A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

F UNÇÃO ARGUMENTATIVA DA NARRATIVA DOS FATOS. A RGUMENTAÇÃO Qual o objetivo? Defender uma tese (ponto de vista) compatível com o interesse da parte que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "F UNÇÃO ARGUMENTATIVA DA NARRATIVA DOS FATOS. A RGUMENTAÇÃO Qual o objetivo? Defender uma tese (ponto de vista) compatível com o interesse da parte que."— Transcrição da apresentação:

1 F UNÇÃO ARGUMENTATIVA DA NARRATIVA DOS FATOS

2 A RGUMENTAÇÃO Qual o objetivo? Defender uma tese (ponto de vista) compatível com o interesse da parte que o advogado representa. Como o fato é tratado? O fato (informação) narrado é aqui retomado com o status de elemento de persuasão; é um elemento de prova com o qual defende a tese.

3 Qual o tempo verbal utilizado? Presente ? tempo verbal mais adequado para sustentar o ponto de vista. (Ex.: o autor deve ser indenizado por seu empregador); Pretérito ? deve ser usado para retomar os fatos (provas / indícios) relevantes da narração, com os quais defenderá a tese. (Ex.: o autor deve ser indenizado por seu empregador porque sofreu um acidente no local de trabalho); Futuro ? deve ser usado ao desenvolver as hipóteses argumentativas. (Ex.: o trabalhador deve receber o benefício do INSS, pois, caso contrário, não terá como se sustentar).

4 Como os fatos são organizados? Os fatos e as ideias são organizados em ordem lógica, ou seja, da maneira mais adequada para alcançar a persuasão do auditório.

5 Quais seus elementos constitutivos? Antes de redigir uma argumentação consistente, tente refletir sobre, pelo menos, as seguintes questões:

6 a) Qual o fato gerador do conflito? b) Qual a tese que será defendida? C) Com que fatos sustentará essa tese? d) Que tipos de argumento deverá utilizar?

7 Qual a natureza do texto? O texto argumentativo tem função persuasiva por excelência. Quanto à parcialidade: Não há como defender uma tese sem adotar um posicionamento. Toda argumentação é valorada

8 NARRAÇÃO Qual o Objetivo? Expor os fatos importantes do caso concreto a ser solucionado no Judiciário. Como o fato é tratado? Cada fato representa uma informação que compõe a história da lide a ser conhecida no processo.

9 Qual o tempo verbal utilizado? Pretérito ? é o mais utilizado, porque todos os fatos narrados já ocorreram. (Ex.: o empregado sofreu um acidente); Presente ? fatos que se iniciaram no passado e que perduram até o momento da narração. (Ex.: o empregado está sem capacidade laborativa); Futuro ? não é utilizado porque fatos futuros são incertos

10 Como os fatos são organizados? Os fatos são dispostos em ordem cronológica, ou seja, na mesma ordem em que aconteceram no mundo natural.

11 Quais seus elementos constitutivos? Uma narrativa bem redigida deve responder, sempre que possível, às seguintes perguntas: a) O quê? (fato gerador); b) quem? (partes); c) onde? (local do fato); d) quando? (momento do fato); e) como? (maneira como os fatos ocorreram); f) por quê? (motivações da lide).

12 Quanto à parcialidade: Uma narrativa pode ser simples (imparcial) ou valorada, dependendo da peça a produzir.

13 Qual a natureza do texto? O texto narrativo tem natureza predominantemente informativa. Sua função persuasiva está atrelada à fundamentação.


Carregar ppt "F UNÇÃO ARGUMENTATIVA DA NARRATIVA DOS FATOS. A RGUMENTAÇÃO Qual o objetivo? Defender uma tese (ponto de vista) compatível com o interesse da parte que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google