A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reorientação dos modelos assistenciais vigentes, a partir da reorganização da atenção básica, em conformidade com os princípios do SUS e com definição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reorientação dos modelos assistenciais vigentes, a partir da reorganização da atenção básica, em conformidade com os princípios do SUS e com definição."— Transcrição da apresentação:

1

2 Reorientação dos modelos assistenciais vigentes, a partir da reorganização da atenção básica, em conformidade com os princípios do SUS e com definição de responsabilidades entre os serviços de saúde e a população. Propósito :

3 Reorganização da prática assistencial em novas bases e critérios em substituição ao modelo tradicional de assistência, orientada para a cura das doenças e realizado principalmente no hospital. OBJETIVO DO PSF :

4 A atenção está centrada na família entendida e percebida a partir do seu ambiente físico e social. OBJETIVO DO PSF :

5 Acompanhamento permanente e sistemático de um número determinado de famílias que residem em um território delimitado. FUNÇÃO DO PSF:

6 1.Eleição da família e seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde. 2.Trabalho de equipes multiprofissionais. 3.Adscrição de clientela. AS DIRETRIZES DO PSF:

7 4.Caráter substitutivo, complementariedade e hierarquização. Atenção contínua Substituição de práticas convencionais USF não está isolada Referência e contra-referência AS DIRETRIZES DO PSF:

8 Cadastramento de todas as famílias residentes em sua área de abrangência. Diagnóstico das condições sócio-econômicas e de saúde da população sob sua responsabilidade Identificação de pessoas que necessitam de atenção especial Priorização das ações a serem desenvolvidas para enfrentamento dos problemas identificados Ênfase no enfoque da promoção à saúde Atuação intersetorial, por meio de parcerias, com diferentes segmentos sociais e institucionais. LINHAS DE ATUAÇÃO DO PSF:

9 Médico Enfermeiro Auxiliar de Enfermagem Agente Comunitário de Saúde Odontólogo THD e/ou ACD COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES DO PSF:

10 Conhecer a realidade das famílias pelas quais são responsáveis; Identificar problemas de saúde e situações de risco na população; Elaborar plano local para enfrentamento dos determinantes do processo saúde/doença, com capacitação da comunidade. Prestar assistência integral com ênfase nas ações de promoção à saúde; Resolver os problemas detectados, utilizando o sistema de referência e contra-referência; Desenvolver processos educativos para a saúde Promover ações intersetoriais ATRIBUIÇÕES DO PSF:

11 VISITA DOMICILIAR – com a finalidade de monitorar a situação de saúde das famílias. PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS COMUNITÁRIOS – discutindo temas relativos ao diagnóstico e alternativas para a resolução dos problemas prioritários. ATENDIMENTO NA UNIDADE; AÇÕES EDUCATIVAS A BASE DE DO PSF INCLUI AS ATIVIDADES DE:

12 ATENDIMENTO :


Carregar ppt "Reorientação dos modelos assistenciais vigentes, a partir da reorganização da atenção básica, em conformidade com os princípios do SUS e com definição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google