A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CNIDÁRIOS Professora: Kellin Mioranza Pereira. Colégio Futura, 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CNIDÁRIOS Professora: Kellin Mioranza Pereira. Colégio Futura, 2010."— Transcrição da apresentação:

1 CNIDÁRIOS Professora: Kellin Mioranza Pereira. Colégio Futura, 2010.

2

3 Exemplos de Cnidários: Coral, água-viva, anêmona-do-mar e hidra.

4 Cnidários ou Celenterados A palavra celenterado deriva do grego Koilos, que significa 'compartimento', 'cavidade', e entheron, que diz respeito a 'intestino'. A palavra cnidário deriva do grego knidos e significa 'urticante', 'que queima'.

5 Os celenterados podem apresentar-se sob duas formas: pólipos ou medusas. Pólipos: Têm o corpo cilíndrico e vivem geralmente fixos, por exemplo, numa rocha. Na sua extremidade livre, apresentam tentáculos em volta da boca.

6 Medusas: Têm o corpo em forma que lembra um guarda-chuva. Seus tentáculos se distribuem ao longo da margem do corpo, no centro do qual fica a boca. Nadam livremente, embora geralmente de maneira limitada, ou são carregadas pelas correntes de água.

7 A principal característica desse filo é a presença de células urticantes denominadas CNIDÓCITOS. Os cnidócitos são células de defesa do animal e que auxiliam na captura de presas. São localizados nos tentáculos situados perto da boca. Internamente, os cnidócitos apresentam um filamento enrolado e uma substância urticante, ambos localizados dentro de uma cápsula denominada Nematocisto.

8 O nematocisto contém um cílio sensorial que atua como um "gatilho": ao ser tocado, o nematocisto "dispara" o filamento urticante e injeta o veneno no corpo de presas ou de predadores, por exemplo, podendo causar-lhes sérios ferimentos e até mesmo a morte.

9 O corpo dos celenterados possui uma única abertura - a boca. Essa abertura fica em contato com uma cavidade denominada cavidade digestória.

10 A camada de células internas é chamada de gastroderme, que reveste a cavidade gastrovascular. Na cavidade gastrovascular ocorre a digestão parcial dos alimentos e sua distribuição. Na cavidade digestiva, existe tecidos, motivo pelo qual os cnidários podem ser considerados mais evoluídos que os poríferos. Entre a epiderme e a gastroderme existe uma camada gelatinosa denominada Mesogléia.

11 Nutrição: Os cnidários alimentam-se de pequenos animais aquáticos, como crustáceos, peixes e vermes. A presa é capturada pelos tentáculos localizados ao redor da boca. A digestão é extracelular e intracelular, isto é, parte dela ocorre na cavidade digestória e parte dentro das células. Por apresentarem apenas uma única abertura (a boca) e não possuem ânus, os restos de alimentos são eliminados pela própria boca. Esse tipo de sistema digestório é classificado como incompleto.

12 Os celenterados dividem-se em três classes principais:  Hidrozoários: representados pelas hidras e caravelas. Hidras. São hidrozoários com o corpo em forma de pólipo. Vivem em água doce, preferencialmente em águas frias e limpas, presas por uma extremidades a uma rocha ou a vegetação aquática. Têm cor verde, parda ou cinza. Algumas hidras podem se locomover dando "cambalhotas".

13 Caravelas: São colônias formadas principalmente por vários pólipos transparentes que como um todo, ficam flutuando sobre a água dos oceanos. Na colônia, grupos diferentes de pólipos desempenham funções diferentes. Uns promovem a digestão dos alimentos, alguns a reprodução, outros a proteção de toda a colônia.

14 Cifozoários: representados pelas águas-vivas. Têm o corpo em forma de medusa. Seu tamanho varia muito de uma espécie para a outra. Algumas podem ter alguns milímetros de diâmetro, enquanto outras, possuem tentáculos de até 30 metros de comprimento.

15 Antozoários: representados pelas actínias ou anêmonas-do-mar e pelos corais. Actínias ou anêmonas-do- mar: Têm o corpo em forma de pólipos. Possuem cores e tamanhos variados, medindo desde alguns milímetros até um metro ou mais de diâmetro. São encontradas fixas a um suporte: uma rocha, um pedaço de madeira ou carapaças de outros animais.

16 O peixe-palhaço passa todo o tempo perto das anêmonas-do-mar. Ele se esconde do perigo e dorme no meio dos tentáculos venenosos da anêmona. Às vezes, chega roubar alimento da boca de sua protetora, embora também traga comida para um lugar onde ela alcance. Este pequeno peixe, ao contrário de outros, está a salvo dos ferrões da anêmona.

17 Corais: Organizam-se me colônias de pequenos pólipos que fabricam um exoesqueleto ou esqueleto externo calcário. Assim como acontece com as caravelas, nas colônias de corais verifica-se a divisão de trabalho entre os seus integrantes.

18 A reprodução dos celenterados pode ser assexuada ou sexuada. Em muitas espécies ocorre alternância de fases sexuada e assexuada. Assexuada: A reprodução assexuada ocorre geralmente por brotamento. Nesse caso, formam- se brotos em determinadas regiões do corpo do animal; cada broto se desenvolve e origina um novo indivíduo.

19 Sexuada: Nesse caso, os gametas masculinos (espermatozóides) são liberados na água e nadam em busca de gametas femininos (óvulos). Dependendo da espécie, o óvulo também pode ser liberado na água ou permanecer aderido na superfície do corpo do animal em que foi produzido. Após a fecundação do óvulo, o zigoto formado se desenvolve formando um embrião. Em algumas espécies, o embrião origina diretamente um novo organismo semelhante aos pais. Em outras, o embrião origina uma larva móvel, ela nada e acaba se fixando em algum lugar, onde se transforma num novo indivíduo semelhante aos pais.

20

21 Alternância de fases assexuada e sexuada: A fase de pólipo reproduz-se assexuadamente, formando medusas; estas se reproduzem sexuadamente, originando novos pólipos.

22 Responda: 01- Os cnidários recebem este nome graças à presença, no seu corpo, de células- especiais. Que células são essas e qual é sua importância para esse grupo? 02- Faça a representação das duas formas básicas de cnidários: 03- Por que dizemos que os cnidários apresentam sistema digestório incompleto? 04- O que cavidade gastrovascular? O que ocorre nesta cavidade? 05- Diferencie as formas de reprodução apresentadas no filo dos cnidários:


Carregar ppt "CNIDÁRIOS Professora: Kellin Mioranza Pereira. Colégio Futura, 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google