A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Odair Mateus. Dispositivos utilizado para armazenar cargas elétricas. Modelos de Capacitores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Odair Mateus. Dispositivos utilizado para armazenar cargas elétricas. Modelos de Capacitores."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Odair Mateus

2 Dispositivos utilizado para armazenar cargas elétricas. Modelos de Capacitores

3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO CAPACITOR +Q+Q -Q-Q Placas ou Armaduras +- chave

4 CAPACITÂNCIA DO CAPACITOR: É a capacidade de armazenar cargas elétricas em função da ddp entre as placas de um capacitor. Q: quantidade de cargas armazenadas em cada placa do capacitor (Coulomb). U: ddp (Volt).

5 CAPACITOR PLANO D A Área da armadura Distância entre as armaduras Meio isolante( ε ) E

6 ε é a permissividade elétrica do meio (isolante) entre as placas. ε 0 (vácuo) = 8,85.10 -12 F/m Capacitância

7 Rigidez e constantes dielétricas Rigidez e constantes dielétricas MaterialRigidez (kv/cm)Constante (k) Ar 30 1 Vidro 75-300 3,8 Ebonite270-400 2,8 Mica600-750 5,4-8,7 Borracha Pura 330 3 Óxido de alumínio - 8,4 Pentóxido de Tantalo - 26 Cera de abelha 1100 3,7 Parafina 600 3,5

8 Fatores que influenciam na capacitância A capacitância de um capacitor, é uma constante característica dos componentes, assim, ela vai depender de certos fatores próprios do capacitor. A área das armaduras, por exemplo, influi na capacitância, que é tanto maior quanto maior for o valor desta área. Em outras palavras, a capacitância C é proporcional à área A de cada armadura, ou seja: C  A

9 Fatores que influenciam na capacitância A espessura do dielétrico é um outro fator que influi na capacitância. Verifica-se que quanto menor for a distância “d” entre as armaduras maior será a capacitância C do componente, isto é: C  1/d Este fato também é utilizado nos capacitores modernos, nos quais se usam dielétricos de grande poder de isolamento, com espessura bastante reduzida, de modo a obter grande capacitância.

10 Energia potencial armazenada em um capacitor E P = área E p =Q.U/2 Vamos supor um capacitor de capacidade C sendo carregado eletricamente por um gerador. Como, na definição de capacidade (Q = C.V ) onde C é constante.

11 CAPACITÂNCIA DE UM CONDUTOR ESFÉRICO R C = R/k

12

13 EM SÉRIE: + - + - + - C1C1 C2C2 C3C3

14 Características da associação CONSTANTE

15 PARALELO + - + - + - C1C1 C2C2 C3C3

16 Características da associação CONSTANTE


Carregar ppt "Prof. Odair Mateus. Dispositivos utilizado para armazenar cargas elétricas. Modelos de Capacitores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google