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PROJETO SABER PARA CUIDAR DOENÇA FALCIFORME NA ESCOLA PROJETO SABER PARA CUIDAR DOENÇA FALCIFORME NA ESCOLA.

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1 PROJETO SABER PARA CUIDAR DOENÇA FALCIFORME NA ESCOLA PROJETO SABER PARA CUIDAR DOENÇA FALCIFORME NA ESCOLA

2 CONTATOS: Telefone: (31)

3 Origem Maranhão Pernambuco Bahia Minas Gerais Rio de Janeiro

4 Incidência da doença falciforme Nascem no Brasil cerca de crianças/ano com a doença falciforme ou 1/1.000 nascidos/vivos MA 1:1400 BA 1:650 MG 1:1400 RJ 1:1200 PE 1:1400 GO 1:1800 SP 1:4000 PR e SC 1:13000 RS 1:10000 MS 1:4000 ES 1:1800 RO 1:13000

5 Estudo de qualidade de vida (400 pacientes do Hemominas) E SCOLARIDADE 49,6% (198) tinham até 8 anos de estudo 45,2% (181) de 9 a 11 anos, 4,7% (19) acima de 11 anos e 0,5% (2) nunca estudaram (PEREIRA, S. A., 2008)(PNAD/2006/IBGE, 2008)

6 Estudo de qualidade de vida (400 pacientes do Hemominas) T AXA DE DESEMPREGO Estudo = 68 % Brasil = 8,4% DF como impedimento para o trabalho – 59,6% R ENDA Familiar = R$ 845,00 Individual = R$ 340,00 > salário mínimo (2008)  R$ 415,00 Renda média do brasileiro (2008) = R$ 883,00 (PEREIRA, S. A., 2008)(PNAD/2006/IBGE, 2008)

7 Déficits de atenção e as habilidades executivas parecem ser as áreas mais afetadas de acordo com os testes neuropsicológicos (Craft et al., 1993.; DeBaun et al., 1998;. Brown et al, 2000a; Brandling-Bennett et al., 2003) Testes de QI revelam déficits na habilidade verbal (Armstrong et al., 1996;. Bernaudin et al., 2000;. Wang et al., 2001 Schatz et al., 2001) Publicações

8 Aproximadamente 75% das crianças com infartos cerebrais demonstram funcionalmente significativos déficits cognitivos e a maioria dessas crianças tem um impacto considerável na vida acadêmica. Schatz et al., 2001 Crianças com DF sem lesão tecidual visível mostraram déficits na habilidade verbal, memória de trabalho verbal e velocidade de processamento. Bernaudin et al., 2000; Schatz et al., 2002a;. Steen et al., 2003

9 Severidade de doença, variáveis fisiológicas (alterações neurológicas) e as faltas frequentes à escola Déficit cognitivo e intelectual. ( Richard & Burlew, 1997; Lemanek, Bckloh, Woods & Bauther, 1995.)

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11 PROJETO SABER PARA CUIDAR DOENÇA FALCIFORME NA ESCOLA PROJETO SABER PARA CUIDAR DOENÇA FALCIFORME NA ESCOLA L INHA DO T EMPO...

12 AÇÕES EDUCATIVAS PREPARATÓRIAS PARA O SEMINÁRIO SEMINÁRIO “SABER PARA CUIDAR: DOENÇA FALCIFORME NA ESCOLA” AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO OFICINAS ATIVIDADE 1 ATIVIDADE 2 ATIVIDADE 5 ATIVIDADE 3 Construindo a proposta do EAD ATIVIDADE 4 ELABORAÇÃO DA EAD (MATERIAL DIGITAL E IMPRESSO)

13 Ação Educativa 1: Roda de Conversa com pais. Participantes: 15 Data: Maio/2012 Objetivo: Discutir aspectos pertinentes à doença falciforme no contexto escolar. Realização: Dreminas Local: Cehmob 05/2012 Ações educativas preparatórias para o Seminário - A TIVIDADE 1

