A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Estratégica de Custos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Estratégica de Custos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica de Custos
Revisão dos Conceitos de Contabilidade

2 Gestão Estratégica de Custos
Administração Contábil Financeira O principal objetivo da administração financeira é maximizar o valor da empresa para seus proprietários.

3 Gestão Estratégica de Custos
E quanto vale uma Empresa? Valor de mercado ou Valor contábil?

4 Gestão Estratégica de Custos
Preço/Valor Patrimonial da Ação (Fonte: Economática, 08/2001) Empresas com ações negociadas na NYSE, setor farmacêutico: Johnson & Johnson 7,4 Schering – Plough 8,9 Merck & Co 10,5 Bristol Myers Squib 12,1 Pfizer 14,5

5 Gestão Estratégica de Custos
E as informações contábeis, Para que servem? Como um investidor consegue estimar os fluxos de caixa futuros de uma empresa? Como um administrador pode saber quais de suas decisões aumentaram o valor da empresa? Como o governo avalia quanto cada empresa deve pagar de impostos? Como um banco decide se empresta ou não para a organização?

6 Gestão Estratégica de Custos
A dinâmica de qualquer organização, seja ela privada, pública ou 3º setor, caracteriza-se por Entradas, Processos Internos e Saídas. Mercado “Fornecedor” Entradas: Matéria Prima Mão de Obra Serviços Suprimentos Energia, etc. Processos Internos: Produção Abastecimento Distribuição Controle Estocagem Supervisão Qualidade P&D Saídas: Produtos Mercadorias Serviços Mercado “Consumidor”

7 Gestão Estratégica de Custos
Atividades Principais de uma Empresa Estabelecimento de Objetivos e Estratégias Obtenção de Financiamentos Realização de Investimentos Condução das operações Vínculo com as Demonstrações Contábeis

8 Gestão Estratégica de Custos
Ótica da Contabilidade Bens e Direitos A Empresa Obrigações Fornecedores Investidores

9 Gestão Estratégica de Custos
Contabilidade Sistema formal para coletar, resumir, analisar, e relatar INFORMAÇÕES SOBRE OS NEGÓCIOS DAS EMPRESAS. A Contabilidade fornece, com flexibilidade, conjuntos diferenciados de informações para usuários: Internos = Contabilidade Gerencial Externos = Contabilidade Financeira

10 Gestão Estratégica de Custos
Usuários Externos Investidores atuais e potenciais Fornecedores (de bens e serviços a crédito) Bancos Administradores Concorrentes Governo Outros: funcionários em geral, CVM, associações de classe, clientes, sindicatos, etc.

11 Gestão Estratégica de Custos
Princípios Básicos São os princípios contábeis geralmente aceitos (PCGA). Conjunto de regras que orienta a atividade do contador. Surgiram da necessidade de se apresentar uma linguagem comum, para a preparação e interpretação dos relatórios contábeis.

12 Gestão Estratégica de Custos
Princípios Básicos Entidade Contábil – qualquer empresa que efetue transações monetárias, que precisem ser contabilizadas, será considerada uma entidade contábil. Continuidade – a empresa se constitui com prazo indeterminado de existência ou de realização de operações. Denominador Comum Monetário – é utilizado um padrão monetário único e homogêneo, para registro e mensuração das transações, de acordo com a legislação em vigor. Objetividade – o Contador deve tentar minimizar o uso de critérios subjetivos na descrição dos eventos contábeis, buscando suporte em documentos gerados nas transações.

13 Gestão Estratégica de Custos
Princípios Básicos Custo Histórico como Base de Valor – todos os bens, direitos e obrigações devem ser registrados pelo seu custo original. Consistência – uma vez adotado um critério contábil, ele não deve ser alterado constantemente, o que impossibilitaria a comparação de relatórios contábeis e a realização de estudo de tendências. Materialidade ou Relevância – a Contabilidade deve registrar apenas as ocorrências relevantes, pela análise do binômio “custo x benefício”.

14 Gestão Estratégica de Custos
Princípios Básicos Conservadorismo – o Contador deve se posicionar no sentido de antecipar um prejuízo e nunca um lucro, evitando assim dar uma imagem otimista de uma situação que com o passar do tempo pode se reverter. Realização das Receitas e Confrontação das Despesas – as receitas devem ser reconhecidas no período contábil em que são geradas, ou seja, quando os bens ou serviços são transferidos ao comprador em troca de dinheiro ou outro ativo; neste momento associamos todas as despesas sacrificadas para a obtenção daquelas receitas reconhecidas. Competência dos Exercícios – as receitas, custos e despesas são atribuídas aos períodos de acordo com a data do fato gerador e não quando são recebidos ou pagos.

15 Gestão Estratégica de Custos
Relatórios Contábeis Um relatório contábil é a exposição resumida e ordenada dos dados colhidos pela Contabilidade. Pretende relatar aos usuários os principais fatos registrados pela Contabilidade em um período. São chamados de Demonstrações Financeiras (Lei das S.A.) ou Contábeis. Ao fim de cada período (12 meses) as Demonstrações Financeiras devem ser publicadas, acompanhadas das notas explicativas.

16 Gestão Estratégica de Custos
Demonstrações Financeiras Balanço Patrimonial (BP) Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) Outras: Demonstração do Valor Adicionado Demonstração de Mutações no PL (DMPL) Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA)

17 Gestão Estratégica de Custos
Balanço Patrimonial Reflete a posição financeira da empresa em determinado momento. Apresenta as contas de Ativo em ordem decrescente de liquidez. As contas de Passivo são apresentadas em ordem de exigibilidade/vencimentos. Apresenta as contas em agrupamentos padronizados, de acordo com a lei das S.A.

18 Gestão Estratégica de Custos
Balanço Patrimonial Ativos bens e direitos propriedade da empresa mensuráveis de forma objetiva benefícios atuais ou futuros apresentados em ordem de liquidez Aplicações de Recursos Passivos e PL obrigações com 3ºs e recursos dos proprietários capital Lucros apresentados em ordem de vencimento Origens de Recursos

19 Gestão Estratégica de Custos
Balanço Patrimonial Ativo Circulante Disponível Contas a Receber Estoques Realizável a L. Prazo Permanente Investimentos Imobilizado Diferido Total Passivo e PL Circulante Fornecedores Impostos a Pagar Salários e Encargos Empréstimos Exigível a L. Prazo Patrimônio Líquido Capital Lucros/Prej. Acumulados Total

20 Gestão Estratégica de Custos
Ativo Circulante Grupo de contas do ativo de maior liquidez, incluindo: Disponível ou Disponibilidades Bens e Direitos a Realizar no Curto Prazo e Despesas pagas antecipadamente Curto Prazo: término do exercício social seguinte.


Carregar ppt "Gestão Estratégica de Custos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google