A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IFSC JOINVILLE SOCIOLOGIA PROFª DANIELLI VIEIRA LIVRO BASE: SOCIOLOGIA (JOEL M. CHARON) Estrutura, estratificação e desigualdades sociais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IFSC JOINVILLE SOCIOLOGIA PROFª DANIELLI VIEIRA LIVRO BASE: SOCIOLOGIA (JOEL M. CHARON) Estrutura, estratificação e desigualdades sociais."— Transcrição da apresentação:

1 IFSC JOINVILLE SOCIOLOGIA PROFª DANIELLI VIEIRA LIVRO BASE: SOCIOLOGIA (JOEL M. CHARON) Estrutura, estratificação e desigualdades sociais

2 Um dos padrões da organização social denomina-se estrutura social: os indivíduos, em suas ações recíprocas obedecem a um padrão no que concerne a sua posição na estrutura. As pessoas atuam umas em relação as outras a partir dessas posições. A sociedade, os grupos de que fazemos parte vão nos designando tais posições. Quando interagimos, enfocamos nossas percepções, ações e expectativas na posição que os outros ocupam em relação a nós: posição de status.

3 As expectativas concentram-se nos atores conforme suas posições e cada posição possui um conjunto de expectativas a ela vinculado, tal conjunto é denominado de papel social (“Coloque-se no seu devido lugar”!) Quando desempenhamos nossos papeis sociais estamos atuando de acordo com as expectativas dos outros, nesse sentido é que se fala que som os atores sociais...

4 Mas é importante lembrar que há conflitos de papeis pois há conjuntos de expectativas conflitantes: nem sempre o ator se ajusta a seu papel, algumas pessoas tem expectativas sobre alguém e outras têm um conjunto contraditório... Nossas identidades são também construídas a partir dos papeis que desempenhamos, de nossas posições na estrutura.

5 As posições são desiguais A desigualdade aparece em quase todas as estruturas sociais (uma exceção podem ser as relações de amizade) Há 3 aspectos que emergem de posições causadoras de desigualdades: poder, prestígio e privilégio. Esses aspectos demarcam hierarquias na estrutura. O importante é sabermos que todas as estruturas são construções sociais, não nascem conosco...mesmo se quando nascemos já estão postas!

6 Os principais marcadores de estrutura: 1) A estratificação social é uma das principais posições sociais. Ela tem a ver com a maneira como indivíduos/grupos são classificados em estratos/camadas sociais com base na relações de produção. Ao longo da história e de sociedade para sociedade a estratificação se dá de diferentes formas: castas (Índia, hierarquização baseada em religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupação); estamentos (sociedade feudal: 3 Estados com base em tradição, linhagem, vassalagem); e a forma que encontramos nas sociedades capitalistas: classes. As classes sociais se diferenciam a partir, principalmente, da posse ou não dos meios de produção (burguesia e proletariado...). Elas expressam a forma como as desigualdades se estruturam nas sociedades capitalistas.

7 2) Raça/etnia: mesmo se raça não existe em termos biológicos/genéticos ela existe como uma categoria social que também define posições de desigualdade na estrutura (desigualdade com base na cor, no grupo étnico). 3) Uma última forma de estrutura muito importante é o sexo/gênero (desigualdades entre homens e mulheres/ entre heterossexualidade e homossexualidade, etc)

8 Essas estruturas sociais são nos alocadas desde o nosso nascimento (por ex: alguém nasce mulher, negra, numa família de trabalhadores...ou homem, branco, numa família de empresários...); vão sendo perpetuadas pelas famílias; a posição nessas três estruturas geralmente vai determinar a colocação na maioria das outras; a posição em geral é fixa (dura toda a vida...); várias instituições da sociedade cooperam para proteger e perpetuar tais estruturas (o status quo); estão imersas em uma longa história... MAS...

9 ....mesmo sendo como pedras elas podem ser transformadas....como disse anteriormente NÃO são dados naturais, são construções humanas/sociais e sendo assim são passíveis de MUDANÇA!


Carregar ppt "IFSC JOINVILLE SOCIOLOGIA PROFª DANIELLI VIEIRA LIVRO BASE: SOCIOLOGIA (JOEL M. CHARON) Estrutura, estratificação e desigualdades sociais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google