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 Período: 1930 a 1945;  “A fase Construtiva” – Consolidou as conquistas da fase anterior, apresentou uma forte preocupação social e uma tendência introspectiva;

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2  Período: 1930 a 1945;  “A fase Construtiva” – Consolidou as conquistas da fase anterior, apresentou uma forte preocupação social e uma tendência introspectiva;  Os literatos dessa fase se preocupavam com a denúncia social e com a participação política.

3 No Mundo  Crack da bolsa de Nova Iorque (1929);  Crescimento dos partidos socialistas e comunistas;  Fortalecimento do nazi-fascismo;  Segunda Guerra Mundial ( ). No Brasil  Revolução de 1930;  Agravamento das crises sociais e políticas;  Revolução constitucionalista (1932);  Promulgação da Constituição (1934).

4 O Período getulista trouxe várias transformações sociais no país: PERÍODO GETULISTA Êxodo Rural Crescimento das Cidades Problema habitacionais Desenvolvimento do transportes Surto de criminalidade Deficiência de saneamento Desenvolvimento da imprensa Aéreos Rodoviários

5 Poesia A poesia desta fase é riquíssima, desenvolveu-se com a geração de 30 uma produção poética de grande porte literário. Características -Renovação da linguagem e o estilo; -Incorporação do verso livre e prosaico e o cotidiano; - Volta-se para questões universais do homem, ‘o desconcerto do mundo’

6 Poesia Síntese -Textos com toda a liberdade formal (herança da 1ª fase), mas também textos com métrica e rima (rigor formal); -Universalismo; -Existencialismo -Espiritualismo.

7 “ O uísque é o melhor amigo do homem. É o cachorro engarrafado”. “Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”. ” Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar”. CECÍLIACECÍLIA CARLOS VINÍCIUSVINÍCIUS Principais autores:

8 Prosa Ocupou lugar de destaque durante essa fase, sobretudo pela estréia de muitos escritores. Dividiu-se em:  Prosa Regionalista;  Prosa Urbana;  Prosa Intimista. O contexto Histórico cultural dessa época exigiu que os artistas e intelectuais assumissem uma posição ideológica, que resultaria numa arte engajada, de clara militância política.

9 Prosa Regionalista  Busca de traços peculiares de nossa realidade, trazida pelos românticos ;  Uso de uma linguagem muito mais próxima à fala brasileira próxima à fala brasileira;  Influência das idéias socialistas Surgimento da chamada “Literatura do Nordeste”

10 Prosa Regionalista Síntese -Verossimilhança; -Estrutura narrativa linear; -Emprego da norma culta; -Mundo agrário; -Abordagem crítica.

11 Prosa Regionalista “A bagaceira” de José Américo de Almeida, publicada em Obra inaugural: IMPORTANTES REGIONALISTAS Graciliano Ramos Rachel de Queiroz José Lins do Rego Jorge Amado

12 Prosa Urbana Abordava as grandes cidades com seus problemas característicos, tema aparece que bastante nos romances de Érico Veríssimo – pelo menos no início de carreira, e de Marques Rabelo entre outros.

13 Prosa Intimista Também chamada de prosa de sondagem psicológica, foi elaborada a partir do surgimento da teoria psicanalítica freudiana.  Principais autores: Lúcio Cardoso Dyonélio Machado

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15  Ano de publicação:1945;  Gênero: autobiográfico;  Soma-se elementos pessoais com elementos sociais;  Muito do que o autor confessa em suas memórias são problemas, que afetaram não só ele mesmo, mas também o seu meio;  Divisão da obra: 39 capítulos, escritos em prosa

16 ANÁLISE

17 O livro percorre um período que vai desde os dois anos de idade do narrador até sua puberdade. Acompanha os passos do autor, em seu mundo de menino nordestino, repleto de lembranças dolorosas. "Medo. Foi o medo que me orientou nos meus primeiros anos, pavor".

18 Um importante aspecto do livro é o constante sentimento de opressão, que retrata Graciliano como uma criança oprimida e humilhada. O retrato de sua meninice revela o desprezo pela criança como sujeito social, na passagem do século XIX para o XX, onde o autor deixa perceber claramente a severidade como instrumento mais eficaz para o modelo de educação aí vigente: "Aquele que ama o seu filho, castiga-o com freqüência (...)".

19 A relação do autor com os pais é difícil. Sua mãe era extremamente ríspida, fria, o que se percebe pelos apelidos com os quais se dirigia a Graciliano Ramos: cabra-cega e bezerro-encourado. Seu pai, que se mostra extremamente autoritário, déspota e tirano em muitos momentos. “Meu pai não tinha vocação para o ensino, mas quis meter-me o alfabeto na cabeça. Resisti, ele teimou - e o resultado foi um desastre. Cedo revelou impaciência e assustou-me. “

20 A situação do protagonista é, portanto, angustiante. Quando não é agredido de forma violenta e direta, isso se faz através de apelidos e gozações extremamente humilhantes. Nasce aqui o escritor pessimista, amargo, desencantado com o mundo. Características que podem ser percebidas em muitas de suas obras, tais como Vidas Secas, Angústia e São Bernardo.

21 No entanto, sua salvação, ou pelo menos válvula de escape, vai-se manifestar na literatura. Após ficar temporariamente cego, e preso em seu quarto, desperta um encantamento arrebatador pelas palavras. ‘‘(...) Eu precisava ler, não os compêndios escolares insossos, mas aventuras, justiça, amor,vinganças, coisas até então desconhecidas (...)’’

22 Liberto, graças à literatura, distancia-se da infância. Entra no universo dos adultos. Parte para o mundo. Vai torto, desajeitado, mas firme, resoluto. Sua arte de manejar as palavras será sua arma. Por demais eficiente. Graciliano Ramos


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