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Um Novo Modelo de Gestão de Pessoas Profª Gilmara Roble.

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1 Um Novo Modelo de Gestão de Pessoas Profª Gilmara Roble

2 O que é um modelo de gestão de pessoas Um modelo de gestão de pessoas é a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho

3 A empresa se estrutura definindo princípios, estratégias, políticas e práticas ou processos de gestão. A importância que o comportamento humano vem assumindo no âmbito dos negócios fez com que a preocupação com sua gestão ganhasse espaço cada vez maior na teoria organizacional. O que é um modelo de gestão de pessoas

4 O desempenho que se espera das pessoas no trabalho e o modelo de gestão correspondente são determinados por fatores internos e externos ao contexto organizacional. Podemos destacar: -Tecnologia adotada; -Estratégia de organização do trabalho; -Cultura organizacional; -Estrutura organizacional; -Fatores externos: advindos da sociedade e os que têm origem no mercado.  Fatores condicionantes do modelo de gestão de pessoas

5 - Modelo de gestão de pessoas como departamento pessoal; -Modelo de gestão de pessoas como gestão do comportamento humano; -Modelo estratégico de gestão de pessoas; -Modelo de gestão de pessoas articulado por competências. -Gestão de pessoas e vantagem competitiva; -Gestão de pessoas e reengenharia; -Gestão de pessoas e competências.  Um resgate histórico dos modelos de gestão de pessoas

6 As empresas passaram a depender cada vez mais do grau de envolvimento e comprometimento das pessoas com seus objetivos estratégicos e negócios. Esse envolvimento e comprometimento passou a ser vital para:  Produtividade e nível de qualidade dos produtos e serviços;  Velocidade na internalização de novas tecnologias;  Otimização da capacidade instalada;  Criação de oportunidades para a aplicação das competências organizacionais;  Velocidade de resposta para o ambiente/mercado. O Porquê de um Novo Modelo de Gestão de Pessoas

7 O modelo de gestão é uma lente que nos ajuda a enxergar a realidade em sua totalidade e complexidade; Muitas empresas tratam essa questão com ideias equivocadas sobre a realidade, esse fato tem tornado a gestão de pessoas um espaço para o empirismo ou “achismo” O novo modelo deve ser construído de acordo com alguns valores fundamentais: Transparência; Simplicidade; Flexibilidade O Porquê de um Novo Modelo de Gestão de Pessoas

8 A gestão de pessoas deve estimular e criar as condições para que empresa e pessoas possam desenvolver-se – desenvolvimento mútuo; A gestão de pessoas deve alinhar a um só tempo os objetivos estratégicos e negociais da organização e o projeto profissional e de vida das pessoas – satisfação mútua; A gestão de pessoas deve, ainda, oferecer parâmetros estáveis no tempo – consistência no tempo. O Porquê de um Novo Modelo de Gestão de Pessoas

9 Premissas são bases para um raciocínio ou para uma reflexão. As premissa conceituais servem de base de apoio para a construção do modelo de gestão de pessoas. PREMISSAS CONCEITUAIS

10 FOCO NO DESENVOLVIMENTO EM VEZ DE FOCO NO CONTROLE  No momento em que a organização pensa as pessoas como parceiros de seu desenvolvimento e as pessoas pensam o mesmo em relação à empresa, o foco altera-se do controle para o desenvolvimento;  Dessa forma a pessoa deixa o papel passivo e assume o papel ativo na gestão de pessoas, de forma compartilhada com a organização;  É fundamental pensar as pessoas como agentes no processo; PREMISSA 1

11 PREMISSA 2 Foco no processo em vez de foco nos instrumentos;  Os procedimentos e instrumentos utilizados na gestão de pessoas não são importantes; o importante é o processo pelo qual esses procedimentos e instrumentos foram elaborados ou definidos;  Temos que manter o foco nas relações de trabalho;

12 Foco no interesse conciliado ao invés de foco no interessa da empresa; Os modelos modernos propõem a busca do equilíbrio nas relações em que as diferenças individuais e grupais sejam respeitadas dentro de uma proposta de alavancagem mútua. PREMISSA 3

13 Foco no modelo integrado e estratégico em vez de foco no modelo constituído por partes desarticuladas entre si (capacitação, remuneração por exemplo);  Devemos observar os processos de gestão de pessoas não como subsistemas ou funções, mas como um todo monolítico que garante de forma transparentes, simples, flexível e consciente a conciliação dos interesses entre pessoas e empresa no tempo; PREMISSA 4

14 DESENHO DE UM MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS PROCESSOS DE GESTÃO PESSOAS Conhecimento de si mesmo, autoconsciência, gestão da própria carreira EMPRESAS Criar espaço para o desenvolvimento atender necessidades BASES ESTRUTURAIS Contrato psicológico, o clima, as dinâmicas interpessoais, dinâmicas ligados a integridade da pessoas, saúde, segurança e ergonomia PROCESSOS DE APOIO Informações, comunicação, relações sindicais, relações com a comunidade

15 Papel das pessoas – cabe às pessoas a gestão de seu desenvolvimento, de sua competitividade profissional e de sua carreira. Papel das empresas - cabe às empresas criar o espaço, estimular o desenvolvimento e oferecer o suporte e as condições para uma relação de alavancagem mútua das expectativas e necessidades. DESENHO DE UM MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS

16 Processos de gestão de pessoas – são interações entre partes com um objetivo e dentro de parâmetros previamente definidos: movimentação (captação, internalização, transferências, promoções, expatriação e recolocação); desenvolvimento (capacitação, carreira e desempenho); valorização (remuneração, premiação e serviços e facilidades). DESENHO DE UM MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS

17 Bases estruturais – conjunto de compromissos mútuos estabelecidos entre a empresa e as pessoas, traduzidos no conjunto de políticas e práticas existentes na organização que orientam o comportamento. Processos de apoio – interações não ligadas unicamente à gestão de pessoas, mas que são fundamentais ara que ela possa ser efetiva ou que tendem a influenciá-la fortemente. DESENHO DE UM MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS

18 O modelo de gestão deve oferecer um conjunto de conceitos e referenciais que nos ofereçam a um só tempo condições de compreender a realidade organizacional e os instrumentos para agir nessa realidade a fim de aprimorá-la. BASES PARA UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS

19 O modelo, ainda utilizado hoje por muitas organizações, tem suas bases formadas na administração científica, e a visão das pessoas tem sido responsável por distorções na análise e na interpretação da realidade organizacional:  Desintegração entre as várias políticas e práticas de gestão de pessoas;  Descrédito e insegurança em rrelação aos instrumentos de gestão. BASES PARA UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS

20 Muitas empresas vêm conseguindo corrigir essas distorções, que formam referenciais para outras, que se constituem de bases conceituais que podem ajudar-nos a olhar para a realidade organizacional. 1º Conceito – Entrega – capacidade de entrega para a organização. 2º Conceito – Complexidade – das atribuições e responsabilidades. 3º Conceito – Ampliação do Espaço Ocupacional – indicação do desenvolvimento da pessoa e da sua capacidade de agregar valor. BASES PARA UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS

21 Um novo modelo se caracteriza por uma nova lógica que dá coerência e direcionamento para as práticas de gestão. As organizações mais pressionadas pelo mercado e que têm acesso a técnicas e conceitos inovadores com maior facilidade chegam primeiro e passam a ser consideradas benchmarks da área. BASES PARA UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS

22 Bibliografia FISCHER, André Luiz. As pessoas na Organização – Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas – Modelos, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo, Atlas, 2012.


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