14 Local: Cehmob Data: 05/2012 Ação Educativa 2: Roda de Conversa com adolescentes. Participantes: 11 Data: Maio/2012 Objetivo: Discutir aspectos pertinentes à doença falciforme no contexto escolar. Realização: Dreminas

15 Local: Cehmob Data: 05/2012 Ação Educativa 3: Oficina de desenhos com crianças. Participantes: 6 crianças Data: Maio/2012 Objetivo: Identificar aspectos pertinentes à doença falciforme no contexto escolar Realização: Dreminas

16  Banners  Desenho da Oficina com crianças Produtos das ações educativas

17 “Se o professor desse uma aula a respeito da doença falciforme iria ajudar a diminuir o preconceito, pois quando o professor explica alguns dos colegas entendem outros não”. R., 10 anos, 6º série “Quando meu filho falta por causa de consultas ou exames, levo o atestado ou relatório para escola, mas a escola não faz questão de ler. A professora não deixou ele ir ao banheiro várias vezes e já até chegou ao ponto de fazer xixi na roupa dentro da sala de aula” L., mãe de adolescente do 5º ano

18 Ação Educativa: Seminário “Saber para Cuidar: doença falciforme na escola”. Participantes: 278 Data: Junho/2012 Objetivo: Discutir aspectos pertinentes à doença falciforme no contexto escolar. Local: Belo Horizonte Data: 06/2012 Seminário “Saber para Cuidar – doença falciforme na escola”- A TIVIDADE 2

19 Instituições Participantes N ACIONAIS :  Ministério da Saúde  Universidade Federal de Minas Gerais  Faculdade de Medicina da UFMG  Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico - NUPAD  Fundação Hemominas  Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias - Cehmob-MG  Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais - SES/MG  Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE/MG  Federação Nacional das Associações de Pessoas com doença falciforme - Fenafal I NTERNACIONAIS :  Universidade de Montfort, Leicester, Inglaterra  Children’s Sickle Cell Foundation - CSCF

20 Convidados internacionais

21 Assinatura do Ato de Compromisso Produtos do Seminário

22 Constituição do Grupo Técnico do Projeto (CEHMOB, S.E.S. e S.E.E.)

23 José Nélio Januário (Coordenação Geral do Projeto / NUPAD) Mitiko Murao (Coordenação Geral do Projeto / HEMOMINAS) Isabel Pimenta Castro (Coordenadora Executiva do projeto) Sara Melo Lança (Coordenadora Pedagógica) Odete Moura (Enfermeira) Sônia Aparecida Santos Pereira (Pedagoga) Bruna Moreira (Pedagoga) Cláudia Couto (Psicóloga) Adriana Temponi (Analista de Projetos) Raíssa Hilda Azevedo (Acadêmica de pedagogia) Jonatan Junio de Oliveira (Acadêmico de psicologia) Cehmob Ana Regina de Carvalho (Diretora/Diretoria da Educação Especial) Maria Luiza Vierira (Psicóloga/Analista Educacional) Cristina Martins (Pedagoga/Analista Educacional) Maria Céres Pimenta (Consultora da SEE) S.E.E. Ana Carolina Leite (Enfermeira/Coordenação do Núcleo de Doenças Complexas). S.E.S.

24 1- Visita às escolas e aplicação de questionário Objetivo: Sensibilizar e mobilizar os atores e parceiros para a realização do Projeto Data: Dezembro/2012 Ações de Mobilização - A TIVIDADE 3 Critério para escolha das escolas: Pertencer à Rede Estadual de Educação; Possuir os maiores número de alunos com doença falciforme matriculados, segundo dados do Programa Estadual de Triagem Neonatal (PETN-MG); Participação de pelo menos um dos alunos/famílias na Roda de Conversa promovida pelo CEHMOB – MG em 05 de Maio de 2012; Que as famílias tenham autorizado as visitas; Adesão das escolas ao projeto, após envio de Ofício da SEE para as Superintendências e autorização dos gestores através de contato telefônico.

