A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor William Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 50 alunos de uma escola, e depois listar o nome de cada um e a média final de cada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor William Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 50 alunos de uma escola, e depois listar o nome de cada um e a média final de cada."— Transcrição da apresentação:

1 Professor William Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 50 alunos de uma escola, e depois listar o nome de cada um e a média final de cada aluno e a média da turma. Isso sem sobre-escrever os valores.

2 Professor William Agora imagine você na declaração de variáveis, declarando uma a uma, as 50 variáveis para o nome, depois as 50 variáveis para as notas…

3 Professor William Cansativo não? Acho que se fosse realmente assim, não haveria tantos programadores quanto há hoje em dia…

4 Professor William É em casos como esse que entra o assunto dessa aula. Vetores. Vamos imaginar um vetor como sendo uma “caixa” com vários lugares separados para guardar seus documentos, ou seja, uma variável onde se pode armazenar mais de um dado. Vetor de 8 posições

5 Professor William No exemplo abaixo, temos um vetor de 8 posições com dados armazenados nas 5 primeiras posições. Para poder acessar o conteúdo desse vetor, vamos utilizar a sintaxe: nome[posição]. Ex: meuvetor[2] - O retorno será a letra B.

6 Professor William Como usar vetores ? Para usar os vetores, primeiro temos que declará-lo na seção de variáveis. Sim, vetor também é uma variável!

7 Professor William Primeiro vem o nome do vetor, então onde antes colocávamos apenas o tipo, que era caractere, real, inteiro, etc., agora vamos especificar que é um vetor, colocar quantas posições ele terá, e finalmente o tipo.

8 Professor William E não se confundam, no campo das posições, são apenas 2 (dois) pontos mesmo. Se colocar mais que isso seu vetor não irá funcionar. E as lendas urbanas dizem que se seu vetor estiver errado seu visualg trava. Não fiz todos os testes para confirmar isso.

9 Professor William Agora, um exemplo simples para facilitar a vida de vocês:

10 Professor William Faça um algoritmo que copie o conteúdo de um vetor de 5 posições em um segundo vetor, também de 5 posições

11 Professor William Faça um algoritmo que some o conteúdo de dois vetores e armazene o resultado em um terceiro vetor

12 Professor William Faça um algoritmo que faça a união de dois vetores de mesmo tamanho e mesmo tipo em um terceiro vetor com dobro do tamanho

13 Professor William Declare um vetor de 10 posições e o preencha com os 10 primeiros números impares e o escreva.

14 Professor William Leia um vetor de 20 posições. Contar e escrever quantos valores pares ele possui.

15 Professor William Leia um vetor de 20 posições e atribua valor 0 para todos os elementos que possuírem valores negativos. No final escreva os novos valores

16 Professor William Leia dos vetores de 20 posições e calcule um outro vetor contendo, nas posições pares os valores do primeiro e nas posições impares os valores do segundo.

17 Professor William Leia um vetor de 20 posições e em seguida um valor X qualquer. Seu programa devera fazer uma busca do valor de X no vetor lido e informar a posição em que foi encontrado ou se não foi encontrado.

18 Professor William Escrever um algoritmo que leia 2 vetores X(5) e Y(5). Crie, a seguir, um vetor Z que seja: a. a diferença entre X e Y; b. a soma entre X e Y; c. o produto entre X e Y; d. Escreva o vetor Z a cada cálculo.

19 Professor William Crie um programa que receba dez nomes do usuário, armazene-os em um vetor e ao final mostre a listagem, indicando a posição de cada nome.

20 Professor William Elabore um programa que crie um vetor com 5 strings para guardar os nomes de pessoas. O vetor deve ser preenchido pelo usuário e ao final deve ser feita uma consulta com um novo nome para saber se ele está ou não cadastrado.

21 Professor William Elabore um programa que crie dois arrays: 1)um para guardar os nomes de cinco pessoas; 2)um para guardar as notas das cinco pessoas; O algoritmo deverá receber o nome e anota de cada pessoa (guardando em cada array correspondente) e ao final fornecer: a)a listagem com posição, nome e nota de cada aluno; b)o nome do aluno com maior nota; c)o nome do aluno com menor nota.

22 Professor William Escreva um algoritmo que leia e mostre um vetor de 20 números. A seguir, conte quantos valores pares existem no vetor.

23 Professor William Faça um programa que carregue um vetor de seis elementos numéricos inteiros, calcule e mostre: a) A quantidade de números pares; b) Quais os números pares; c) A quantidade de números ímpares; d) Quais os números ímpares.

24 Professor William Faça um programa que leia 10 valores e no final, escreva o maior e o menor valor lido. Dica: você vai precisar de uma variável do tipo vetor, uma variável do tipo real, e de dois blocos de comando “para variavel de 1 até 10 faça...”

25 Professor William Escreva um algoritmo que leia um vetor de 7 elementos inteiros. Encontre e mostre o menor elemento e sua posição no vetor. Dica: você vai precisar de uma variável do tipo vetor, uma variável do tipo inteiro, e de dois blocos de comando “para variavel de 1 até 7 faça...”

26 Professor William Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 10 alunos de uma escola, e depois listar o nome e a nota de cada um, e por ultimo a média da turma. Isso sem sobre-escrever os valores. Dica: você vai precisar de duas variáveis do tipo vetor e de dois blocos de comando “para variavel de 1 até 10 faça... ”

27 Professor William  Escreva um algoritmo que leia um vetor de 13 elementos inteiros, que é o Gabarito de um teste da loteria esportiva, contendo os valores 1(coluna 1), 2 (coluna 2) e 3 (coluna do meio).  Leia, a seguir, para cada apostador, o número do seu cartão e um vetor de Respostas de 13 posições.  Verifique para cada apostador o números de acertos, comparando o vetor de Gabarito com o vetor de Respostas.  Escreva o número do apostador e o número de acertos. Se o apostador tiver 13 acertos,mostrar a mensagem "Ganhador".


Carregar ppt "Professor William Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 50 alunos de uma escola, e depois listar o nome de cada um e a média final de cada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google