A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Finalidade A Disciplina Implantação descreve as atividades que garantem que o produto de software será disponibilizado a seus usuários finais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Finalidade A Disciplina Implantação descreve as atividades que garantem que o produto de software será disponibilizado a seus usuários finais."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Finalidade A Disciplina Implantação descreve as atividades que garantem que o produto de software será disponibilizado a seus usuários finais.

4 A Disciplina Implantação descreve três modos de implantação de produto: A instalação personalizada; O produto em uma forma “compacta”; Acesso ao software por meio da Internet.

5 Em cada instância, a ênfase é testar o produto no local de desenvolvimento, seguido de testes beta, antes de ele ser finalmente oferecido ao cliente. Embora o pico das atividades de implantação seja a Fase de Transição, algumas atividades ocorrem em fases anteriores ao planejamento e à preparação para a implantação.

6 Relação com Outras Disciplinas A disciplina Requisitos produz as Especificações de Requisitos de Software que consistem no modelo de casos de uso e nos requisitos não funcionais. Junto com o Protótipo de Interface de Usuário, as Especificações de Requisitos de Software são uma das principais informações para o desenvolvimento de Material de Suporte para o Usuário Final e Materiais de Treinamento.

7 Relação com Outras Disciplinas Os testes são parte indispensável da implantação, e os artefatos essenciais da disciplina Teste são o Modelo de Teste, os Resultados do Teste e as atividades para gerenciar, executar e avaliar os resultados dos testes.

8 Relação com Outras Disciplinas A disciplina Gerenciamento de Configuração e Mudança deve ser consultada, pois fornece o build com uma baseline, além de produtos e mecanismos para tratar das Solicitações de Mudança geradas após os testes beta e os testes de aceitação.

9 Relação com Outras Disciplinas Na disciplina Gerenciamento de Projeto A disciplina Ambiente oferece o ambiente para o suporte de testes.

10 Implantação é colocar o produto de software disponível ao usuário final. É o ápice do esforço do desenvolvimento de software.

11 O planejamento da implantação ( Planejar Implantação ) começa no início do ciclo de vida do projeto e envolve não só a produção do software, mas também o desenvolvimento de material de treinamento e de suporte para garantir que o usuário final possa usar corretamente o produto de software finalizado.

12 Planejar Implantação: Fluxo

13 Planejar Implantação: Finalidade A finalidade desse detalhamento do fluxo de trabalho é planejar a implantação do produto. Para planejar a implantação, é preciso considerar como e quando o produto estará disponível ao usuário final.

14 Material de suporte (Desenvolver Material de Suporte ) inclui todo tipo de informações necessárias para que o usuário final instale, opere, use e mantenha o sistema finalizado. Inclui também material de treinamento para as diversas posições necessárias para a utilização correta do novo sistema.

15 Desenvolver Material de Suporte: Fluxo

16 Desenvolver Material de Suporte: Finalidade A finalidade desse detalhamento do fluxo de trabalho é produzir o efeito colateral necessário para a implantação eficaz do produto para seus usuários.

17 A Disciplina Implantação enfatiza bem o processo de testes executados antes da liberação do produto aos clientes. O detalhe de fluxo de trabalho Gerenciar Teste de Aceitação, se refere a dois tipos de ambientes de teste. Primeiramente, o build precisa ser suficientemente testado no ambiente de teste de desenvolvimento e, em seguida, testado novamente no local-alvo. O 'ambiente de teste' deve ser uma 'instância' do ambiente-alvo.

18 Gerenciar Teste de Aceitação: Fluxo

19 Gerenciar Teste de Aceitação: Finalidade A finalidade desse detalhamento do fluxo de trabalho é garantir a aceitação do produto antes do lançamento geral.

20 Depois o produto é testado no local de desenvolvimento em que ele precisa ser preparado para liberação para o cliente. O release pode ser criado para fins de testes beta ou de um teste de implantação para os usuários finais ou, de acordo com o nível de maturidade, para o produto final. Produzir Unidade de Implantação descreve a logística da criação de um release do produto que consista no software e nos artefatos necessários para sua instalação e utilização efetivas.

