os participantes do curso. Os alunos criam um perfil pessoal que pode incluir uma imagem, o que ajuda a estabelecer laços sociais na comunidade de aprendizagem Os alunos preenchem uma página pessoal com o seu perfil. A inclusão de uma imagem e dos detalhes do seu perfil criam laços sociais.

14 Gestão da disciplina - Grupos Dividir os alunos em grupos é uma actividade normal em educação. O Moodle permite que o professor da disciplina crie grupos facilmente, e determine como os membros se relacionam com os outros grupos e nas diferentes actividades. Criar nomes de grupo distintos é fácil. Com um click atribuem-se alunos e professores a um grupo.

15 Gestão da disciplina - Calendário Manter um calendário de acontecimentos é importante para o aluno e o professor do curso. Os acontecimentos podem-se criar em diversas categorias, incluindo: Os acontecimentos próximos aparecem na página principal do curso, avisando o aluno. Os alertas são de cores por categorias. Os acontecimentos globais aparecem em todos os cursos Os acontecimentos do curso são afixados pelo professor. Os acontecimentos de um grupo apenas são visíveis ao grupo. Os acontecimentos do utilizador são afixados pelo utilizador. (Por ex.: datas assinaladas, pessoais, etc.).

16 Gestão da disciplina - Administração O painel de controlo de administração coloca à distancia de um click, todas as funções importantes da gestão do curso. Os professores e os estudantes podem ser inscritos ou eliminados manualmente. As opções para efectuar cópias de segurança e restauração de uma disciplina obtém-se num único ecrã. A recuperação de uma disciplina existente consegue-se com apenas um click. O Moodle torna fácil reutilizar disciplinas e comparti-las com outros professores. A cópia de segurança pode incluir ou excluir os ficheiros dos alunos e dados da disciplina.

17 Gestão da disciplina - Escalas Os professores podem definir escalas que se utilizarão para classificar fóruns, trabalhos e diários. As escalas normais podem atribuir valores de 1 a 100% em cada actividade (ou nenhuma classificação), ou indicar se o estudante demonstra uma das três características na actividade: As escalas à medida permitem ao professor fazer qualificações especificas para cada conteúdo, criar facilmente vários tipos de escalas, e aplica-las nas diversas actividades do curso. Mostra um conhecimento CONECTADO. Mostra um conhecimento SEPARADO. Igual separado que conectado.

18 Gestão da disciplina - Notas A opção de classificações oferece uma visualização de todas as classificações dos fóruns, trabalhos, diários, questionários, lições e oficinas. A escala de classificações aplicada numa actividade de aprendizagem mostra-se, junto com um total acumulado, numa única página. As classificações podem-se puxar em formato de Excel ou em texto para incluir num boletim electrónico externo.

19 Gestão da disciplina - Notas Nas janelas de um trabalho ou diário vêem-se os ficheiros enviados, as classificações e os comentários de todos os alunos numa única página. A gestão dos ficheiros enviados pelos alunos nos seus trabalhos e diários da disciplina faz- se a partir de una janela central. Isto reduz o tempo necessário para aceder aos trabalhos de todos os alunos.

20 Gestão da disciplina - Relatórios Monitoriza quando e quais os recursos que foram acedidos, por um determinado aluno. Os registos estabelecem claramente onde está um aluno na disciplina. Pode localizar facilmente a data e o acesso específico de uma actividade da disciplina, um aluno, ou um módulo.

21 Gestão da disciplina - Ficheiros Todos os recursos da disciplina estão localizados dentro da área dos ficheiros do Moodle. Os recursos estão disponíveis ao usar o editor de HTML, permitindo inclui-los facilmente no conteúdo de uma actividade. A gestão dos ficheiros assemelha-se ao do seu computador, tornando fácil acrescentar, mover, descomprimir e eliminar recursos.

22 Gestão da disciplina - Ajuda Um grande número de ajudas estão acessíveis no seu contexto. Os cursos incluem um fórum exclusivo de professores, onde podem colaborar em tarefas y compartir ideias. O Moodle tem um manual do professor que proporciona instruções passo a passo em todos os aspectos e, claro, a gestão da aprendizagem.

23 Experiência do aluno – Iniciar sessão Os alunos acham fácil navegar nas páginas das disciplinas do Moodle com o seu browser, pois um histórico de links está sempre presente. O inicio de sessão ocorre numa janela intuitiva. O registo do aluno pode ser efectuado pelo próprio aluno ou pelo administrador. O Moodle tem o seu próprio sistema de autenticação, no entanto integra também uma base de dados, POP3, IMAP, LDAP o NNTP externo, permitindo um vasto domínio da ligação. A barra de navegação proporciona links para a página principal do curso e as suas actividades

24 Experiência do aluno – Chaves de inscrição Os professores podem exigir una palavra chave para permitir a inscrição numa disciplina. Assim consegue-se um processo de inscrição individualizado. As disciplinas que necessitem uma chave para a inscrição indicam-no na descrição das categorias de disciplinas. Na categoria da disciplina pode ver-se a descrição de cada disciplina. Os símbolos na página de da descrição indicam quando um curso requer uma chave de inscrição e se permite a entrada a convidados. Os alunos vem as suas disciplinas na página principal do site depois de efectuado o inicio de sessão

25 Experiência do aluno – 24/7/365 Sempre! Pode-se seleccionar um dos 34 idiomas disponíveis para a sessão Os alunos podem ligar-se a qualquer momento, de onde quiserem para usar os recursos da disciplina, e podem especificar a zona horária e o idioma que desejem utilizar. O Moodle dispõe de interfaces para 34 idiomas.

26 Experiência do aluno – Notificação via O correio electrónico é enviado, em formato HTML, a cada aluno inscrito nos fóruns. Se os alunos se “inscreverem” nos fóruns, as novas mensagens serão enviados via correio electrónico. Além disso, os professores podem escolher a notificação via , também, para diálogos privados.

27 Más de 1160 organizações em 81 países têm sites Moodle em Abril de 2004 (http://moodle.org/sites). Este número está a crescer a um ritmo de 10% por mês enquanto os professores aprendem a utilidade de implementar o Moodle. O Moodle é a plataforma de aprendizagem virtual ideal para: Quem usa o Moodle? “A minha experiência na primeira turma foi um enorme êxito, pelo comportamento do programa e pela quantidade e qualidade da participação. Foi fabuloso trabalhar com o Moodle. Não se parece em nada com outras plataformas monótonas Blackboard e WebCT." - Paula Edmiston, Formadora Escolas Institutos Universidades Centros de formação profissional Negócios Academias Hospitais Bibliotecas Agencias de emprego

28 Quem o ajudará a utilizar o Moodle?! Centenas de utilizadores conhecedores do Open Source uniram-se como programadores do Moodle numa comunidade de aprendizagem. Contacte-os!

29 Porque não experimentar o Moodle agora? Se a sua instituição está interessada ou necessita ajuda para que os seus alunos aprendam on-line, tem agora a oportunidade para passar ao nível seguinte da sua busca. Estes sites de Moodle estão abertos para os explorar como aluno, ou como professor. Utilizando o Moodle: Moodle Para o ensino de línguas: O que é o Software Open Source : Demo para explorar como professor: Apoio da equipa de desenvolvimento:


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