A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teste de Rotações monoculares (duções) e binoculares (versões)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teste de Rotações monoculares (duções) e binoculares (versões)"— Transcrição da apresentação:

1 Teste de Rotações monoculares (duções) e binoculares (versões)

2 Ações dos músculos: PPO De acordo com a posição anatômica dos músculos oculares externos resulta uma ação específica de cada um. Numa concepção geométrica simples, a ação isolada de cada músculo sobre o olho situado em posição primária, cada músculo realiza sua (s) função (ões).

3 Ações dos músculos: PPO RM: adução; RL: abdução; RS: supradução, adução, inciclodução; RI: infradução, adução e exciclodução; OI: exciclodução, supradução e abdução; OS: inciclodução

4 Estudo das versões Avalia-se a limitação ou aumento da excursão ocular devido a hiper ou hipofunção muscular. Este estudo permite também a detecção de incomitâncias, nistagmo, alterações das fendas palpebrais em determinadas paresias ou restrições musculares.

5 Execução do teste 1.Solicita-se ao paciente fixar um ponto luminoso, que se desloca nas nove posições cardinais do olhar. 2. Observa-se a amplitude da excursão dos olhos de forma comparativa. 3. É importante manter o olho como fixador, enquanto se observa a execursão do olho contralateral(preferencialmente ocluido).

6 4. Verifica-se que o olho não fixador pode comportar-se de diversas maneiras: a)Acompanhar o movimento doo olho fixador, mantendo inalterada a sua posição relativa, o que demonstra comitância; a)Não acompanhar os movimentos do olho fixador em determinadas posições, caracterizando hipofunção do músculo ou dos músculos responsáveis por esse movimento e/ou limitação devido a restrição mecânica; a)Ultrapassar a posição atingida pelo olho fixador, o que demonstra hiperfunção do músculo ou dos músculos responsáveis pela rotação considerada.

7 Execução do teste 5. Classificam-se as ações musculares em hiperfunções de +1 a +4 e as hipofunções de -1 a -4, de acordo com a amplitude da execursão ocular. Dessa forma, as disfunções detectadas nas versões são classificadas em quatro graus: Positivos para as hiperfunções e negativas para as hipofuções. 6. As versões devem ser realizadas fixando o olho direito e o esquerdo.

8 Execução do teste

9 Estudo das duções As duções podem ser ativa ou passiva. a)Dução ativa: é a que o paciente realiza voluntariamente à custa da contração de seus músculos oculomotores. b)Dução passiva: o examinador utiliza uma pinça e realiza a dução sob anestesia tópica da conjuntiva ou sob anestesia geral.

10 Duções ativas: Execução do teste 1.O teste constitui-se na observação das rotações do olho fixador, nas diversas posições do olhar. 2.Nas versões, o paciente fixa com o olho e observa-se as rotações do olho contralateral. Quando se detecta limitação de uma rotação do olho observado, impõem-se o teste de dução ativa, no qual o olho que era fixador na versão será ocluído e o paciente fixa com o outro olho, solicitando-se que fixe com esse outro olho e faça a rotação no sentido da limitação. Podem ocorrer: a)Rotação normal, caracterizando paresia desse músculo responsável por esse movimento; b)A rotação não se realiza, caracterizando paralisia do músculo responsável pelo movimento, restrição mecânica ou associação dos dois fatores.

11 Duções ativas: Execução do teste Exemplificando: Quando se realiza dextroversão fixando o olho esquerdo e verifica insuficiência de abdução do olho direito, o exame deverá prosseguir, realizando o teste de dução ativa do olho direito. Solicita-se ao paciente, com o olho esquerdo ocluído, que fixe um objeto colocado à direita (posição em que há limitação do olho direito na versão). Pode ocorrer que a abdução realize ou não. Quando ocorrer a abdução, é porque há paresia do músculo reto lateral direito e, se não houver abdução, poderá existir paralisia do RLD; restrição mecânica à abdução ou associação dos dois fatores. Nessas circunstâncias, outras manobras são necessárias para o diagnóstico diferencial.

12 Duções passivas: Execução do teste 1.Sob anestesia tópica da conjuntiva ou anestesia geral; 2.O examinador utiliza uma pinça para estimular a rotação do olho suspeito. 3.As forças (duções)ativas devem ser eliminadas sob anestesia tópica. 4.Quando uma rotação ocular ativa não se efetiva, mas com o auxílio da pinça consegue-se a rotação desejada, o diagnóstico é de paralisia. 5.Se com o auxílio da pinça também não se efetiva a rotação desejada, conclui-se que há restrição mecânica, o que não exclui paralisia ou paresia associada.

13 Restrições mecânicas Há dois tipos de restrições mecânicas ao movimento ocular: a)Restrição relativa: quando o olho atinge a posição em a extrema quando levado com a pinça, porém a força imprimida à pinça é maior que o normal; b) Restrição absoluta: é aquela que não pode ser vencida pela pinça e a rotação não é conseguida.

14

15


Carregar ppt "Teste de Rotações monoculares (duções) e binoculares (versões)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google