A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)
Emanuelle Grace

2 Introdução Na natureza existem vários tipos de relação entre os seres vivos, além da relação de caçar (ou capturar alimento) e de ser caçado (ou servir de alimento).

3 Tipos de relações ecológicas
Harmônicas – não há prejuízo para os envolvidos. Ex: sociedade, colônia INTRAESPECÍFICA Desarmônicas – há prejuízo para, pelo menos, um dos envolvidos. Ex: competição. Ocorre entre seres da MESMA espécie. RELAÇÕES ECOLÓGICAS Harmônicas – não há prejuízo para os envolvidos. Ex: mutualismo, comensalismo, protocooperação. INTERESPECÍFICA Desarmônicas – há prejuízo para, pelo menos, um dos envolvidos. Ex: parasitismo, predatismo, competição. Ocorre entre seres de espécies DIFERENTES

4 Relações intraespecíficas
HARMÔNICAS: Sociedade: Envolve seres da mesma espécie, porém HÁ divisão de tarefas (castas) entre os envolvidos. Só há benefício para os envolvidos. Exemplos: formigas, abelhas, cupins.

5 Relações intraespecíficas
HARMÔNICAS: Colônia: Envolve seres da mesma espécie, porém NÃO HÁ divisão de tarefas (castas) entre os envolvidos. Só há benefício para os envolvidos. Exemplos: bactérias, algas, esponjas, corais, etc.

6 Relações intraespecíficas
DESARMÔNICAS: Competição: Envolve seres da mesma espécie disputando por alimento, “fêmea” ou território. Só há benefício para um dos envolvidos. Exemplo: a luta de dois machos da mesma espécie disputando uma fêmea.

7 Relações interespecíficas
HARMÔNICAS: Mutualismo: Envolve seres de espécies diferentes que vivem juntos de forma OBRIGATÓRIA. Há benefício mútuo para os envolvidos. Exemplo: os liquens – são associações entre certas algas e fungos; a alga realiza fotossíntese e fornece oxigênio e alimento para o fungo; o fungo fornece à alga sais minerais e água para que ela faça fotossíntese.

8 Relações interespecíficas
HARMÔNICAS: Protocooperação: Envolve seres de espécies diferentes que NÃO vivem juntos de forma OBRIGATÓRIA. Há benefício mútuo para os envolvidos. Exemplo: relação entre o caranguejo paguro (que vive dentro de conchas vazias de caramujos) e anêmonas(que ele coloca sobre a concha); as anêmonas servem de camuflagem, aumentando a capacidade predatória do desajeitado paguro e recebem, em troca,os restos da alimentação dos caranguejos.

9 Relações interespecíficas
HARMÔNICAS: Comensalismo: Envolve seres de espécies diferentes. Há benefício apenas para uma das partes, porém o outro não é beneficiado e nem prejudicado. Exemplo: o peixe rêmora prende-se a tubarões e aproveitam os restos da alimentação destes, para os quais não há nenhum tipo de prejuízo.

10 Relações interespecíficas
Comensalismo: Tipos de comensalismo: Epifitismo: Ocorre entre orquídeas e bromélias que se apóiam sobre outras plantas no sentido de obter luz solar para a fotossíntese. As árvores não são nem beneficiadas nem prejudicadas, não há parasitismo.

11 Relações interespecíficas
Comensalismo: Tipos de comensalismo: Inquilinismo: O comensal (aquele que se alimenta) costuma viver dentro do corpo do hospedeiro, sem prejudicá-lo nem beneficiá-lo. É o caso de algumas bactérias que vivem no interior do intestino delgado humano.

12 Relações interespecíficas
DESARMÔNICAS: Predatismo: Ocorre entre seres de espécies diferentes. Uma espécie (o predador) usa outra (a presa) como fonte de alimento, provocando a sua morte. É o tipo predominante de relação na teia alimentar, garantindo a transferência de matéria orgânica para os níveis tróficos mais elevados. Exemplo: leão que mata a zebra para se alimentar.

13 Relações interespecíficas
DESARMÔNICAS: Parasitismo: Ocorre entre seres de espécies diferentes. Uma espécie (o parasita) explora a outra (o hospedeiro) enquanto esta permanece viva. As lesões causadas pelo parasita, no entanto, podem levar o hospedeiro à morte, causando ou não também a morte do parasita. Exemplo: vermes que vivem no interior do intestino humano.

14 Relações interespecíficas
DESARMÔNICAS: Competição: Ocorre entre seres de espécies diferentes. Essas espécies disputam por alimento, luz para a fotossíntese, espaço, fêmeas, etc. Exemplo: Coruja e cobra disputando um rato.


Carregar ppt "Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google