21 Produzir Unidade de Implantação: Fluxo

22 Produzir Unidade de Implantação: Finalidade As finalidades desse detalhamento do fluxo de trabalho são: Criar uma unidade de implantação que consista no software e nos artefatos associados necessários para a instalação e utilização efetivas. A unidade de implantação pode ser criada para fins de testes beta realizados em uma implantação de teste para os usuários finais ou, de acordo com o nível de maturidade, para o produto final.

23 Um programa beta se refere ao processo usado por uma organização para solicitar feedback de um subconjunto de usuários sobre produtos que estejam em desenvolvimento. O feedback será usado para aprimorar o produto. Produto de Teste Beta descreve as atividades para permitir a implantação iterativa de um produto e o envolvimento sistemático do cliente com a criação do produto final.

24 Produto de Teste Beta: Fluxo

25 Produto de Teste Beta: Finalidade As finalidades desse detalhamento do fluxo de trabalho são: Criar um programa beta com o objetivo de obter feedback sobre o produto em desenvolvimento de um subconjunto de usuários selecionados. O feedback do Programa Beta é encarado como uma Solicitação dos Envolvidos e considerado no desenvolvimento de características do produto.

26 No caso de um software “compacto”, Empacotar Produto descreve as atividades para juntar o produto de software, os scripts de instalação e os manuais do usuário, e encaminhá-los para produção em massa, como ocorre com qualquer outro produto.

27 Empacotar Produto: Fluxo

28 Empacotar Produto: Finalidade A finalidade desse detalhamento do fluxo de trabalho é descrever as atividades necessárias à criação de um produto “compacto”.

29 O seu software pode ser instalado por um fornecedor de desenvolvimento ou você mesmo pode adquirir o software em uma loja ou por meio de download da Internet. Fornecer Acesso ao Site de Download, refere-se ao produto que é disponibilizado para venda e para download da Internet, como canais de distribuição de software.

30 Fornecer Acesso ao Site de Download: Fluxo

31 Fornecer Acesso ao Site de Download: Finalidade A finalidade desse detalhamento do fluxo de trabalho é disponibilizar o produto para venda e fazer o download da Internet.

32

33

34 Gerente de Implantação

35 Gerente de Implantação: Papel Um gerente de implantação deve ter as seguintes habilidades: Experiência na implantação de sistemas. Comunicação/Coordenação para se manter atualizado sobre o status do desenvolvimento do produto e comunicar as necessidades das atividades de implantação para os demais membros da organização. Capacidade de Planejamento para assegurar que a implantação seja feita dentro do prazo estabelecido e com os recursos disponíveis. Orientação por metas e Proatividade a fim de planejar e orientar a conclusão do produto pelas várias equipes. O Gerente de Implantação deve se concentrar em obter um produto de qualidade. Para desempenhar seu papel de forma eficaz, o Gerente de Implantação deve trabalhar com o Gerente de Projeto. Geralmente, esses papéis são desempenhados por uma única pessoa.

36 Implementador

37 Implementador: Papel As habilidades e o conhecimento apropriados para o implementador incluem: Conhecimento do sistema ou do aplicativo que está em teste. Familiaridade com ferramentas usadas para testes e automatização de testes. Habilidades de programação.

38 Desenvolvedor do Curso

39 Desenvolvedor do Curso: Papel Um desenvolvedor do curso deve ter experiência e/ou treinamento em desenvolvimento de cursos. Ele deve ter bons conhecimentos do produto e, preferencialmente, das necessidades dos usuários.

40 Redator Técnico

41 Redator Técnico: Papel Um redator técnico deve ter experiência e/ou treinamento em escrita técnica. Este papel pode exigir experiência ou treinamento em desenvolvimento de sistemas de ajuda e/ou sites da Web. Também é desejável conhecimento prático do domínio que está sendo documentado. É importante ter boas habilidades de comunicação, pois com freqüência o redator técnico deve entrevistar desenvolvedores, testadores e usuários para elaborar uma documentação correta e útil.

