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Coesão em Microestrutura I CASDVest 2014. Leia: “São Bernardo faz interagir, como num jogo, dois modos de focalizar a narrativa: de um lado o modo próprio,

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1 Coesão em Microestrutura I CASDVest 2014

2 Leia: “São Bernardo faz interagir, como num jogo, dois modos de focalizar a narrativa: de um lado o modo próprio, autossuficiente e pragmático do fazendeiro; de outro, o modo de narrar de Paulo Honório-escritor, feito de hesitações, dúvidas e interrogações, as quais ele partilha com o leitor. A dupla focalização se explica pelos tempos diferentes em que um e outro se encontram.” (Lúcia H. Vianna, Roteiro de leitura: São Bernardo de Graciliano Ramos) Os termos grifados, “as quais”, “ele” e “um e outro”, resgatam, respectivamente, estes elementos do excerto: a) “interrogações”; “escritor”; “modos de focalizar a narrativa”. b) “modos de focalizar a narrativa”; “Paulo Honório”; “escritor” e “leitor”. c) “dúvidas e interrogações”; “fazendeiro”; “fazendeiro” e “escritor”. d) “hesitações, dúvidas e interrogações”; “Paulo Honório-escritor”; “escritor” e “fazendeiro”. AFA – 2000

3 Leia: “São Bernardo faz interagir, como num jogo, dois modos de focalizar a narrativa: de um lado o modo próprio, autossuficiente e pragmático do fazendeiro; de outro, o modo de narrar de Paulo Honório-escritor, feito de hesitações, dúvidas e interrogações, as quais ele partilha com o leitor. A dupla focalização se explica pelos tempos diferentes em que um e outro se encontram.” (Lúcia H. Vianna, Roteiro de leitura: São Bernardo de Graciliano Ramos) Os termos grifados, “as quais”, “ele” e “um e outro”, resgatam, respectivamente, estes elementos do excerto: a) “interrogações”; “escritor”; “modos de focalizar a narrativa”. b) “modos de focalizar a narrativa”; “Paulo Honório”; “escritor” e “leitor”. c) “dúvidas e interrogações”; “fazendeiro”; “fazendeiro” e “escritor”. d) “hesitações, dúvidas e interrogações”; “Paulo Honório-escritor”; “escritor” e “fazendeiro”. AFA – 2000

4 Leia: “São Bernardo faz interagir, como num jogo, dois modos de focalizar a narrativa: de um lado o modo próprio, autossuficiente e pragmático do fazendeiro; de outro, o modo de narrar de Paulo Honório-escritor, feito de hesitações, dúvidas e interrogações, as quais ele partilha com o leitor. A dupla focalização se explica pelos tempos diferentes em que um e outro se encontram.” (Lúcia H. Vianna, Roteiro de leitura: São Bernardo de Graciliano Ramos) Os termos grifados, “as quais”, “ele” e “um e outro”, resgatam, respectivamente, estes elementos do excerto: a) “interrogações”; “escritor”; “modos de focalizar a narrativa”. b) “modos de focalizar a narrativa”; “Paulo Honório”; “escritor” e “leitor”. c) “dúvidas e interrogações”; “fazendeiro”; “fazendeiro” e “escritor”. d) “hesitações, dúvidas e interrogações”; “Paulo Honório-escritor”; “escritor” e “fazendeiro”. AFA – 2000

5 Leia: “São Bernardo faz interagir, como num jogo, dois modos de focalizar a narrativa: de um lado o modo próprio, autossuficiente e pragmático do fazendeiro; de outro, o modo de narrar de Paulo Honório-escritor, feito de hesitações, dúvidas e interrogações, as quais ele partilha com o leitor. A dupla focalização se explica pelos tempos diferentes em que um e outro se encontram.” (Lúcia H. Vianna, Roteiro de leitura: São Bernardo de Graciliano Ramos) Os termos grifados, “as quais”, “ele” e “um e outro”, resgatam, respectivamente, estes elementos do excerto: a) “interrogações”; “escritor”; “modos de focalizar a narrativa”. b) “modos de focalizar a narrativa”; “Paulo Honório”; “escritor” e “leitor”. c) “dúvidas e interrogações”; “fazendeiro”; “fazendeiro” e “escritor”. d) “hesitações, dúvidas e interrogações”; “Paulo Honório-escritor”; “fazendeiro” e “escritor”. AFA – 2000

6 2013 Questão 6 Os textos abaixo integram uma matéria de divulgação científica sobre o tamanho de criaturas marinhas, ilustrada com fotos dos animais mencionados. b) No que diz respeito à organização textual, que diferença se pode apontar entre os dois textos, quanto ao modo como o pronome “eles” se relaciona com os termos a que se refere?

7 2010 Questão 2 Nessa tirinha da famosa Mafalda do argentino Quino, o humor é construído fundamentalmente por um produtivo jogo de referência. b) Identifique duas palavras que, nessa tirinha, contribuem para a construção desse jogo de referência, explicando o papel delas. veio, o país, um país, (Pátria) dele, (pra) cá, este (não é um) país.


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