A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desigualdade Social Nome: Caroline nº 11; Juliana nº 15. 2º EM B.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desigualdade Social Nome: Caroline nº 11; Juliana nº 15. 2º EM B."— Transcrição da apresentação:

1 Desigualdade Social Nome: Caroline nº 11; Juliana nº 15. 2º EM B.

2 O que é? A desigualdade social se resume, em muitos com pouco e poucos com muito; ela acontece quando a distribuição é feita de maneira inadequada, portanto, injusta, sendo que enquanto a maior parte do dinheiro fica com a minoria, a maioria sofre com a divisão salarial. A desigualdade presente no Brasil é uma das maiores do mundo, todo dia vemos ou ouvimos falar em: violência, moradores de rua, preconceito, prostituição infantil, entre outros. O capitalismo é um dos principais causadores da desigualdade no mundo, apesar que ela vem impregnando a história desde o feudalismo, com isso notamos que a desigualdade é um fato muito antigo, e sempre sem solução.

3 A desigualdade social prejudica cidadãos de todas as faixas etárias, principalmente os jovens de classe de baixa renda, impossibilitados de ascender socialmente pela falta de uma educação de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho e de uma vida sadia e digna.

4 A desigualdade como produto das relações sociais Várias teorias apareceram no século XIX criticando as explicações sobre desigualdade social, entre elas a de Karl Marx, que desenvolveu um teoria sobre a noção de liberdade e igualdade do pensamento liberal, essa liberdade baseava-se na liberdade de comprar e vender. Outra muito criticada também foi a igualdade jurídica que baseava-se nas necessidades do capitalismo de apresentar todas as relações como fundadas em normas jurídicas. Como a relação patrão e empregado tinha que ser feita sobre os princípios do direito, e outras tantas relações também.

5 As classes sociais As classes sociais mostram as desigualdades da sociedade capitalista. Cada tipo de organização social estabelece as desigualdades, de privilégios e de desvantagens entre os indivíduos. As desigualdades são vistas como coisas absolutamente normais, como algo sem relação com produção no convívio na sociedade, mas analisando atentamente descobrimos que essas desigualdades para determinados indivíduos são adquiridos socialmente. As divisões em classes se da na forma que o indivíduo esta situado economicamente e sócio politicamente em sua sociedade.


Carregar ppt "Desigualdade Social Nome: Caroline nº 11; Juliana nº 15. 2º EM B."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google