25 5 questionários s E. Estadual Afonso Pena Mascarenhas 5 questionários E. E. Professora Inês Geralda De Oliveira 5 questionários E. E. Professora Inês Geralda de Oliveira 5 questionários E. Estadual Doutor Antônio Augusto Soares Canêdo 5 questionários E. Estadual Prof.ª. Bem Vinda de Carvalho TOTAL DE QUESTINÁRIOS APLICADOS:25 Diretor Supervisor pedagógico Professor regente Professor de educação física

26 2- Encontro dos Diretores Regionais. Data e Local: Hotel Tauá, junho/2013. Objetivo: Sensibilização, Mobilização e apresentação do Projeto.

27 3- Encontro Integralidade Dreminas – Ribeirão das Neves Data e Local: Secretaria Municipal de Saúde – 23/05/2013 Objetivo: Sensibilização, Mobilização e Apresentação do Projeto.

28 4- VI Encontro de Pesquisadores e VII Seminário de Iniciação científica – Fundação Hemominas Data e Local: Belo Horizonte – Hotel Bristol – 23 e 24/05/2013 Objetivo: Apresentar o Projeto 5- Jubileu de Prata da Associação de Falecemicos e Talassemicos - RJ Data e Local: Fundação Hemorio – 24/05/2013 Objetivo: Apresentar o Projeto.

29 Ação Educativa: Oficinas com escolas Participantes: Profissionais de educação de 05 escolas de Belo Horizonte. Objetivo: Sensibilizar os profissionais da educação e promover a troca de experiências. Oficinas - A TIVIDADE 3

30 Capacitação e divulgação ESCOLAS DATA DA OFICINA METROPOLITANANº DE OFICINASTURNO NÚMERO DE PARTICIPANTES MODALIDADES Nº DE ALUNOS COM FALCIFORME E. E. Antônio Augusto Soares Canedo 05/09/13B2 - Manhã - Tarde Séries iniciais do ensino fundamental até o 5º ano 2 E. E. Professora Benvinda de Carvalho 14/09/13B1Manhã30 - Ensino Fundamental - Ensino Médio - EJA 2 E. E. Jornalista Jorge Paes Sardinha 23/09/13B1Noite16 - Séries iniciais do ensino fundamental até o 5º ano 1 E.E. Profª. Inês Geralda de Oliveira 06/11/13C1Tarde40 - Series finais do ensino fundamental - Ensino médio. 1 Total de oficinas: 5 Total de participantes: 127

31 Total de alunos com Doença Falciforme: 14 Total de professores : 291 Total de alunos: Família/Amigos/Comunidade

32 -Origem genética da doença; -Fisiopatologia da doença falciforme; - Sinais e sintomas; - Crises álgicas (dor); - AVC; - Falta de comunicação entre família – escola – aluno; - Necessidades hídricas; - Priapismo. Alguns do temas abordados nas oficinas

33 Cristiane Rust e Sônia Pereira – Apresentação da Oficina

34 Participantes durante a apresentação

35 Dinâmica dos balões

36 PROJETO SABER PARA CUIDAR DOENÇA FALCIFORME NA ESCOLA PROJETO SABER PARA CUIDAR DOENÇA FALCIFORME NA ESCOLA D ESENHANDO O P ROJETO

37 Recurso de planejamento amplamamente utilizado em todo o mundo e por diversas instituições, desde a década de 1960, que possibilita também o monitoramento e a avaliação dos projetos e/ou programas, bem como o alinhamento, o envolvimento e a pactuação dos conceitos e dos objetivos propostos entre todos os atores participantes. Modelo Lógico

38 R ECURSOS C ONSTRUÍDOS À P ARTIR DO M ODELO L ÓGICO

39 Valores

40 Objetivo

41 Objetivos: Estabelecer uma comunicação dialógica entre os parceiros do projeto (Informativo do Saber). Divulgar o curso de educação à distância “Saber para cuidar: a doença falciforme na escola”. Mobilizar os profissionais da educação sobre a doença falciforme e suas repercussões no contexto escolar.

