A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUÍMICA – 8ª SÉRIE Elementos e Substâncias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUÍMICA – 8ª SÉRIE Elementos e Substâncias"— Transcrição da apresentação:

1 QUÍMICA – 8ª SÉRIE Elementos e Substâncias
Letícia Finster Melo

2 ELEMENTO QUÍMICO É o conjunto de átomos iguais.
Denomina-se elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico (Z).

3 Tipos de Elementos Elementos naturais Elementos sintéticos
São os elementos químicos encontrados na natureza. São conhecidos 91 elementos naturais, sendo o de maior número atômico o urânio (Z = 92). O tecnécio, número atômico 43, também é artificial. Elementos sintéticos São os elementos cujos átomos são produzidos artificialmente. Os elementos com número atômico superior ao do urânio (Z > 92) são todos artificiais (elementos transurânicos). (radioatividade)

4 Ocorrência Alguns elementos químicos como ouro, platina, cobre, gases nobres e outros, existem em estado natural. Entretanto, a maioria ocorre combinado com outros elementos constituindo os compostos químicos como, por exemplo, hidrogênio e oxigênio constituindo a água.

5 Simbologia Cada elemento químico, natural ou sintetizado, é representado por um símbolo que o identifica graficamente. Desde o tempo dos alquimistas os elementos químicos conhecidos já eram representados por símbolos. Por exemplo: o ouro era identificado pelo símbolo do Sol e a prata pelo símbolo da Lua. Atualmente adota-se o método de J. J. Berzelius sugerido em 1811: Os símbolos são adotados internacionalmente. Qualquer que seja a língua ou alfabeto o símbolo é o mesmo. O símbolo é a letra inicial, maiúscula, do seu nome latino seguida, quando necessário, de uma segunda letra minúscula do seu nome.

6 A primeira descoberta científica de um elemento químico
A primeira descoberta científica de um elemento químico ocorreu em Hamburgo, em 1669, quando o alemão Henning Brand, militar e químico apelidado de o Último dos Alquimistas - devido a sua constante busca pela Pedra Filosofal, que supostamente transformaria metal em ouro -, descobriu o elemento fósforo. Brand encheu 50 baldes com urina e os deixou putrificar e criar vermes, então ferveu o material até adquirir uma pasta branca que foi aquecida com areia e, finalmente, destilada. O elemento foi chamado pelo cientista de fósforo (Phosphorus, o "portador da luz") devido a sua propriedade de brilhar no escuro.

7 OBS.: O elemento químico mais abundante na Terra é o oxigênio, que compõe cerca de 49,5% da massa da crosta terrestre, da água e da atmosfera terrestre. O elemento que fica em segundo lugar é o silício. O dióxido de silício e os silicatos fazem parte de cerca de 87% dos compostos que existem na crosta terrestre.

8

9 Substância Pura As substâncias puras são aquelas formadas por apenas uma variedade de molécula. Ou seja, todas as moléculas são iguais. Pode ser de dois tipos: Substância pura simples Substância pura composta

10 Substância Pura Simples
As substâncias puras simples são formadas por apenas um elemento químico. Por exemplo, o gás Nitrogênio é composto apenas por átomos N.

11 Substância Pura Composta
Já as substâncias puras compostas podem ter vários elementos químicos diferentes na mesma molécula. Por exemplo, a água pura contém apenas moléculas H2O, mas como sabemos, é formada pelos elementos químicos Hidrogênio e Oxigênio.

12


Carregar ppt "QUÍMICA – 8ª SÉRIE Elementos e Substâncias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google