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Promoção e Marketing do Destino Cabo Verde Promoção e Marketing do Destino Cabo Verde II Encontro Internacional De Turismo Da Unotur SAL, Cabo Verde 18,

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Apresentação em tema: "Promoção e Marketing do Destino Cabo Verde Promoção e Marketing do Destino Cabo Verde II Encontro Internacional De Turismo Da Unotur SAL, Cabo Verde 18,"— Transcrição da apresentação:

1 Promoção e Marketing do Destino Cabo Verde Promoção e Marketing do Destino Cabo Verde II Encontro Internacional De Turismo Da Unotur SAL, Cabo Verde 18, 19 e 20 de Outubro 2006

2 Planeamento Estratégico: 1- A importância de delinear um Plano Estratégico para um período de 4 anos:  É essencial definir um rumo a médio/longo prazo para implementar um Plano Estratégico que conduza a um desenvolvimento sustentado do Turismo nas suas diferentes vertentes (infra- estruturas, hotelaria, serviços de acolhimento, segurança, saúde pública, etc... );  Esta integração de factores permite a criação de um “produto turístico” assente numa base sobre a qual se poderá desenvolver a Promoção Turística do destino;  A Promoção Turística de um destino é um trabalho continuado que visa criar uma imagem do país na mente dos potenciais turistas nos mercados emissores;  Os Mecanismos de Marketing a aplicar na Promoção Turística deverão ser seleccionados conforme os públicos- alvo em cada mercado emissor e o produto a comunicar;

3 Planeamento Estratégico: 2- Principais Fases para a Promoção dos países enquanto destinos turísticos:  A passagem de “informação editorial” através dos Meios de Comunicação Social (MCS) é o 1º passo na construção da imagem mental de um destino turístico no público;  Esta “base informativa” cria também uma maior apetência no “trade” para uma visita ao destino e posterior inclusão na sua Programação Turística;  Existindo um maior conhecimento do público pelas características do país e uma oferta do destino na Programação do “trade” torna-se possível desenvolver acções de Promoção e Publicidade para a sua divulgação;  O público em geral estruturará uma melhor imagem do destino turístico recebendo de forma integrada estes dois tipos de comunicação: a mensagem publicitária é mais eficiente se for antecedida pela editorial, e se ambas estiverem coordenadas em termos de objectivos;

4 Planeamento Estratégico: 3- Principais Instrumentos de Marketing a utilizar na Promoção dos destinos turísticos:  Assessoria de Imprensa: passagem de informação aos MCS através de Press Releases, Press kit´s, Press Trip´s, Negociação de entrevistas, facultação de informação;  Campanhas de Publicidade multi-meios: utilização integrada de diferentes suportes publicitários (Outdoors, Mupis, Autocarros, TV, Rádio, Imprensa, Internet,etc...);  Workshops: para os jornalistas e trade;  Acções de apoio ao Trade: Fam Trips, apoio a campanhas de publicidade e produção gráfica, cedência de imagens;  Presença em Feiras: dirigidas ao público e ao trade;  Produção Gráfica: Material Informativo na língua do país;  Multimédia: Página de Internet na língua do país, Newsletters informativas, presença em sites e blogs;  Marketing Relacional: eventos dirigidos ao público em locais de grande afluência com mecânicas de envolvimento;

5 A Especificidade de Cabo Verde: “1 País, 10 Ilhas, 10 Destinos, 1 Marca” A Especificidade de Cabo Verde: “1 País, 10 Ilhas, 10 Destinos, 1 Marca” 1- A importância de serem definidos os aspectos da oferta turística de cada uma das ilhas:  Cada ilha de Cabo Verde tem uma identidade própria que deve ser definida por forma a ser possível formatar os principais atributos turísticos de cada uma;  Deste modo poder-se-ão definir os produtos turísticos de referência de cada ilha e criar uma estratégia individual dentro de um quadro do conjunto das 10 ilhas;  Com estas premissas a oferta turística, característica de cada ilha poderá ser melhor direccionada dentro de cada mercado emissor para os segmentos de mercado que mais se identifiquem com os seus atributos;  O destino torna-se mais atractivo a partir do momento em que apesar de ser um só país, é composto por atractivos turísticos distintos entre si, gerando o interesse de diferentes segmentos de mercado, alargando deste modo o número potencial de turistas que visitam Cabo Verde;

6 A Especificidade de Cabo Verde: “1 País, 10 Ilhas, 10 Destinos, 1 Marca” A Especificidade de Cabo Verde: “1 País, 10 Ilhas, 10 Destinos, 1 Marca” 2- A importância de criar um elemento aglomerador em termos de oferta turística comum entre as ilhas:  A identificação do elo comum entre as 10 ilhas de Cabo Verde é um factor essencial na apresentação do país enquanto um destino turístico com características próprias, as quais criam a Marca “Cabo Verde”;  Na conjugação das 10 diferentes forças de cada uma das 10 ilhas será encontrado o fio condutor para a Promoção Turística de Cabo Verde nos principais mercados emissores;  Será mais eficiente centrar a comunicação numa Marca forte, seguindo o conceito “1 país com 10 atributos diferentes” do que dispersar para 10 marcas de acordo com a linha “10 atributos diferentes em 10 ilhas”;  “A união faz a força”: a força de Cabo Verde está na união das 10 ilhas que compõem o país, mas é crucial ser percepcionado pelo mercado como 1 destino turístico e como 1 marca que vive da diversidade;

7 A Especificidade de Cabo Verde: “1 País, 10 Ilhas, 10 Destinos, 1 Marca” A Especificidade de Cabo Verde: “1 País, 10 Ilhas, 10 Destinos, 1 Marca” Uma visão para o posicionamento de Cabo Verde enquanto Destino Turístico no Contexto Mundial:  Tendo em conta o contexto mundial actual em termos de Turismo, há lugar para a afirmação dos países que conseguem ter diferentes pólos de atracção derivado ao facto de conseguirem atrair crescentemente mais interessados na sua oferta turística;  Cabo Verde deverá centrar-se nos mercados emissores com maior histórico (Portugal, Itália, Alemanha), mas deverá de forma continuada eleger gradualmente durante o período de implementação do Plano Estratégico (4 anos) mercados alternativos para desenvolver acções de Promoção;  A Marca “Cabo Verde” encerra em si uma polivalência que tem de ser utilizada como a sua maior riqueza, o seu factor de diferenciação face à concorrência;


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