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QUADROS SÍNTESE DA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO REUNIÕES INTERINSTITUCIONAIS MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO - 2013.

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1 QUADROS SÍNTESE DA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO REUNIÕES INTERINSTITUCIONAIS MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO PACTO NACIONAL PELA FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO MÉDIO

2 MOBILIZAÇÃO REUNIÕES DA COORDENAÇÃO - NIVERSIDADE REUNIÕES DO COMITÊ ESTADUAL SEDUC REUNIÕES DO COMITÊ ESTADUAL SEDUC FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO -NA ESCOLA -1ª ETAPA 1º SEMINÁRIO NACIONAL ACOMPANHAMENTO 1º SEMINÁRIO ESTADUAL REUNIÕES DA COORDENAÇÃO - UNIVERSIDADE REUNIÕES DA COORDENAÇÃO ESTADUAL SEDUC REUNIÕES DA COORDENAÇÃO ESTADUAL SEDUC REUNIÕES DA COORDENAÇÃO ESTADUAL SEDUC REUNIÕES DA COORDENAÇÃO ESTADUAL SEDUC FORMAÇÃO DOS FORMADORES REGIONAIS– 1ª ETAPA FORMAÇÃO DOS ORIENTADORES DE ESTUDOS – 1ª ETAPA ENCONTROS DOS FORMADORES REGIONAIS - 1ª ETAPA ENCONTROS DOS ORIENTADORES DE ESTUDOS - 1ª ETAPA 2º SEMINÁRIO NACIONAL REUNIÕES DA COORDENAÇÃO - UNIVERSIDADE REUNIÕES DA COORDENAÇÃO ESTADUAL SEDUC REUNIÕES DA COORDENAÇÃO ESTADUAL SEDUC REUNIÕES DA COORDENAÇÃO ESTADUAL SEDUC REUNIÕES DA COORDENAÇÃO ESTADUAL SEDUC ENCONTROS DOS ORIENTADORES DE ESTUDOS -2ªE ETAPA FORMAÇÃO DOS ORIENTADORES DE ESTUDOS – 2ª ETAPA FORMAÇÃO DOS FORMADORES REGIONAIS– 2ª ETAPA ENCONTROS DOS FORMADORES REGIONAIS -21ª ETAPA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO -NA ESCOLA -2ª ETAPA 3º SEMINÁRIO NACIONAL AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO INCIAL E CONTINUADA – SESU / SEB UNIVERSIDADES / SEDUCS – LICENCIATURAS E EDUCAÇÃO BÁSICA SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO INCIAL E CONTINUADA – SESU / SEB UNIVERSIDADES / SEDUCS – LICENCIATURAS E EDUCAÇÃO BÁSICA 2º SEMINÁRIO ESTADUAL PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

3 Funções, Perfis e Atividades FUNÇÃOPERFILATIVIDADES Coordenador Geral I- ser professor efetivo da IES; II - ter experiência na área de formação continuada de profissionais da educação básica; e III - possuir titulação de mestrado ou doutorado. Responsável por articular e monitorar o conjunto das atividades necessárias ao desenvolvimento da formação, formalmente designado pela IES, com a anuência da SEB/MEC Coordenador Adjunto Bolsa: I - ser professor efetivo de IES; II - ter experiência na área de formação de profissionais da educação básica; e III - possuir titulação de mestrado ou doutorado Responsável pela coordenação acadêmica da formação, será indicado pelo Coordenador-Geral da Formação na IES Supervisor : I - ter Licenciatura ou complementação pedagógica; II - ser professor/coordenador pedagógico efetivo da rede de ensino, se supervisor selecionado pela secretaria estadual ou distrital; III - ser professor de Instituição de Ensino Superior, ou estar cursando mestrado e/ou doutorado na área educacional, se supervisor selecionado pelo Coordenador Geral da IES; IV - possuir titulação de especialização, mestrado ou doutorado; e V - ter disponibilidade de 20h semanais para dedicar-se à função, podendo ser cedido pela secretaria estadual ou distrital Responsáveis pela articulação entre a IES e a Seduc, serão formalmente designados pelo dirigente da Seduc ou pela IES, respeitando-se estritamente os pré-requisitos estabelecidos para a função quanto à formação e à experiência exigidas Formador das IES I - ter experiência na educação básica durante, pelo menos, quatro anos; II - ser formado em Pedagogia ou Licenciatura; e III - possuir titulação de mestrado ou doutorado ou estar cursando pós-graduação na área de Educação ou áreas afins. Responsáveis por ministrar a formação aos Formadores Regionais, serão indicados pelo Coordenador-Geral da IES Formador Regional 1FR – 50 OE I - ter experiência como professor ou coordenador pedagógico do Ensino Médio ou ter atuado em formação continuada de profissionais da educação básica durante, pelo menos, dois anos; II - ser profissional efetivo da rede pública de ensino; III - ter titulação de especialização, mestrado ou doutorado ou estar cursando pós-graduação na área de Educação; IV - ter disponibilidade para dedicar-se ao curso de formação e encontros com os formadores de módulo regional e ao trabalho de formação na região, correspondente a 20 horas semanais, com orientadores de estudo. Responsáveis por ministrar a formação aos Orientadores de Estudo, serão indicados pela Secretaria de Estado da Educação. Caso a secretaria estadual ou distrital não indique número suficiente de profissionais para a Formação, a IES poderá selecionar professores de IES ou alunos de pós-graduação como Formadores. Orientador de Estudos 1OE – 30 P I – ser professor do ensino médio ou ser coordenador pedagógico ou equivalente na rede pública de ensino a que esteja vinculado; II – ser formado em Pedagogia ou em Licenciatura; III - atuar há, no mínimo, três anos no Ensino Médio, como professor ou coordenador pedagógico ou possuir experiência comprovada na formação de professores de Ensino Médio; IV - ter disponibilidade para dedicar-se ao curso de formação e encontros com o formador regional e ao trabalho de formação na escola, correspondente a 20 horas semanais, com professores/coordenadores do ensino médio; V - constar do Censo Escolar de 2013 da respectiva rede a que esteja vinculado. Responsáveis por coordenar o processo de formação dos professores do Ensino Médio nas escolas, serão escolhidos em processo público nas suas respectivas escolas, respeitando- se os pré-requisitos estabelecidos para a função no que diz respeito à formação e à experiência exigidas Professore/ Coordenador Pedagógico I - atuar como docente em sala de aula ou coordenador pedagógico no Ensino Médio em escola da Rede Estadual, em efetivo exercício em 2014; II – constar no Censo Escolar de 2013 da respectiva rede a que esteja vinculado. São os profissionais que participarão do processo de formação na escola.


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