A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUÇÃO DE CALOR CIÊNCIAS - 5º ANO PROFESSORAS: ALESSANDRA E DANIELLE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUÇÃO DE CALOR CIÊNCIAS - 5º ANO PROFESSORAS: ALESSANDRA E DANIELLE."— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO DE CALOR CIÊNCIAS - 5º ANO PROFESSORAS: ALESSANDRA E DANIELLE

2 COMO PODEMOS OBTER CALOR? SOL COLETOR SOLAR - AQUECEDOR DE AMBIENTES - FOGUEIRAS

3  É a principal fonte de calor do planeta Terra.  30% da energia solar que chega ao nosso planeta volta ao espaço, refletida pela: - atmosfera; - pela água; - pelo solo.  Os outros 70% são responsáveis: - pelo aquecimento do planeta; - pelo movimento das águas; - pela evaporação. ENERGIA SOLAR

4 FONTES DE CALOR FONTES NATURAIS VULCÕES SOL FONTES TERMAIS

5 FONTES DE CALOR FONTES ARTIFICIAIS FERRO ELÉTRICO SECADOR FORNO ELÉTRICO CHUVEIRO ELÉTRICO

6 CONDUTORES DE CALOR O calor pode ser transmitido de um material para outro. Bons condutores - materiais que se aquecem mais rapidamente. Ex.: FERROALUMÍNIO COBRE Maus condutores - materiais que demoram mais para se aquecer. Ex.: PLÁSTICO MADEIRA VIDROISOPOR

7 COMBUSTÃO  Ocorre quando um material se queima fornecendo luz e calor.  Transformação de energia química em energia térmica (calor) e energia luminosa (luz). Ex.: Cozinhar – a chama do gás queimando no fogão é uma combusão. A energia química que existe no gás é transformada em energia térmica possibilitando o cozimento do alimento e em energia luminosa.

8 ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA A COMBUSTÃO  COMBUSTÍVEL – é a substância que se queima. Ex.: álcool, gasolina, madeira, gás de cozinha, etc.  COMBURENTE – é a substância que alimenta a combustão. Ex.: gás oxigênio do ar.  ENERGIA INICIAL – é a energia necessária para dar início à combustão. Ex.: chama de um fósforo ou a faísca.

9 COMBUSTÍVEIS INFLAMÁVEIS São os combustíveis que pegam fogo com maior facilidade. Ex.: álcool, gasolina, gás de cozinha, entre outros. CUIDADOS PARA EVITAR QUEIMADURAS E INCÊNDIOS  Caso sinta cheiro de gás vindo da cozinha, não acenda a luz, pois o interruptor emite faíscas.  Não acenda palitos de fósforos perto de combustíveis.  Alerte os adultos para que deixem os combustíveis dentro de armários, distantes de materiais elétricos e de fontes de calor como fogão e o Sol.

10 Os iglus podem ser grandes o suficiente para acomodar até 20 pessoas em seu interior. A temperatura é estável, visto que o gelo mantém o calor no interior. E ainda, a forma arredondada impede que o frio concentre-se nos cantos, deixando gelado o centro, e possibilitando, assim, o uso das fogueiras no centro e a acomodação das pessoas nos cantos. Os blocos de gelo são isolantes térmicos, maus condutores de calor. IGLU É um abrigo de neve utilizado por seres humanos que habitam regiões da Terra de frio extremo.


Carregar ppt "PRODUÇÃO DE CALOR CIÊNCIAS - 5º ANO PROFESSORAS: ALESSANDRA E DANIELLE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google