42 Gerente de Configuração

43 Gerente de Configuração: Papel O gerente de configuração deve conhecer os princípios de gerenciamento de configuração e, preferencialmente, ter experiência ou treinamento no uso de ferramentas de Gerenciamento de Configuração. Um bom gerente de configuração está atento aos detalhes. Ele deve ser assertivo para assegurar que os desenvolvedores não ignorem as políticas e os procedimentos de gerenciamento de configuração.

44 Artista Gráfico

45 Artista Gráfico: Papel Para desempenhar o papel de um Artista Gráfico, você deve ter habilidades no campo de design criativo. Também é necessário que você tenha conhecimento do processo de produção escolhido para este produto (por exemplo, se o processo inclui empacotar o produto para distribuição física ou disponibilizá-lo em um site da Web). Dado o contexto de comunicação “empresa- para-cliente”, é vantajoso ter alguma experiência nos campos de marketing e relações públicas.

46 Plano de Implantação Plano de Implantação

47 Plano de Implantação: Diretrizes Identificação de estratégias de compatibilidade, conversão e migração: Se o sistema estiver destinado a substituir um sistema existente, questões como compatibilidade, conversão e migração devem ser abordadas.

48 Identificação de estratégias de compatibilidade, conversão e migração: Os dados de um sistema existente devem ser transportados (e possivelmente convertidos no tocante a formato) para o novo sistema. As interfaces do usuário existentes (formatos de tela, comandos, etc.) devem ser suportadas no novo sistema. Todas as interfaces de programação de aplicativos (APIs) existentes devem ser mantidas. A migração do sistema existente para o novo sistema não deve interromper o serviço ao usuário final por um período superior a um prazo predeterminado (que varia dependendo do negócio). O novo sistema deve ser capaz de funcionar em paralelo com o antigo durante o período de migração. Deve haver um recurso que permita restabelecer o sistema legado, caso necessário, durante as duas primeiras semanas de funcionamento. É possível que antigos dados arquivados precisem ser processados no novo sistema. Se eles estiverem protegidos criptograficamente, será necessário dispensar atenção especial às chaves criptográficas durante a migração.

49 Plano de Implantação: Diretrizes Determinação do cronograma de implantação: A distribuição de um sistema em um ambiente de produção exige planejamento e preparação.

50 Determinação do cronograma de implantação: Talvez os usuários do sistema tenham de ser treinados. O ambiente de suporte de produção deve estar preparado e a equipe de suporte de produção deve estar treinada e pronta para oferecer suporte ao sistema. Os procedimentos de suporte de produção, incluindo backup, recuperação e resolução de problemas, devem ser estabelecidos.

51 Plano de Implantação: Diretrizes Determinação da seqüência de implantação: Alguns sistemas devem ser implantados gradativamente, em partes, devido a questões de tempo ou disponibilidade. Se o sistema não puder ser implantado de uma única vez, será necessário determinar a ordem em que os componentes deverão ser instalados e os nós nos quais serão instalados.

52 Determinação da seqüência de implantação: Estes são alguns dos padrões comuns do programa de implantação: Geograficamente - por área; Funcionalmente - por aplicativo; Organizacionalmente - por departamento ou cargo.

53 Plano de Implantação: Diretrizes Determinação das necessidades de treinamento dos usuários: Para cada categoria de usuário, incluindo administradores, operadores e usuários finais, identificar as necessidades devidas.

54 Determinação das necessidades de treinamento dos usuários: Que tipos de sistemas de IT eles utilizam no momento. Se o sistema estiver apresentando pela primeira vez o uso de IT aos usuários, seja eles internos ou externos à organização, indique que este é um requisito especial que merecerá atenção especial. Que novas funções serão apresentadas a eles pelo sistema. Em termos gerais, quais serão suas necessidades de treinamento. Quais são os requisitos existentes para o Suporte ao Idioma Nacional (NLS - National Language Support).


Carregar ppt "Finalidade A Disciplina Implantação descreve as atividades que garantem que o produto de software será disponibilizado a seus usuários finais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google