A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Odair Mateus. Dispositivos utilizado para armazenar cargas elétricas. Modelos de Capacitores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Odair Mateus. Dispositivos utilizado para armazenar cargas elétricas. Modelos de Capacitores."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Odair Mateus

2 Dispositivos utilizado para armazenar cargas elétricas. Modelos de Capacitores

3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO CAPACITOR +Q+Q -Q-Q Placas ou Armaduras +- chave

4 CAPACITÂNCIA DO CAPACITOR: É a capacidade de armazenar cargas elétricas em função da ddp entre as placas de um capacitor. Q: quantidade de cargas armazenadas em cada placa do capacitor (Coulomb). U: ddp (Volt).

5 CAPACITOR PLANO D A Área da armadura Distância entre as armaduras Meio isolante( ε ) E

6 ε é a permissividade elétrica do meio (isolante) entre as placas. ε 0 (vácuo) = 8, F/m Capacitância

7 Rigidez e constantes dielétricas Rigidez e constantes dielétricas MaterialRigidez (kv/cm)Constante (k) Ar 30 1 Vidro ,8 Ebonite ,8 Mica ,4-8,7 Borracha Pura Óxido de alumínio - 8,4 Pentóxido de Tantalo - 26 Cera de abelha ,7 Parafina 600 3,5

8 Fatores que influenciam na capacitância A capacitância de um capacitor, é uma constante característica dos componentes, assim, ela vai depender de certos fatores próprios do capacitor. A área das armaduras, por exemplo, influi na capacitância, que é tanto maior quanto maior for o valor desta área. Em outras palavras, a capacitância C é proporcional à área A de cada armadura, ou seja: C  A

9 Fatores que influenciam na capacitância A espessura do dielétrico é um outro fator que influi na capacitância. Verifica-se que quanto menor for a distância “d” entre as armaduras maior será a capacitância C do componente, isto é: C  1/d Este fato também é utilizado nos capacitores modernos, nos quais se usam dielétricos de grande poder de isolamento, com espessura bastante reduzida, de modo a obter grande capacitância.

10 Energia potencial armazenada em um capacitor E P = área E p =Q.U/2 Vamos supor um capacitor de capacidade C sendo carregado eletricamente por um gerador. Como, na definição de capacidade (Q = C.V ) onde C é constante.

11 CAPACITÂNCIA DE UM CONDUTOR ESFÉRICO R C = R/k

12

13 EM SÉRIE: C1C1 C2C2 C3C3

14 Características da associação CONSTANTE

15 PARALELO C1C1 C2C2 C3C3

16 Características da associação CONSTANTE


Carregar ppt "Prof. Odair Mateus. Dispositivos utilizado para armazenar cargas elétricas. Modelos de Capacitores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google