A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Luciene Santoro.  Comentário sobre o trabalho da aula passada:  etapas para o treinamento;  identificação da tendência;  requisitos pessoais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Luciene Santoro.  Comentário sobre o trabalho da aula passada:  etapas para o treinamento;  identificação da tendência;  requisitos pessoais."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Luciene Santoro

2  Comentário sobre o trabalho da aula passada:  etapas para o treinamento;  identificação da tendência;  requisitos pessoais fundamentais para esta ação.

3

4  Apresentação do vídeo  pontos mais importantes;  relação com o enfermeiro especialista em Urgência e Emergência.

5  Para alcançar um resultado satisfatório desta ação, diminuindo os riscos de erros e surpresas desagradáveis, é necessário que o professor ou o enfermeiro se preocupem inicialmente com o quê?

6 “Processo sistematizado, mediante o qual se pode conferir eficiência às atividades para, em determinado prazo, alcançar o conjunto das metas estabelecidas”. Horácio Martins de Carvalho

7 PREPARAÇÃO Procede à formulação dos objetivos e à previsão de todos os passos para o seu alcance. ACOMPANHAMENTO Visa acompanhar a ação educativa do professor e o aprendizado do aluno. APRIMORAMENTO Envolve a avaliação do alcance dos objetivos e possibilita ajustes. Pode ser concebido em 3 etapas:

8  PLANEJAMENTO EDUCACIONAL Desenvolve-se em nível mais amplo; prevê a estrutura e o funcionamento do sistema educacional como um todo; está a cargo do : Ministério da Educação: formulação das diretrizes em relação ao ensino superior. Conselho Federal de Educação: currículo mínimo e carga horária dos cursos superiores, critérios para autorização de funcionamento e reconhecimento desses cursos e para a formação e aceitação de docentes. Conselhos Estaduais de Educação: exercem sua competência em relação aos estabelecimentos isolados de ensino.

9  PLANEJAMENTO CURRICULAR Desenvolve-se dentro da escola; concretiza os planos elaborados no planejamento anterior, considerando a realidade de cada escola. É multidisciplinar: Direção - Corpo Docente - Especialistas  Define: os objetivos da escola, o perfil do profissional egresso e as estratégias adotadas.

10  PLANEJAMENTO DE ENSINO Desenvolve-se a partir da ação do professor, visando o direcionamento das atividades que irá desempenhar junto a seus alunos para o alcance dos objetivos. O professor decide sobre: Os objetivos, os conteúdos, as estratégias, os recursos e as avaliações. Este plano pode ser tecnocrático ou participativo

11 PLANO DE CURSO Esboço que será completado ou modificado durante o curso. Deve descrever o Marco Referencial, que envolve os marcos:  situacional – situa o contexto social, político, econômico e cultural  doutrinal - decide o tipo de pessoa que quer formar e o modelo de sociedade que visa alcançar  operativo - define a linha pedagógica que será adotada, indicando como procederá durante o curso  MODALIDADES DE PLANOS

12  Outras ações importantes:  diagnosticar o grupo, analisando a distância entre o que existe e o que se deseja;  programar o curso (dias, horários e duração);  traçar os objetivos;  selecionar os conteúdos;  levantar os procedimentos de ensino;  escolher os recursos audiovisuais;  estabelecer os critérios para avaliação do grupo.

13 PLANO DE DISCIPLINA Previsão das atividades a serem desenvolvidas ao longo de um ano ou semestre. Indica as ações do professor voltadas para o alcance dos objetivos da disciplina, esclarecendo acerca de sua duração, objetivos gerais, conteúdo programático, procedimentos de ensino e avaliação. PLANO DE UNIDADE Refere-se aos assuntos da disciplina (módulos ou unidades) que são desenvolvidos no espaço correspondente a uma ou algumas aulas. Seus objetivos são operacionais.

14 PLANO DE AULA É a especificação das realizações diárias, devendo haver coerência entre o que apresenta e o que foi exposto nos planos anteriores.  Para sua elaboração, é necessário definir:  objetivos  conteúdos  estratégias  recursos  avaliação

15  Enfermeiro plantonista: Elabora o plano de cuidados de enfermagem em função dos problemas identificados e estabelece prioridades, tendo em conta recursos disponíveis (...)  Enfermeiro especialista: Elabora o plano anual de atividades de formação em serviço (...)  Enfermeiro-chefe: Planeja e concretiza ações que visem a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem (...)

16  Ao chegar no local da urgência, avalia a situação, analisando o cenário encontrado, e planeja rapidamente uma ação de acordo com as prioridades identificadas;  Ao identificar um número excessivo de determinados casos de acidentes, elabora um plano de ação junto à comunidade, objetivando o fim ou a redução destes. (...)

17 Sugestão de modelo: Título do Plano: Ações Preventivas e Intervenções frente aos Acidentes... Instituição: Enfermeiro(a) Responsável: Telefone: Titulação:

18 Justificativa; Clientela alvo; Objetivo geral; Objetivos específicos; Recursos materiais e humanos; Local(is) para desenvolvimento das atividades; Procedimentos para operacionalização; Avaliação dos resultados; Cronograma de desenvolvimento do plano; Referências bibliográficas.

19

20 . Leva à improvisação e impede o alcance dos objetivos, pois, muitas vezes, faz com que o professor deixe de cumprir com o programa estabelecido;. Gera insatisfação e até indisciplina na turma.. Dificulta a utilização de certos recursos que necessitam de marcação prévia;. Leva ainda a um desperdício de tempo e energia;

21 . Leva à irresponsabilidade e impede o alcance dos objetivos, pois, muitas vezes, faz com que o enfermeiro deixe de investir no foco principal do problema;. Gera desestímulo à participação, insatisfação da comunidade e de pessoas envolvidas, de alguma forma, na ação.. Dificulta a rápida ação para evitar novos casos emergenciais; INTERVALO


Carregar ppt "Prof. Luciene Santoro.  Comentário sobre o trabalho da aula passada:  etapas para o treinamento;  identificação da tendência;  requisitos pessoais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google