42 Informativo disponibilizado virtualmente – formato de revista

43 Objetivos: Fortalecer a capacidade técnica e política dos profissionais da educação através do curso em EAD. Capacitar tutores para trabalharem com os alunos do EAD. Elaboração de materiais educacionais gráficos e digitais.

44 Objetivos: Estimular e favorecer o diálogo entre os diversos atores envolvidos no cuidado (sentido amplo) da pessoa com doença falciforme. Incentivar ações educativas na perspectiva da atenção integral da pessoa com doença falciforme.

45 E DUCAÇÃO À D ISTÂNCIA SS “R E SS IGNIFICANDO A DOENÇA FALCIFORME : A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR ”

46 Doença falciforme: estigma, preconceito, dor. SS ReSSignificar: - Atribuir novo significado a acontecimentos através da mudança de visão de mundo; - Quando o significado se modifica, mudamos também nossa maneira de agir. SS Mais do que uma capacitação, uma reSSignificação

47 Para quem é o curso? Professores Diretoria Regional de Educação Equipe do PIP Inspetores Diretores escolares Vices diretores Supervisores pedagógicos Superintendências Profissionais da Educação

48 Ambiente virtual – Magistra (Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional dos Educadores do Estado de Minas Gerais); Plataforma Moodle; Carga horária de 30 horas. Formação de profissionais da educação (curso EAD)

49 Unidades temáticas do curso EAD 1- D IVERSIDADE NO C ONTEXTO E SCOLAR 2- P ECULIARIDADES DA D OENÇA F ALCIFORME 3- R EDES DE A POIO

50 Refletindo e Discutindo – Fóruns Atividades Textos de Apoio e Anexos Metodologia pedagógica Estudo de caso

51 Pós Seminário “Saber para Cuidar” Definição da proposta Programação Integração entre Saúde e Educação Nivelamento de conteúdo Alinhamento de terminologias Discussão da proposta pedagógica Levantamento bibliográfico Metodologia pedagógica Modelo lógico Recurso de planejamento, monitoramento e avaliação Reflexão sobre o enfoque do curso Definição de metodologia Elaboração de conteúdo Conteúdo programático Plano de aula

52 Inscrição Ambientação Unidades Temáticas Preenchimento do formulário de inscrição Questionário Termo de consentimento e de adesão Boas vindas – Cronograma do curso Espaço de convivência Apresentação do curso Atividades de ambientação -Manual do ambiente virtual - Preenchimento do perfil Infográfico sobre a origem, da doença falciforme Contextualização da historia familiar (caso) Diversidade no Contexto Escolar (7 horas) Articulação em redes de apoio (8 horas) Glossário Objetivo do módulo Caso Textos de apoio Atividades SS Curso: R E SS IGNIFICANDO A D OENÇA F ALCIFORME Objetivo do módulo Caso Textos de apoio Atividades Estrutura do curso Pré curso Objetivo do módulo Caso Textos de apoio Atividades Peculiaridades da doença falciforme (10 horas) Pós curso Boas práticas Estabelecimento de redes de apoio Divulgação de iniciativas Troca de experiências Ações

53 L AZER C ULTURA E SPORTE S AÚDE E DUCAÇÃO S UJEITO Qualidade de vida: saúde em todos os aspectos. Se um deles está “adoecido”, todos os demais padecem.

54 Lembre-se de que a criança passa muito mais tempo com os profissionais da educação, na escola, do que com qualquer profissional da saúde. Sua ajuda pode minimizar diversas complicações causadas pela doença falciforme, contribuindo para que essa criança desenvolva toda sua potencialidade e se torne um adulto feliz, realizado e um membro valioso para a sociedade. Adaptação de texto da cartilha “Doença falciforme – Manual do Professor”, da Anvisa

55 CONTATOS: Telefone: (31) CONTATO: Telefone: (31)


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