A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Histologia I Prof. Guilherme Garcez Cunha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Histologia I Prof. Guilherme Garcez Cunha."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Histologia I Prof. Guilherme Garcez Cunha

2  * Aulas teóricas;  *Aulas práticas; (Laboratório)  *Avaliações; Cronograma da Disciplina

3 Este tutorial não tem a pretensão nem a finalidade de substituir um BOM LIVRO de histologia, leitura obrigatória para um aprendizado qualificado. A histologia estuda os tecidos, isto é, as agregações de células e de material extracelular que têm a mesma forma e a mesma função.

4 Não existe uma definição universalmente aceita pelos biólogos do que seja VIDA, ainda assim eles não hesitam em estudá-la: e até mesmo em procurá-la em outros cantos do universo. Mas como estudar algo que não se sabe o que é?

5 SERES VIVOS Auto-replicação Uma característica marcante dos seres vivos é a sua capacidade de se reproduzir, isto é, induzir a formação de cópias de si mesmo a partir de elementos tomados do ambiente.

6 Metabolismo O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no interior do organismo que mantém mais ou menos estáveis as condições internas do organismo (homeostase). SERES VIVOS

7 Delimitação Os seres vivos são fenômenos localizados, isto é, ocupam uma região limitada do espaço. E também são distintos do ambiente em que estão. Isso permite manter um ambiente interno, onde podem manter e concentrar os elementos que captura do ambiente externo: nutrientes, por exemplo – impedindo que se percam dispersos no meio ou sejam utilizados por outros.

8 Composição química : Substâncias inorgânicas: água e sais minerais. Substâncias orgânicas (possuem o carbono como elemento principal): carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas. A composição química aproximada da matéria viva é de 75 a 85% de água; 1% de sais minerais; 1% de carboidratos; 2 a 3% de lipídios; 10 a 15% de proteínas e 1% de ácidos nucléicos.

9 CÉLULAS São as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. As células são estruturas incrivelmente complexas e muito variadas, mas também obedecem as mesmas leis da física e da química.

10

11

12 Incluem todos os tipos de bactérias:

13 BACTÉRIAS As bactérias vivem em ambientes tais como fontes termais sulfurosas cujas águas têm pH 2 a atingem temperaturas em torno de 80 graus C. Outros vivem em ambientes contendo metano ou sob alta concentração de sal.

14 Parede celular - responsável pela forma da bactéria constituída por um complexo proteína + carboidrato. Cápsula - camada de consistência mucosa ou viscosa formada por polissacarídeos que reveste a parede celular em algumas bactérias. É encontrada principalmente nas bactérias patogênicas, protegendo-as contra a fagocitose. Nucleóide - constituído por uma molécula circular de DNA Membrana Plasmática Citoplasma Flagelos ESTRUTURA BACTERIANA

15 EUCARIOTOS ATUAIS

16

17 OBRIGADO...


Carregar ppt "Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Histologia I Prof. Guilherme Garcez Cunha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google