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O que é Educar? “É desenvolver no indivíduo toda a perfeição de que ele é suscetível.” Kant, filósofo „É desenvolver progressivamente as faculdades espirituais.

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Apresentação em tema: "O que é Educar? “É desenvolver no indivíduo toda a perfeição de que ele é suscetível.” Kant, filósofo „É desenvolver progressivamente as faculdades espirituais."— Transcrição da apresentação:

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2 O que é Educar? “É desenvolver no indivíduo toda a perfeição de que ele é suscetível.” Kant, filósofo „É desenvolver progressivamente as faculdades espirituais do homem.“ Pestalozzi, Pedagogo

3 “É fazer Espíritos retos, dispostos, todo momento, a não praticarem coisa alguma que não seja conforme a dignidade e a excelência de uma criatura sensata.” John Locke, filósofo. O que é Educar? “A educação determina e acelera o progresso e aperfeiçoamento do homem.” Lessing, Estudioso.

4 A educação, convenientemente entendida, constitui a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se conhece a de manejar as inteligências, conseguir- se-á corrigi-los, do mesmo modo que se aprumam plantas novas. Essa arte, porém, exige muito tato, muita experiência e profunda observação...”“(...) A educação, convenientemente entendida, constitui a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se conhece a de manejar as inteligências, conseguir- se-á corrigi-los, do mesmo modo que se aprumam plantas novas. Essa arte, porém, exige muito tato, muita experiência e profunda observação...” Allan Kardec

5 “É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a Humanidade.” Allan Kardec, in Obras Póstumas ≠

6 A existência de Deus;A existência de Deus; O exame do problema da criação;O exame do problema da criação; O homem no contexto universal;O homem no contexto universal; A natureza espiritual do homem;A natureza espiritual do homem; A investigação do mundo após a morte;A investigação do mundo após a morte; A revelação da lei da reencarnação;A revelação da lei da reencarnação; A estrutura didática de „O Livro dos Espíritos“ apresenta:

7 O estudo das relações dos espíritos com os homensO estudo das relações dos espíritos com os homens O descortinar da lei da adoração;O descortinar da lei da adoração; As penas e recompensas futuras;As penas e recompensas futuras; Jesus como modelo da perfeição humana; eJesus como modelo da perfeição humana; e A Educação integral.A Educação integral.

8 O Livro dos Espíritos projeta: Novos conhecimentos Uma nova concepção do homem; A sintonia do homem com Deus Uma nova concepção do Universo;

9 APRENDIZADOPRÁTICA Matérias Primas do Processo Evolutivo “Manufatura” da Etapa Evolutiva (evolução efetiva) EVOLUÇÃO Representação Esquemática do Processo Evolutivo

10 "Amai-vos e instruí-vos “ (A.Kardec) “... Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo...” (Jesus Cristo)

11 instrumento capaz de habilitar o indivíduo para a construção de sua evolução e de sua felicidade... "Ser educado", moralizado

12 apenas o conhecimento intelectual não basta para o crescimento espiritual do indivíduo.apenas o conhecimento intelectual não basta para o crescimento espiritual do indivíduo.

13 EXPERIÊNCIAS VIVÊNCIAS CONHECIMENTOS INTELECTUALIZAÇÃO COM EDUCAÇÃO SEM EDUCAÇÃO APRENDIZADO E EVOLUÇÃO Não seria esse o grande problema da sociedade hoje ???

14 Para evoluir espiritualmente… o indivíduo … deve buscar o conhecimento da “verdade” ou seja, da compreensão do funcionamento das Leis Naturais que regem o Universo, incluso aí a Lei do Amor. “... conheceis a verdade e ela vos libertará...” ; Conhecimento DiscernimentoDiscernimento Entendimento dos fatos da vida, da natureza e da relação dos seresEntendimento dos fatos da vida, da natureza e da relação dos seres

15 O processo evolutivo não pode prescindir da “educação”, ou seja, do uso da razão dentro de critérios éticos e morais sólidos e definidos, o que pode ser resumido em: “... amar e respeitar o semelhante e a natureza...”;

16 Na questão da educação, temos duas grandes etapas que precisam ser trabalhadas:Na questão da educação, temos duas grandes etapas que precisam ser trabalhadas: 1 a ) educação ministrada pela família e pela sociedade 1 a ) educação ministrada pela família e pela sociedade deve ser toda voltada a formação do indivíduo holístico, honesto, ético, solidário...deve ser toda voltada a formação do indivíduo holístico, honesto, ético, solidário... 2 a )“auto-educação” do indivíduo2 a )“auto-educação” do indivíduo

17 1° etapa: a educação pela família (fundamental)1° etapa: a educação pela família (fundamental) -mostrar limites -mostrar limites -exemplificar ética e fatores morais (virtudes) -exemplificar ética e fatores morais (virtudes)

18 A educação formal – deve, em todos os níveis privilegiar a formação do ser integral, ético e solidário.A educação formal – deve, em todos os níveis privilegiar a formação do ser integral, ético e solidário.

19 Estar atentos Ligação com Deus

20 EXPERIÊNCIAS VIVÊNCIAS CONHECIMENTOS INTELECTUALIZAÇÃO AUTO EDUCAÇÃO E EVOLUÇÃO SEM VIGILÂNCIA E ORAÇÃO EVOLUÇÃO ESTACIONADA COM VIGILÂNCIA E ORAÇÃO EVOLUÇÃO ACELERADA

21 Na auto-educação, base indispensável para a evolução e para o alcance do estado de felicidade, os maiores “inimigos” a serem combatidos são:Na auto-educação, base indispensável para a evolução e para o alcance do estado de felicidade, os maiores “inimigos” a serem combatidos são: o egoísmo a vaidade o orgulho o comodismo a falta de fé a superstição o preconceito;

22 Devemos buscar as seguintes características e atitudes: –o–o–o–o perdão –a–a–a–a tolerância –a–a–a–a solidariedade –a–a–a–a honestidade –a–a–a–a ética –a–a–a–a esperança –a–a–a–a caridade –a–a–a–a fé;

23 “Quem não se educa para o bem e para a verdade e não contribui para que seu semelhante tenha condições de se educar, inclusive pelo seu exemplo pessoal, ainda não entendeu sua missão aqui na terra”. Pesquisa feita por: Arlete Länzlinger- CEEAK-Winterthur-Suíça em 2006

24 Fontes de consulta: LE Questão 917, p. 421 Obras Póstumas, Allan Kardec, página 384. A Educação em “O Livro dos Espíritos” (VISÃO ESPÍRITA DA EDUCAÇÃO – Marcus Alberto De Mario ) Palestra “Atitudes, Educação e Evolução” de Carlos Augusto Parchen,fev.2002,


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