A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conotação de Denotação. Denotação X Conotação A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conotação de Denotação. Denotação X Conotação A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras."— Transcrição da apresentação:

1 Conotação de Denotação

2 Denotação X Conotação A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado ampliado, deixando de representar apenas a ideia original (básica e objetiva). Nos textos literários nem sempre a linguagem apresenta um único sentido, aquele apresentado pelo dicionário. Empregadas em alguns contextos, elas ganham novos sentidos, figurados, carregados de valores afetivos ou sociais.

3 Quando a palavra é utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionário) dizemos que foi empregada denotativamente. Quando é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum, dizemos que foi empregada conotativamente, este recurso é muito explorado na Literatura. A linguagem conotativa não é exclusiva da literatura, ela é empregada em letras de música, anúncios publicitários, conversas do dia-a-dia, etc. Ex.: A menina está com a cara toda pintada. Aquele cara parece suspeito. Marcos quebrou a cara.

4 Observe um trecho da canção “Dois rios”, de Samuel Rosa, Lô Borges e Nando Reis, note a caracterização do sol, ele foi empregado conotativamente: O sol é o pé e a mão O sol é a mãe e o pai Dissolve a escuridão O sol se põe se vai E após se pôr O sol renasce no Japão... Que os braços sentem E os olhos vêem Que os lábios sejam Dois rios inteiros Sem direção Que os braços sentem E os olhos vêem Que os lábios beijam Dois rios inteiros Sem direção Note que a expressão “dois rios inteiros” também foi empregada conotativamente e compõe um dos elementos básicos para a interpretação da letra.

5 Os trechos abaixo são conotativos ou denotativos? “O ano de 1948, em Pernambuco, foi marcado por um processo revolucionário, liderado por um Partido Liberal radical.” Denotativo “Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois – Recife das revoluções libertárias Mas o Recife sem história nem literatura Recife sem mais nada Recife da minha infância” Conotativo

6 “ depois de analisar os prontuários de 964 pessoas operadas np Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, o médico Cláudio Moura Lacerda de Melo, 31 anos, concluiu que seus colegas exageraram na requisição de exames radiológicos e de laboratório, ao mesmo tempo em que dão pouca atenção ao exame direto do paciente e a uma conversa com ele sobre o seu histórico de saúde”. Denotativo

7 “Em todo triângulo, o quadrado de qualquer lado é igual a soma dos quadrados dos outros dois, menos o duplo produto destes dois lados pelo co-seno do ângulo que eles formam.” Denotativo “ A ciência que se constituiu em torno dos fatos da língua passou por três fases sucessivas antes de reconhecer seu verdadeiro e único objeto’’ Conotativo

8 “Tantas palavras / Que eu conhecia / E já não falo mais, jamais/ Quantas palavras Que ela adorava/ Saíram de cartaz” Conotativo “ Abriu os olhos devagar. Os olhos vindos de sua própria escuridão nada viram na desmaiada luz da tarde. Ficou respirando.” Conotativo “Na literatura brasileira de hoje, talvez seja o conto o gênero de maior destaque, em termos de vigor e criatividade”. Denotativo


Carregar ppt "Conotação de Denotação. Denotação X Conotação A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google