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O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional Copyright © 2010 Laury A. Bueno Labconsult™

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Apresentação em tema: "O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional Copyright © 2010 Laury A. Bueno Labconsult™"— Transcrição da apresentação:

1 O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional Copyright © 2010 Laury A. Bueno Labconsult™

2 PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Copyright © 2010 Laury A. Bueno Labconsult™ Administração competente é aquela que atua de forma eficiente e eficaz por meio de um processo conduzido em concordância em concordância com o planejamento com o planejamento estratégico da organização. organização.

3 PLANEJANDO OS RECURSOS DA EMPRESA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA Copyright © 2010 Laury A. Bueno Labconsult™ Ineficaz Pouco avanço em direção às metas da empresa Eficaz Avanço substancial em direção às metas da empresa ALCANCE DAS METAS USO DOS RECURSOS Ineficiente Poucos recursos contribuem para a produção Eficiente A maioria dos recursos contribui para a produção Sem alcançar metas e sem desperdiçar recursos Alcançando metas sem desperdiçar recursos Sem alcançar metas e desperdiçando recursos Alcançando metas e desperdiçando recursos Eficácia administrativa — Utilização que os administradores fazem dos recursos da empresa a fim de atingir suas metas. Eficiência administrativa — A parte do total dos recursos da empresa que contribui para a produtividade durante o processo de produção.

4 Plano de portfólio Matriz de Matriz de crescimento/ crescimento/ participação participação (BCG) (BCG) Matriz de Matriz de atratividade/ atratividade/ força do negó- força do negó- cio (GE) cio (GE) PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL O Ambiente Missão Conteúdo Conteúdo Desenvolvi- Desenvolvi- mento mento Objetivos Claros Claros Escritos Escritos Específicos Específicos Mensuráveis Mensuráveis Desafiadores Desafiadores Alcançáveis Alcançáveis Estratégias Matriz produto/ Matriz produto/ mercado mercado PFOA (SWOT) PFOA (SWOT) Janelas estra- Janelas estra- tégicas tégicas Plano estratégico da organização Copyright © 2010 Laury A. Bueno Labconsult™

5 Macroambiente (Ambiente Geral) Demografia Meio ambiente Tecnologia Política Cultura Economia O AMBIENTE DE NEGÓCIOS Microambiente (Ambiente-Tarefa) Fornecedores Concorrentes Canais Empresa Mercado + Público Clientes Copyright © 2010 Laury A. Bueno Labconsult™

6 Poder de barganha dos fornecedores fornecedores Poder de barganha dos fornecedores fornecedores Ameaça de novos entrantes entrantes Ameaça de novos entrantes entrantes Ameaça de produtos substitutos substitutos Ameaça de produtos substitutos substitutos Poder de barganha dos clientes clientes Poder de barganha dos clientes clientes Copyright © 2010 Laury A. Bueno Labconsult™ Rivalidade entre concorrentes concorrentes Rivalidade entre concorrentes concorrentes O MODELO DAS CINCO FORÇAS DE PORTER

7 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DO ESFORÇO ORGANIZACIONAL SWOT – análise das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças Forças Ex.: Recursos financeiros, marcas fortes, habilidades tecnológicas etc. Oportunidades Ex.: Novos mercados potenciais, novos produtos, quedas de barreiras comerciais etc. Ameaças Ex.: Nova concorrência, crescimento lento do mercado, novas regulamentações etc. Fraquezas Ex.: Falta de direção estratégica, altos custos, instalações obsoletas etc. Janela estratégica Copyright © 2010 Laury A. Bueno Labconsult™

8 MODELO VRIO Valor Raridade Imitabilidade Organização Copyright © 2010 Laury A. Bueno Labconsult™ VRIO é um mecanismo que integra a perspectiva de posicionamento e a visão baseada em recursos. É a principal ferramenta para se conduzir uma análise interna. Representa quatro questões ou perguntas que uma pessoa deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo: A questão do valor : o recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e/ou neutralize uma ameaça do ambiente? A questão do valor : o recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e/ou neutralize uma ameaça do ambiente? A questão da raridade : o recurso é controlado atualmente por apenas pequeno número de empresas competidoras? A questão da raridade : o recurso é controlado atualmente por apenas pequeno número de empresas competidoras? A questão da imitabilidade : as empresas sem esse recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo? A questão da imitabilidade : as empresas sem esse recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo? A questão da organização : as outras políticas e processos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e difíceis de imitar? A questão da organização : as outras políticas e processos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e difíceis de imitar?

9 CONTROLE ADMINISTRATIVO DE NOGÓCIOS Estabelecermetas Medir o desempenho Avaliar o desempenhoDesenvolver ação corretiva O que queremos alcançar? O que está acontecendo? Por que está acontecendo? O que devemos fazer sobre isso? Processo de controle Copyright © 2010 Laury A. Bueno Labconsult™


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